O ambiente de uma empresa está diretamente ligado à produtividade dos funcionários. Quando o local oferece as condições adequadas aos colaboradores, as equipes tendem a se engajar mais para alcançarem metas e cumprirem suas tarefas. Do contrário, qualquer empecilho se torna uma desculpa. Afinal, na mente do funcionário, ele não alcançou a meta simplesmente por não possuir as ferramentas necessárias.

Neste ponto, empregadores precisar estar atentos às manutenções necessárias. O maior clássico são as condições dos computadores. Argumentos sobre a velocidade de processamento da máquina, vírus, HDs corrompidos, entre outros costumam aparecer. Equipes de TI ouvem este tipo de problema todas as semanas (se não todos os dias). Ao perceber este cenário, o gestor deve solicitar a troca e expor como isso tem afetado os resultados da equipe. O líder deve impedir a geração de uma cultura que use a desculpa como uma muleta para justificar a falha.

Outro detalhe importante é o piso. Empresas devem optar por materiais resistentes e ergonômicos, como o estrado de borracha, por exemplo. São caracterizados por sua capacidade de favorecer colaboradores que precisam ficar de pé por longos períodos de tempo. Suas propriedades auxiliam em evitar a fadiga e o cansaço. Consequentemente, também o estresse.

Na mesma linha, cadeiras, mesas e distância do monitor também são fundamentais. Falhas estruturais nestes objetos podem causar problemas de saúde nos funcionários. Por exemplo: uma cadeira torta prejudica as costas e a coluna do colaborador.

Ainda sobre infraestrutura, o empregador jamais deve deixar de manter o local devidamente sinalizado. Saídas de emergência, banheiros, extintores, caixa e tudo mais: toda estrutura deve estar sinalizada para que funcionários e clientes possam ter autonomia em sua locomoção.

Negligenciar a infraestrutura da empresa é perigoso por dois motivos: em primeiro lugar e mais importante, a saúde do colaborador é exposta a riscos desnecessários. Em segundo lugar, a companhia consequentemente perderá engajamento de seu quadro de funcionário em longo prazo.