Para otimizar os pontos a utilização de internet 3G e disponibilizar melhor acesso a internet para os clientes, as empresas de telefonia estão investindo em pontos de wi-fi gratuitos em locais públicos. Com maior demanda de usuários na conexão 3G é viável que haja outras maneiras de acesso para uma melhor conexão. Em São Paulo, há mais de 1.700 pontos de acesso grátis oferecidos pela NET juntamente com a Claro e a Embratel. A rede NETVirtua Wi-Fi tem mais de seis mil hotspots.

Os pontos de acesso podem ser localizados pelo aplicativo Net App para smartphones com sistemas Android e iOS. Os hotspots estão centralizados nos locais com maior demanda como aeroportos, shopping centers, bares, restaurantes, hospitais e parques.

Não é só no Brasil que a busca por pontos livres de internet é exaltada. Em Nova York, uma proposta do Google tornará a cidade mais populosa dos Estados Unidos, na cidade mais conectada do mundo. O prefeito do município buscava alternativas para revitalizar os orelhões que estão abandonados e destruídos por vândalos, então o Google pretende instalar 7 mil pontos de Wi-Fi grátis nos telefones públicos da cidade para resolver a questão.

Os esforços para deixar a população mundial mais conectada não são nada modestos. O Google desenvolve um projeto que por meio de balões espaciais pretende garantir acesso à internet a nível mundial. A intenção é que os balões flutuem na estratosfera para chegarem a locais onde a internet é praticamente inacessível. Desta maneira, o mundo pode ficar mais conectado, pois hoje, em cada 3 pessoas no mundo, 2 não têm acesso à internet. Os smartphones estão cada vez mais necessários no cotidiano das pessoas, assim a oferta de internet gratuita proporciona maior mobilidade aos usuários.