O carro, literalmente cinematográfico, Ford GT40 tornou-se um dos mais valiosos, dentre os já comercializados no mercado norte-americano. No último sábado, o martelo do leilão RM Auctions, em Monterrey,  foi batido quando surgiu um lance  de 11 milhões de dólares (mais de 22 milhões de reais). O modelo, que leva as cores azul e laranja da Gulf, participou do filme Le Mans, da Solar Productions, estrelado pelo ator Steve McQueen, em 1970.

Antes de chegar ao cinema foi utilizado na famosa corrida “24 horas de Le Mans”, na França, pilotado por Jacky Ickx (natural da Bélgica ficou famoso na Fórmula 1). O belga no volante fez sua volta mais rápida no tempo de 3 minutos e 35,4 segundos. Em Monza foi o campeão dos 1000 km, em 1968, já no BOAC 500, em Brands Hatch, foi o quinto colocado. Além disso, participou de outros eventos como: SPA Francorchamps, na Bélgica, e Daytona, nos E.U.A.

O projeto inicial do automóvel era um Mirage, desenvolvedor de designs mais arrojados para o Ford GT, pioneiro na utilização da fibra de carbono. Hoje, o carro possui um motor V8 4.71 com cabeças de cilindro Gurney-Westlake com 440 cv. O veículo, com a numeração do chassi P/1074, bateu o recorde ultrapassando um concorrente a altura, a Ferrari Testa Rossa 1957, arrematada por US$12,4 milhões, há pouco menos de um ano, também nos E.U.A.

 

Equipe Liqui Pneus - Pneus, rodas esportivas e amortecedores