LINHAS DE FINANCIAMENTO PARA INOVAÇÃO

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) tem algumas linhas de crédito para favorecer as empresas nos mais diversos níveis da sociedade. Haja vista que o objetivo é estimular o desenvolvimento e a vida útil das empresas e de forma progressiva e gradual, isto mediante a busca de tecnologia e da modernização de todo o sistema funcional. 

Os encargos dos financiamentos são baseados em Taxas de Juros de Longo Prazo (TJLP), apurada com base em uma cesta de moedas, acrescida de spread especifico para cada linha de financiamento, mais a comissão do agente repassador. (HOJI, massakazu.pg.211, 2010.)

FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS (FINEP)

Objetiva-se a promover financiamentos de pesquisas cientificas e tecnológicas, favorecendo e aumentando a produtividade na produção e na prestação de serviço em diversos âmbitos da sociedade. 

Para o Brasil competir mais e melhor, inovar é imprescindível e nesse sentido a nova política industrial esta na direção correta. Mas sem maior produtividade e políticas que dêem suporte ao setor produtivo no campo cambial, tributário, da infra-estrutura e do financiamento de longo prazo o que requer mudanças e reformas importantes na economia (...).  (ALMEIDA, julio. pg.10-11, 2011.)

INOVA PETRO

São ações junto a Petrobrás com a função de promover pesquisa cientificas e tecnológicas que objetiva-se na eficácia da exploração da matéria prima, na execução processual, comercialização e na excelência de produtos de caráter de importação e exportação.

 PROGRAMA DE APOIO AO SETOR SUCROALCOOLEIRO (PASS)

Tem como finalidade ofertar o incentivo que vão desde o plantil até a comercialização do produtos e seus derivados. Neste enfoque a  desenvolvimento de tecnologia  em busca do aprimoramento no refinamento da cana-de-açucar otimizando assim o aproveitamento maximo desde a matéria prima.

TECNOVA

Feito a fim de criar condições financeiras favoráveis e apoio à inovação por meio de recursos de subvenção econômica visando o crescimento instantâneo em um determinado número de empresas sendo micro e pequeno porte, com foco no apoio à inovação tecnológica e com o suporte aos parceiros estaduais.

 INOVA AERODEFESA

E composta pela junção do FINEP, BNDES, ministerio da defesa espacial  e agência espacial brasileira que auxilia o setor aeroespacial, defesa e segurança atraves do plano de negócios de empresa brasileira que contemplam assuntos relacionados com a empresa diretamente ligado ao desenvovimento e a inovação das cadeias produtivas dessas áreas.

 Através do apoio financeiro começa o adensamento de toda a cadeia produtiva considerada estratégica no plano Inova empresas do governo federal, a fim de distribuir recurso para que haja a inovação para que se obtenham novos patamares competitivos no País.

Na inovação, pesquisas, produção aeroespacial e serviços relacionados às aeronaves, contando com defesa de equipamentos e componentes de sensores e tambem na segurança são utilizados recursos tecnologico para o reconhecimento em diversos ambitos e materiais especiais concfeção de produto especificos e utilitario no assunto.

INOVA AGRO

Incentivo a produção agropecuária e agroquímica favorecendo a pesquisa cientifica para o melhoramento na fases de insumo melhoramento genético das bases, processamento ligado ao controle da Anvisa e maquinas e equipamentos ligação à produção, armazenamento e distrubuição de materiais.

INOVA BRASIL

Tem como objetivo apoiar os planos de investimento estratégico em inovar e empresas brasileira, que através de metas e objetivos pretendidos durante o período de tempo de financiamento em acordo com o Plano Brasil Maior-PBM do governo federal que prevê, portanto:  

ü  Inovar com relevância regional ou inserir arranjos de locais produtivos objetos de programas do ministério da ciência, tecnologia e inovação;

ü  Aumentar competitividade nacional e internacional;

ü  Contribuir de forma mensurável para o adensamento tecnológico e dinamismo de cadeias produtivas;

ü  Incrementar atividade de pesquisa e desenvolvimento no país porem que o investimento seja compatível com dinâmica tecnológica dos setores atuantes;

ü  Firmar parcerias com universidades ou instituições de pesquisas do país.

SUBVENÇÃO ECONÔMICA

E um instrumento da política governamental vastamente usado em países desenvolvidos, que operam nas conformidades das normas da Organização Mundial do Comercio, que surgiu no Brasil no ano de 2006, sendo a primeira vez que um instrumento desse tipo foi disponível ao País.

Tem como objetivo aumentar as atividades de inovar e incrementara competitividade das empresas e da economia do país e consiste na aplicação de recursos públicos não reembolsáveis.

O marco-regulatório que viabiliza a concessão de subvenção econômica foi estabelecido a partir da aprovação da Lei 10.973, de 02.12.2004, regulamentada pelo Decreto 5.563, de 11.10.2005 (LEI DA INOVAÇÃO), e da Lei 11.196, de 21.11.2005, regulamentada pelo Decreto no. 5.798 de 07 de junho de 2006 (LEI DO BEM).

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ALMEIDA, Julio. Alcance e Lacunas da nova Política Industrial; Instituto de Economia UNICAMP; Outubro 2011.

HOJI, massakazu. Administração Financeira e Orçamentária: Matemática Financeira Aplicada, Estratégias Financeira, Orçamento Empresarial; 9º Ed.; São Paulo: Atlas; 2010.

www.bndes.gov.br

Data de acesso: 01/10/2013

www.finep.gov.br

Data de acesso: 01/10/2013

http://www.finep.gov.br/programas/inovabrasil.asp

Data de acesso: 01/10/2013

http://www [email protected]

Data de acesso: 01/10/2013