Conheça a comunidade Jabber, entenda melhor como funciona e de que forma você pode se beneficiar com ela.

Já se houve falar em software livre há muito tempo, mas talvez você não conheça o Jabber-BR, uma comunidade de usuários e desenvolvedores brasileiros que trabalham com serviços baseados em XMPP. Essa linguagem serve para criar serviços de comunicação de tempo real, entre outros aplicativos.

O serviço que leva o mesmo nome, Jabber, funciona como uma interface onde você pode se comunicar a diferentes serviços de mensagens de instantâneas, como MSN, Gtalk, entre outros, ao mesmo tempo. Para desenvolver esse trabalho, a comunidade participa de palestras e encontros direcionados ao software livre para promover o XMPP.

Além do fato de ser gratuito, os benefícios de usar os softwares livres são muitos e se referem, em especial, à possibilidade de contar com o desenvolvimento de programas cada vez mais eficientes e que sejam de domínio público. Isso colabora para a democratização do acesso à informática.

Além de enviar mensagens instantâneas, o Jabber-BR permite que integrantes da comunidade ao redor do mundo se comuniquem em salas de conferências públicas ou privadas. É possível, ainda, usar o servidor Jabber e com uma única conta ter vários clientes configurados para acesso simultâneo. Assim você pode utilizar a mesma conta em casa, no trabalho e em um dispositivo móvel, para tanto, basta configurar o resource de cada cliente com um valor diferente.

Já o XMPP, além de ser uma tecnologia usada para comunicação de texto em tempo real, também é útil para ligações de voz e vídeo, conferências de áudio, etc. Também conta com uma interface simples e padrão Windows que facilita a migração, adaptação e utilização por parte dos usuários do MSN, bem como integração com outros softwares e serviços, como Twitter e Facebook.

Que tal conhecer melhor o serviço de mensagens instantâneas do Jabber, substituto do Meebo?