Saiba a diferença e entenda como são denominados os cargos do tipo, júnior, pleno e sênior. Muitas pessoas ficam na dúvida em estabelecer uma denominação exata sobre estes termos.

Um profissional ao entrar em uma empresa, pode se deparar com denominações do tipo, cargo júnior, pleno e sênior. Existem muitas pessoas que ficam na dúvida em estabelecer uma denominação certa sobre estes termos. Geralmente muitas empresas estabelecem uma denominação e classificação própria e que consideram adequadas para cada cargo. Sendo assim, caso você seja atualmente um júnior, por exemplo em uma empresa de grande porte pode ser que, em uma empresa menor isso mude e você passe a ser pleno.

 A maioria das empresas tem por costume classificar a carreira de um profissional como: estagiário, júnior, pleno, sênior, master e especialista. Normalmente essa classificação ocorre com o tempo de experiência dentro de uma empresa.

Dessa forma é comum avaliar a experiência de um profissional referente ao tempo de serviço. Entretanto, os trabalhadores da web, geralmente possuem registro por Pessoa Jurídica, e para isso, o essencial é ter os conhecimentos que o cargo está exigindo. Desta forma tem-se a classificação levando em consideração os treinamentos e as habilidades técnicas.

A classificação, como tinha dito antes, acontece pelo tempo de trabalho na empresa. Sendo assim, profissionais em início de carreira, com pelo menos cinco anos no mercado, são classificados como júnior; de seis a nove anos, Pleno; a partir de dez anos Sênior e de quinze anos, Master. 

Classificação dos Níveis:

Nível

Tempo de experiência

Formação

Responsabilidades

Trainee

2 a 2 anos e meio

Recém-graduado

Tarefas de pequena ou média complexidade em área(s) específica(s). Elabora projetos (sob supervisão)

Junior (JR)

até 5 anos

Recém-graduado

Funções de procedimentos simples ou que não exigem profundo conhecimento em um ramo de atuação

Pleno (PL)

6 a 9 anos

Pós-graduado

Atividades específicas, que exigem profundo conhecimento. Toma decisões endossadas por um superior.

Sênior (SR)

a partir de 10 anos

Pós-graduado + Gestor

Toma decisões. Age de forma autônoma, com base no conhecimento e experiências adquiridos ao longo da carreira. Gere pessoas e projetos. 

Master

15 anos ou mais

Pós-graduado + Gestor + Certificações

Atua fora do processo de supervisão ou por demandas. Gere projetos / negócios. Possui autonomia plena.

Quando se trata de cargos e mudanças deles por tempo de serviço, também existem mudanças do tipo de trabalho e as exigências que são empregadas. Desse modo, o Júnior, está em fase de aprendizado, realizam atividades sem muita complexidade e com um prazo maior de tempo, os profissionais Pleno, precisam assumir praticamente qualquer atividade, a única diferença é que nas atividades de maior exigência eles terão que ser acompanhados por profissionais com mais experiência, o Sênior, por sua vez, recebe atividades difíceis e com prazo menor de execução, a responsabilidade é muito grande, sem chance para cometer erros.

Uma boa diferença bastante significativa e sempre esperada pelos profissionais é o aumento do salário. E com a mudança de cargo, o aumento salarial realmente acontece, mas, as responsabilidades também precisam acontecer. Estar em um nível superior vai exigir comprometimento e determinação.

Não podemos esquecer que essa classificação dada por tempo de serviço não tem uma conta exata, pois, existem alguns profissionais que não conseguem passar de nível, não evoluem o suficiente para a transição de cargo.

Caso você pretenda alcançar o sucesso em sua vida profissional, é muito importante ter um bom conhecimento das funções de cada cargo. Procure estar por dentro do assunto o máximo possível, use o vocabulário apropriado, siga e respeite os critérios exigidos. Seguindo todas as orientações você estará pronto para ingressar em outro cargo e evoluir profissionalmente. O indivíduo que não tem dedicação pelo seu trabalho, por conhecimentos novos e fica estagnado em seu cargo atual, nunca conseguirá uma promoção, por isso, esteja sempre atualizado em seu meio e com certeza conseguirá novas posições dentro da empresa.

Como devo colocar meu nível no currículo?

A maioria das empresas não utiliza a classificação, mas você saberia colocar esta informação no seu currículo, e para qual vaga deveria se candidatar? Após consultar algumas empresas de Recursos Humanos vi que elas foram unanimes em mencionar que você não deve colocar esta classificação, apenas apresentar onde você já trabalhou e por quanto tempo, mas por quê? Simplesmente pelo fato de que a própria empresa fará a classificação de seu nível. 

Já relação às vagas, a consultora explica que as empresas já dizem que tipos de candidato estão buscando. Por exemplo, além de dizer que estão em busca de um Analista Pleno, elas estabelecem os pré-requisitos, ou seja, o tempo de experiência que é necessário o profissional ter, o grau de escolaridade e o nível de inglês.

Rodrigo Nascimento