A necessidade de desenvolver ações que gerem resultados eficientes sendo personalizadas e adequadas para cada situação fez com o marketing partisse em busca de uma coleta e integração de dados.

O meio digital serviu para auxiliar essa busca aumentando a possibilidade de se obter informações a respeito do comportamento dos consumidores. Por meio online é possível saber quais produtos interessam, quais são as reclamações, qual mídia e horários geram maiores resultados.

Saber como o cliente age já era comum para o setor de comunicação, mas para compreender o porquê de suas atitudes a área de pesquisa é essencial. A pesquisa aplicada no consumidor em formato de questionário pode não obter o resultado real devido às considerações abordadas na hipótese da espiral do silêncio de Elisabeth Noelle-Neumann ou por conta de perguntas tendenciosas que induzem o entrevistado a dar determinada resposta.

Entender o comportamento do consumidor sem questioná-lo se tornou uma prioridade. Então, profissionais da área de marketing começaram a buscar em outras competências por ferramentas que pudessem contribuir para suas estratégias. Algumas equipes já têm parcerias ou profissionais que realizam operações focadas em modelos estatísticos e matemáticos para auxiliar na definição de projetos e investimentos de comunicação.

Pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado (Ibramerc) e pela Associação Brasileira de E-business revelaram que os profissionais de TI ainda têm pouco entendimento a respeito do big data, agora, a necessidade é de ter profissionais capacitados para saber o que fazer com essa enorme quantidade de dados.

O auxílio que essas outras competências oferecem está na reunião de informação desestruturada para a realização da tabulação e análise, pois, para essa quantidade de informação é necessário se organizar. Depois de fazer a estruturação da informação é preciso descobrir em quais ambientes está o público alvo.

O que se nota é que profissionais de administração e comunicação não tinham contato com o big data devido à falta de compreensão dessa tecnologia específica, mas, atualmente, alguns softwares já possuem a parte gráfica simplificada e intuitiva para tornar a utilização acessível para áreas além da tecnologia.

Empresas que buscam um melhor entendimento do consumidor têm no big data uma área promissora e que ainda contribui para identificar nichos de mercado, avaliar como as pessoas estão aceitando os produtos, serviços e a comunicação da empresa. Outras vantagens que as informações integradas oferecem é a possibilidade de gerar melhores objetivos que os anteriores para o projeto de comunicação.

Para maiores informações, acesse nosso blog: http://www.fiveacts.com.br/blog/