Diferenças entre backup tradicional e backup em nuvem

 

E qual empresa hoje em dia não faz ou não deve fazer um backup?

Imagine agora todos esses dados perdidos! Que desastre, não é verdade?!

O backup, talvez seja uma das ações mais necessárias dentro de uma organização. 

E isso acontece não somente para reproduzir uma cópia para a instituição, mas para dar maior segurança quanto aos dados, facilitando também o trabalho dos funcionários no que remete a essa função.

A necessidade de fazer backup aconteceu quando, as empresas perceberam que era arriscado demais confiar apenas naqueles computadores pesados para guardar e gerenciar todas as ações necessárias para o desenvolvimento de projetos.

Com certeza, antes dos sistemas de backup surgirem, muitas informações foram perdidas ou até roubadas! Portanto, a TI – Tecnologia da Informação - decidiu mudar o rumo dessa história, criando bases mais protetoras e confiáveis!

Leia também: 12 benefícios do cloud computing para o seu negocio.

Os backups tradicionais

Primeiro surgira os backups tradicionais. Que são sistemas realizados a partir de servidores físicos.

Geralmente são instalados em torres que são alimentadas pelos nobreaks. Esses são capazes de promover a segurança dos dados, mesmo sem energia.

Eles comumente ficam em salas escuras, onde muitos cabos azuis são passados de um lado a outro.

Leia também: Como funciona o armazenamento em cloud?

Os backups em nuvem

Você já deve ter ouvido falar no cloud computing, um sistema online capaz de agilizar os processos e realizar um trabalho com a qualidade e eficiência necessária!

Os backups feitos em nuvem possuem poderosos datacenters, e em sua maioria são localizados fora do Brasil, a vantagem desse sistema é que ele pode armazenar e hospedar maior quantidade de dados, e por um custo mínimo.

Quando comparada as duas formas de backups, existem vantagens e desafios também para ambas, afinal nada é perfeito! No entanto, a melhor solução para backup ainda se encontra na nuvem.

Ter um backup físico, implica em uma demanda maior de aplicação e investimento de verbas. Portanto, os custos são maiores.

Você deve lembrar-se que será necessário não só a compra das plataformas e sistemas físicos, como também suas instalações e manutenções.

E ainda assim, os riscos são grandes e o processamento lento! Além disso, há outros perigos envolvidos, como chances de incêndio e danos causados por conta de mofo e umidade. Sendo assim, é necessário não só um espaço adequado, mas uma equipe capaz de fornecer essa segurança para o sistema.

Portanto, ter um backup em nuvem, é sim, mais vantajoso.

Independentemente do que aconteça em sua empresa, todos os dados estarão disponíveis, a partir da internet.

O backup em nuvem também é muito mais veloz, eficiente e seguro!

E se for falar em custos, nem dá para comparar, já que em termos de benefícios e economia, o backup em nuvem ganha disparado!

Com certeza agora ficou bem claro para você sobre as diferenças entre o backup tradicional e backup em nuvem!

Conheça o Windows Azure

E você já tem alguma experiência com cloud computing?

Artigo escrito por Adriano Gomes do blog Cloud Computing