As Últimos anos na área da Saúde trouxeram profundas mudanças para os profissionais médicos. Muita de proliferação dos convênios de saúde, a especialização médica, que transformou os "médicos de família" em médicos especialistas, muitosde profissionais no mercado e o aumento do nível de exigência dos pacientes: tudo isso criou uma concorrência acirrada. Entender o que é marketing é uma nescessidade.

Médico e o Marketing

O marketing é, principalmente, a forma que o médico tem para se sobressair entre a concorrência. Com um diferencial competitivo eficiente, fica mais fácil conquistar pacientes fiéis. Os clientes hoje são exigentes e preocupam-se com a qualificação do médico. Mas do que isso: eles querem o médico que atenda de maneira agradável, tenha simpatia, organização e interesse nele como ser humano. O marketing trabalha em todos estes aspectos, para que o profissional atraia e mantenha seus clientes. Porém, há atitudes que muitos médicos exercem diariamente nos seus consultórios que vão contra todo trabalho de marketing que possa ser feito.De nada adianta, por exemplo, o médico que investe na sua qualificação profissional e divulga isso informalmente aos pacientes se a sua sala de espera é desconfortável, a recepcionista atende de maneira desinteressada e o ambiente do consultório parece uma eterna bagunça. O marketing médico é, antes de tudo, a adequação de todo o local de trabalho do profissional da Saúde ao que o paciente deseja e espera encontrar.

Ano Passado(2014), quando já trabalhava desenvolvendo marketing médico, coordenei uma açãoo para descobrir que fatores eram estes que prejudicavam o marketing no consultório médico. Alguns pontos, até por conta da minha experiência na área, eu já conhecia. Porém, tive algumas surpresas. Não imaginava o quanto o tempo de espera era tão mal avaliado pelos pacientes, pois esta já é uma prática considerada comum por alguns profissionais. A ação entrevistou cerca de 1500 pacientes, em São Paulo. Para facilitar o entendimento, agrupei as respostas mais comuns em sete tópicos:

Recepção

Atendimento telefônico

Ambiente físico

Tempo de espera

Atendimento médico

Veja mais em http://marketingdigital2.com.br/portal/marketingdomedico.html