O Apache, é um software servidor HTTP desenvolvido pela Apache Software Foundation. É o mais popular servidor HTTP utilizado na imensa maioria dos servidores de hospedagem de site. Um software livre com um tipo específico de licença, chamada licença Apache.

História

O Apache surgiu nos idos de Abril de 1995 criado por Rob MacCool. No começo, era uma coleção de correções e acréscimos do servidor NCSA httpd 1.3. A partir daí, muitas pessoas argumentaram que o Apache possuia um servidor irregular ou "servidor remendado". Posteriormente, o Apache foi totalmente reescrito, e na versão 2, não resta nenhum traço da NCSA httpd.

Inicialmente, o Apache era única alternativa para concorrer com o servidor HTTP Netscape (iPlanet, Sun ONE agora). Desde abril de 1996, de acordo com o estudo em andamento pela Netcraft, o Apache se tornou o mais popular servidor HTTP da Internet. Em maio de 1999, 57% dos servidores de hospedagem de site Web usavam o Apache, no início de 2004, cerca de 69% da fatia de mercado era Apache, que detém apenas 50,61% do mercado no final de janeiro de 2008. Em fevereiro de 2008, o Apache é 50,93% de market share. Em setembro de 2009, 54,48%.

A versão 2 do Apache tem vários avanços importantes em relação à versão 1, incluindo suporte para múltiplas plataformas (Windows, Linux e UNIX, entre outros), suporte UNIX, uma nova API e suporte a IPv6.

A Fundação Apache (Apache Software Foundation ou ASF) foi criada em 1999 a partir do grupo Apache (Apache Group) com o servidor de origem, em 1995. Desde então, vários outros programas úteis para a World Wide Web são desenvolvidos juntamente com o servidor HTTP.

Disponibilidade do Apache

Apache é executado principalmente em sistemas operacionais UNIX (Linux, Mac OS X, Solaris e BSD Unix) e Windows. A versão para Windows é considerado estável desde a versão 1.2 do Apache. O Apache é utilizado por muitos produtos, incluindo o IBM WebSphere e Oracle Corporation. Ele também é apoiado de uma forma ou de outra pelo desenvolvimento de ferramentas Borland Delphi e Kylix, e pelo Drupal CMS.

Recursos do Apache

O Apache foi projetado para suportar múltiplos módulos dando-lhe novas funções: a interpretação do Perl, PHP, Python e Ruby, servidor proxy, Common Gateway Interface, Server Side Includes, reescrita de URL, a negociação de conteúdo, protocolos adicionais de comunicação, etc. No entanto, deve notar-se que a existência de muitos módulos complexos de configuração do servidor web Apache. Na verdade, as boas práticas para carregar apenas os módulos relevantes: vulnerabilidades de segurança que afetam apenas os módulos do Apache são descobertas regularmente.

As opções de configuração são uma característica do Apache. O princípio é baseado em uma hierarquia de arquivos de configuração, que pode ser gerenciado de forma independente. Esse recurso é especialmente útil para provedores que podem hospedar sites de vários clientes usando um servidor HTTP simples.

Htaccess

Entre a manutenção de software de suporte de arquivos de log do Apache podem ser analisados usando vários scripts e softwares gratuitos como o AWStats, Webalizer ou W3Perl. Várias interfaces gráficas facilitam a configuração do servidor.

Alguns módulos interessantes - Modos e Prefork Trabalhador

Estes dois modos principais de operação incluindo a mudança de desempenho do servidor HTTP.

Historicamente, o Apache é executado Prefork, o que significa que um processo pai tem grandes previlégios para pré-executar processos filho que vão atender cada um, uma série de pedidos do cliente. No entanto, no Linux, o processo de multiplicação provoca um aumento no consumo de recursos.

Trabalhador Mode, Apache lança tópicos que irão lidar com as solicitações recebidas. A diferença é que este é um processo mais preventivo em que o pai prepara recursos para seus segmentos.

Modules: prefork.c or worker.c Módulos: prefork.c ou worker.c

Módulos Proxy

Através do mod_proxy, é possível usar o Servidor como um proxy de verdade. Um dos usos mais interessantes está no balanceamento da carga, quer como parte de uma grande disponibilidade, quer para obter um melhor desempenho.

Visite nossa hospedagem e registro de domínio