Projeto final de curso apresentado à Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC, como requisito para a conclusão do curso de Engenharia de Telecomunicações.

Autores:

André Fernandes Machado
Conrado Miranda de Pinho Tavares
Harlen Teixeira Duarte
Márcio Lorena Arantes Vilela
Rafael Avelar Costa

RESUMO

Na ultimas décadas, as tecnologias de rede sem fio tem crescido de forma expressiva no Brasil devido ao seu baixo custo e facilidade no atendimento de banda larga em locais remotos sem a necessidade de alto investimento em infraestrutura.
O objetivo deste trabalho é apresentar a implantação de rede sem fio para o município de Nova Lima, Minas Gerais, utilizando a tecnologia WiMAX, beneficiando todos os tipos de usuários tais como: escolas, residências, órgãos públicos, pequenas e médias empresas e demais estabelecimentos situados no município de Nova Lima com a inclusão digital de alta velocidade. Para o desenvolvimento do projeto foi estudado o padrão da tecnologia a ser implantada, o 802.16, locais de instalação de BTS, raios de cobertura do serviço, enlace entre BTS's, segurança da rede e todos os parâmetros necessários para um atendimento de qualidade aos clientes finais.
Palavras Chave: Banda Larga sem fio, WI-MAX, IEEE 802.16.