Fundada por Larry Page e Sergey Brin, o Google é hoje uma das empresas de maior sucesso no mundo todo! Atua com diversos serviços online sendo o mais conhecido o serviço de pesquisa na internet, mas a empresa hoje trabalha em várias frentes, como o programa AdSense, é atualmente a detentora do YouTube, do Gmail, Google+, Google Maps, entre muitos outros serviços na internet. A empresa também começou a investir em outras áreas como a de celulares, sendo que recentemente lançou nos Estados Unidos o Nexus 5, um dos aparelhos mais modernos de todo o mundo!

A sede atual da empresa está em Mountain View, Condado de Santa Clara, na Califórnia, Estados Unidos.

 Para termos uma ideia do tamanho do trabalho hoje desempenhado pelo Google, ele atua em mais de 1 milhão de servidores, presentes em diversos países, sendo que mais de 1 bilhão de solicitações são processadas e mais de 20 petabytes de informações são geradas diariamente!

 Outro departamento da empresa que vem conquistando grande sucesso é referente ao navegador, Chrome que hoje vem conquistando a preferência da grande maioria dos internautas.

A empresa beneficia não apenas seus usuários mas também seus funcionários, fornecendo-lhes um ambiente propício ao desenvolvimento criativo, tanto que a revista Fortune classificou o Google como uma das melhores empresas para trabalhar.

Sua marca hoje é a mais valiosa do mundo e a empresa promete muitas novidades para 2014, como o Google Glass, uma das maiores revoluções dos últimos anos.

 Mas nem tudo é motivo de alegria e comemoração, o Google vem enfrentando vários problemas em países diversos, problemas estes relacionados à privacidade, censura e também a direitos autorais.

O Privacy Internacional chegou a indicar o Google como sendo “Hostil à Privacidade”. A situação complicou quando Eric Schmidt fez declarações de que o Google realmente não está preocupado com a privacidade de seus usuários e que aqueles preocupados em esconder algo não deveriam sequer fazer isto em público, muito menos na internet.

 Mas apesar de tantas polêmicas neste sentindo, envolvendo a privacidade dos internautas, o Google continua lançando produtos inovadores, que trazem grande facilidade no dia a dia das pessoas e tem atraído o interesse de milhões de pessoas em todo o mundo.

E nos próximos anos podemos ter esta certeza, de que o Google continuará crescendo e certamente vai começar a atuar em muitas outras áreas, pois a empresa está com vários projetos sendo desenvolvidos e em breve estarão sendo comunicado ao público.