“Efeito manada faz ações despencarem mais de 50% em dois dias.”.  “Queda nos fundos imobiliários são devidos ao efeito manada.”. Comportamento de manada é um termo utilizado para descrever situações em que indivíduos em grupo reagem todos da mesma forma embora não haja ação planejada. As noticias mencionadas acima são exemplos de resultados de comportamentos de manada.

 Sinan Aral, pesquisador do MIT indica que já é possível observar comportamentos de manada em redes sociais.  Seu estudo  “Social Influence Bias: A Randomized Experiment” indica que um produto ou serviço tem mais chance de ser curtido e bem avaliado por outras pessoas quando o primeiro comentário sobre ele é positivo. Neste estudo foi realizada uma experiência com links publicados na internet em uma rede social. Para alguns links o grupo de estudo colocava propositalmente uma avaliação positiva sobre o link. Para outros estudos não se fazia qualquer avaliação. O resultado do estudo indica que os links que receberam uma primeira avaliação positiva tinham mais chance de ser avaliados positivamente por outras pessoas.

Um outro estudo intitulado “A 61 million-person Experiment in social influence and political Mobilization” testou a ideia de que a intenção de voto pode ser significativamente influenciada por mensagens no facebook.

O resultado produzido pelo comportamento de manada na internet pode distorcer a avaliação de pessoas, produtos e serviços na internet sem que usuários mais críticos percebam. Por isso, esse é um artificio que pode ser usado para manipular a opinião de grandes massas. Quem pesquisa avaliações de um produto na internet deve levar em conta que as empresas já identificaram esse comportamento nos usuários de redes sociais e podem colocar avaliações iniciais positivas propositalmente em links que falem a respeito de seus produtos e serviços para aumentar as chances de receberem outras avaliações positivas.

Políticos interessados em ser avaliados positivamente em redes sociais também podem tentar manipular a opinião de usuários dessas redes e buscar aumentar suas avaliações positivas na internet.

O estudo de Sinan Aral também indica que a avaliação inicial negativa não produz o mesmo resultado. Uma avaliação inicial positiva tende a estimular outros usuários a avaliar positivamente, enquanto a avaliação inicial negativa não tem efeito.

Em reportagem no site brasilpost,  Renato Guimarães observa que no mercado editorial autores fazem o uso de “fantoches”, pessoas encarregadas de espalhar avaliações positivas em sites como a Amazon a fim de tentar influenciar uma percepção boa sobre suas obras.  Se empresas como a Amazon e outras plataformas semelhantes tiverem interesse em evitar a indução ao efeito manada, isso não será uma tarefa fácil.

A pergunta para reflexão colocada em vários artigos que debatem esse assunto é: “Uma coisa é popular porque é boa, ou é boa porque é popular?”. O resultado da pesquisas de Sinan Aral está indicando que a segunda opção é que tem sido a verdadeira.

Parafraseando a pergunta acima podemos analisar da seguinte maneira: “O politico tal é popular porque é bom, ou é bom porque é popular?”. Ou  “O produto X é popular porque é bom, ou é bom porque é popular?”. Ou ainda “O serviço Y realizado por determinada organização é popular porque é bom, ou é bom porque é popular”. Cabe a quem utiliza a internet e as redes sociais ser crítico o suficiente para identificar tentativas de manipulação de opinião.

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Comportamento_de_manada

http://journalistsresource.org/studies/politics/digital-democracy/facebook-61-million-person-experiment-social-influence-political-mobilization#sthash.dukGzVNW.dpuf

http://www.brasilpost.com.br/renato-guimaraes/redes-sociais-e-o-efeito-manada_b_4824495.html

http://www.nytimes.com/2013/08/09/science/internet-study-finds-the-persuasive-power-of-like.html?_r=2&