Em 1987 saiu o primeiro game da série Street Fighter. Ainda no fliperama, foi um dos primeiros jogos de luta da história dos games. Embora tenha sido desenvolvido baseado em outros jogos já criados à época, virou sinônimo para jogos de luta, com mais de 40 títulos lançados deste então.

A influencia do Street Fighter é tanta que transcendeu a todos os tipos de jogos do gênero: seja em 2D ou 3D, a visão lateral é um modelo adotado até hoje, inclusive em boa parte da lista de mais de 400 jogos de luta do Toca Dos Jogos e outros sites similares.

Para 2013, a série vai ganhar mais uma versão para a lista que já tem mais de 40 games, incluindo versões mescladas com outras franquias de personagens de luta, dos quadrinhos e heróis, como os da Marvel, Tekken, SNK e outros. Se trata de um novo Tekken x Street Fighter, que deve sair para a geração atual de videogames e inclusive para a próxima (para PS 4 e Xbox). Ainda não há data de lançamento, porém os fãs já aguardam ansiosamente.

A história deste jogo é longa e ultrapassa a barreira dos games. Os jogos de luta do Street Fighter já viraram desenho animado e filme. Neste artigo é possível saber toda a história do jogo, inclusive até a quantidade de vezes que cada personagem participou, já que além dos principais como Ken, Ruy, Bizon, Chun Li, outros “secundários” não estão presentes sempre, mas que estão entre os preferidos dos gamers.

Se você ficou com saudades dos tempos de Street Fighter, especialmente dos tempos clássicos em 2D, pode jogar alguns dos games da Toca dos Jogos – inclusive com o Ryu, Ken, Guile e outros personagens dessa incrível franquia.