Segundo a Business Software Alliance, no primeiro semestre de 2011 o País registrou cerca de 97 mil downloads ilegais; EUA lideram ranking.



O Brasil é o 5.º país que mais registrou downloads de softwares ilegais no mundo no primeiro semestre de 2011, com cerca de 96.938 programas baixados, segundo o monitoramento da Business Software Alliance, entidade que representa grandes produtores de software.



Os Estados Unidos ficaram em primeiro lugar, com 248.537 downloads, seguidos pela Itália com 218.306, e pela França, com 119.088. Com cerca de 18 mil downloads a mais que o Brasil, a Espanha ficou em quarto lugar, com 115.086.



A Business Software Software acompanhou os downloads em redes de compartilhamento de arquivos peer-to-peer (P2P), redes sociais, canais business-to-business (B2B) ou business-to-consumer (B2C) e sites de leilão.



A associação tem um acordo com sites de leilão e provedores de Internet para a retirar de ofertas de software pirata detectadas pelo mnitoramento. De janeiro a junho deste ano, das 25,9 mil ofertas retiradas do ar em todo o mundo, cerca de 1,4 mil eram do Brasil (5,6% do total global).



A BSA monitora downloads no BitTorrent, eDonkey, Gnutella e Kad, e em sites como Ebay, Mercado Livre, iOffer, entre outros.



Quanto ao monitoramento de sites de ofertas, o diretor da Business Software Alliance no Brasil, Frank Caramuru, afirmou em comunicado que "em sites de leilão, consumidores podem ser enganados e, achando tratar-se de um produto original, podem receber produtos defeituosos, que não funcionam ou que contenham algum código malicioso para prejudicá-los".



Já no caso dos usuários de redes P2P, Caramuru disse que o perfil do internauta é outro. "Geralmente eles sabem que estão acessando programas ilegais, mas o risco de vírus ou malwares é ainda maior", acrescentou Caramuru. "Vale lembrar que o Brasil é um dos países com as mais altas taxas de infecção do mundo, inclusive por códigos para roubo de senhas bancárias."

Precauções



Para evitar ser enganado e reduzir o risco causado por software pirata, a BSA lista as seguintes dicas:

Compare preços. Quando o preço dos softwares encontrados na internet é muito menor que o dos vendidos em lojas, desconfie. Em especial, fique atento a compilações de programas de diferentes empresas, as chances de os produtos serem pirateados ou alterados são maiores.



Mantenha as atualizações em dia. Baixe e instale todas as correções de software disponíveis para corrigir falhas de segurança. E não esqueça de baixar e instalar um antivírus para monitorar o seu computador.

Procure pelo selo de confiança (trust mark).



A marca garante a confiabilidade do revendedor online e um registro comprovado da satisfação dos consumidores. Também pesquise sobre o site na internet para determinar sua legitimidade.

Fique atento aos comentários. Na maioria dos sites de revenda há seções para comentários de compradores, por isso é importante checar as avaliações do vendedor.



Não esqueça os comprovantes. Software que não incluem CDs originais, manuais, licenciamento, políticas de serviços e garantias não costumam ser originais.



Evite os backups. A oferta, por vendedores, de cópias de backup é uma clara indicação de que o software não é original. Cheque também se a versão do software é completa, para não receber versões de teste.



Peça o endereço do revendedor. Sem isso, talvez você não consiga falar com ele depois da compra, caso o software seja irregular. Se o vendedor não é conhecido, procure por contatos de atendimento ao consumidor, online e offline. A Business Software Alliance afirmou receber diversas denúncias de consumidores que não conseguiram contatar o vendedor após a finalização da compra.



Entenda os termos da compra. Esteja certo de que você entendeu todas as políticas do vendedor sobre devoluções, frete, proteção e uso das informações fornecidas antes de fechar o negócio.

Certifique-se de que o pagamento é seguro. A maioria dos navegadores de internet mostram um ícone de cadeado quando você está em um site seguro. Verifique isso antes de enviar as informações de pagamento.



Se a conexão é segura o endereço do site será precedido por https:// em vez de http://. Siga as instruções de pop-ups que alertem quanto a um "certificado de segurança" inválido.

Veja mais em http://www.wavecorporate.com