O Marketing na era da WEB 

Se nos anos 90 os meios de comunicação das empresas eram  baseados em equipamentos instalados em equipamentos instalados em prédios, salas, e fábricas, hoje existe uma infinidade de formas de comunicação, baseadas em mobilidade e interatividade.

Os meios de comunicação existentes hoje fazem com que as empresas não necessitem mais estarem instaladas em grandes centros comerciais ou em áreas de alta concentração humana[...]

Hoje, o essencial para o sucesso de qualquer empresa é comunicar-se com o seu publico da forma que ele deseja, e levando conteúdo segmentado.

Quando que alguém achou que uma pessoa podia localizar informações de determinadas empresas acessando o celular de qualquer lugar? (Paulo Kendzerski. WEB MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL, 2 Edição, São Paulo , 2009, páginas 21 e 22)

O que era considerado a relação entre marcas e consumidores está mudando. Regras comerciais tinham que mudar, e a web se demonstrou a ferramenta que mais eficientemente estimula essas mudanças. Em novas proporções e com um tempo recorde. Mudando o conceito do planejamento do contato com clientes. 

Enquanto muitos dos comerciantes lutam para se sobressair  no velho estilo, marcas mais experientes, já exploram e se aproveitam dessa nova e fantástica ferramenta. 

A nova geração do marketing faz uma reconstrução do que era conhecido como o mix de marketing, pensando e agindo de maneiras diferente. Com as novas regras de jogo o mercado mudou. O controle que era da televisão, onde as grandes marcas se construíam, está chegando ao fim, em seu lugar, cresce uma nova estrutura, onde se exige uma nova e mais dinâmica comunicação com o cliente. O web marketing é a mudança que a muito tempo se espera. 

Em algum ponto as pessoas param de ver e escutar qualquer coisa. Com o tanto de informação que se é bombardeado hoje em dia, se tornou necessário o desenvolvimento de novas técnicas de comunicação, algo que grite nos ouvidos, que salte aos olhos, levando o marketing ao seu próximo nível. 

Marcas investem tanto hoje no fortalecimento dos seus produtos e marcas que as recompensas começam a aparecer na forma de valor(agregado), o cliente quer o produto por acreditar estar comprando não só o produto em si, mas todo o valor que o mesmo trás com ele, o sonho, o status, os benefícios, a praticidade, a qualidade de vida, ou seja lá o que for... 

Ainda que não fosse a internet, algo teria que mudar, com o aumento das mensagem focadas em promover os produtos e as empresas, ou seja, mensagens de marketing, novos canais teriam de ser criados para conseguir disseminar essas ideias e materiais, absorvendo esse crescente consumo de mídia, que envolve também a mídia pessoal. A mídia world wide web (www), se tornou a nova regra. 

A web é um canal com muita informação e de fácil acesso, com ferramentas que auxiliam as nossas buscas respondendo nossas perguntas, e ainda mostrando o que as pessoas que procuram essas respostas ou assuntos também procuram. O que acontece é uma troca de informação em velocidade jamais vista. 

Com isso, provedores de informações, começaram uma série de novas histórias de sucesso jamais imaginadas, como: Orkut, Facebook, Google, Craiglist, MySpace, Flickr, Wikipedia.... entre outros, que são nada menos que plataformas de conecção social pela rede, uma rede de informações, que liga as informações  através de assuntos em comum. Isso trás grandes mudanças que podem ser positivas e/ou negativas em relações as marcas. 

Os profissionais de marketing tem então que aprender a lidar com essas novas ferramentas e paradigmas dessa forma única de comunicação digital. 

No começo, as primeiras gerações de profissionais de marketing da web, começaram a aprender como lidar com esse novo canal, da sua forma mais primitiva e óbvia, reproduzindo o material feito para o formato clássico da televisão,  como se apertássemos o copia e cola da televisão, porém em um novo canal exige uma nova linguagem, algo que tenha um diferencial, uma linguagem que a torna diferente do outro.

Com isso em mente então, eles buscaram uma nova era, para o marketing, o copia e cola, já não era mais o suficiente, para se sobressair era necessário um algo a mais, com isso se inicia um novo cenário onde se copia, cola e altera colocando um algo a mais, afim de buscar um destaque maior, algo que a diferencie do velho canal, explorando as novas possibilidades, como por exemplo a colocação de um link com maiores informações sobre o produto, marca, serviço ou assunto procurado, a animação das histórias, fotos, vídeos,  interação, tudo que possa tornar mais rica a experiência de quem consome (o cliente). 

O consumo desse tipo de material se tornou tão grande que o próximo passo, foi não só criar, algo para ser consumido mas também, conectar as pessoas fazendo com que elas participassem de forma indireta da criação do material, através de suas interações, e ainda mais, depois pudesse dividir e compartilhar com outras pessoas e empresas que sejam próximas, ou que tenham interesses em comum.

Aprendendo com essas ferramentas os profissionais de marketing estudaram como participar desses novos espaços sociais de forma a aumentar o seu próprio network. 

Com tudo isso acontecendo novas possibilidades surgiram, possibilidades que jamais foram imaginadas, ou você já se imaginou sair assistindo uma televisão na rua??

Hoje em dia com os tablets e os smartphones, você faz isso. Eles criaram possibilidades de se interagir com as pessoas, de uma forma quase que imperceptível, e com isso fazer com que elas consumam até sem perceber.

A possibilidade de unir por acaso a sustentabilidade em seu nome, uma vez que consumindo informações pela web, não se usa papel, nem tinta e tão pouco se necessita caminhões ou envolver custos de transportes para fazer com o que o material chegue aos consumidores. Está tudo alí sem desperdício, ao alcance dos seus dedos, o mundo inteiro, esteja você deitado na cama, jogado no sofá ou mesmo em uma ilha paradisíaca. 

Através da conquista dos consumidores existirá até uma diminuição no seu esforço de comunicação, uma vez que o seu consumidor, passa a ser o seu representante de marcas ou produtos, te procura para saber novidades, e poder dividi suas opiniões pela rede sobre sua empresa e/ou produtos e serviços, podendo isso funcionar tanto de uma maneira positiva ou negativa. 

Na rede as empresas, marcas e seus produtos, são apenas mais um como eram nos antigos meios, e só será bem recomendada se conseguir conquistar a confiança dos seus “amigos” (pessoas que consomem o conteúdo), e apenas investindo tempo e energia criando, fornecendo e captando essas informações sobre seus “amigos”, escutando e construindo esse relacionamento que obterá o tipo de troca positiva. 

Com os blogs e mídias sociais influenciando diretamente as marcas, produtos e serviços, os resultados dessas interações se tornam bem claros. Grupos na rede como Facebook, influenciam hoje mais do que nunca o comportamento até mesmo das grandes marcas, como as de: bancos, redes de supermercados, fábricas, etc... 

A indústria do entretenimento enche as redes sociais de conteúdos promocionais, para que as empresas ingressem no mundo web, profissionais de marketing, nos cercam de materiais de campanha online nas redes sociais, afim de obter sucesso e até mesmo a conquista de um marketing viral se tornando o mais novo sucesso e hit na web, através da mais diversas técnicas, uma vez que essa plataforma digital oferece oportunidades quase que infinitas. 

Quando as marcas falam de relacionamento de marketing com os clientes, em busca da fórmula do amor(fazer você se apaixonar pela marca), eles querem dizer que buscam fazer do cliente uma ferramenta de marketing, fazer com que ele divulgue e compartilhe a importância e os valores por ele percebido. Os que alcançam esse nível de entendimento da importância desse tipo de relação, estão muito bem colocados no mercado, com estratégias e soluções promissoras para a marca. 

É como se fosse uma nova ordem mundial, mas a grande realidade é que como antes, estamos apenas no começo de uma longa estrada, essas mudanças só vem a nos lembrar como tudo pode mudar de uma maneira rápida e inesperada.

Quem diria que a internet seria essa revolução a 10 anos atrás? 

As barreiras de comunicação mais uma vez são quebradas, ainda assim,  estamos apenas começando a aprender a entender suas consequências agora. 

Bibliografia:

Kendzerski, Paulo. WEB MARKETING E COMUNICAÇÃO DIGITAL, 2 Edição, São Paulo , 2009