Na maioria das vezes, depois de tempos de utilização, os CDs ou mesmo DVDs acabam ficando mais velhos, riscados e até mesmo em alguns momentos poderão chegar a ficar inutilizados.

Este processo poderá acontecer por vários motivos existentes, seja seu manuseio incorreto, o excesso de exposição e ainda os contatos com a sujeira, são diversos tipos de fatores que envolvem este tipo de sistema.

Tudo isto, independente de como acontece, normalmente é um grande problema pois você poderá ter perdas irreparáveis de dados considerados importantes, e para isto a seguir daremos algumas dicas para se recuperar as suas mídias.

É importante citar que

Nem sempre os métodos existentes que são apresentados devem fazer os discos funcionarem por completo, por isso não podemos nos responsabilizar por possíveis danos causados nas mídias por uma má aplicação das dicas a seguir.

Como recuperar os CDs ou DVDs

É interessante citar que a primeira coisa que deverá ser levada em conta é procurar lavar o seu DVD com água e deixar o mesmo escorrer um pouco antes de o secar com algo macio para que ele não possa ficar mais riscado ainda.

Depois de tudo isto procure o apoiar com algo que esteja firme, pode ser uma mesa,, uma pia, entre outros, em seguida procurando utilizar uma pasta de dentes ou massa polidora fina de automóveis procure aplicar na mídia, desenhando assim vários círculos como se fosse um leitor sempre procurando realizar pouca pressão.

No próximo passo procure pegar um pano que esteja bem macio e repita todo o processo removendo seu excesso de massa ou pasta em seu DVD, em seguida procure o levar até a pia e lave o mesmo normalmente com bastante cuidado, procurando assim retirar todas as sobras de pasta ou de massa. Finalizando assim seu processo procure o secar bem e se certifique de que não restou nenhum tipo de resíduo do seu produto ou mesmo de água.

Para evitar também este tipo de problema é interessante realizar uma duplicação de DVD assim você irá ter um bom resultado da cópia e não passará por este tipo de problema.