O dinheiro é uma coisa que é indispensável no nosso dia-a-dia, e até dentro dos jogos precisamos deles. 

Quando começamos a jogar GTA Vice City, ou qualquer outro GTA, começamos com a conta a zero, não é um jogo onde seja muito necessário o dinheiro pois não andamos a comprar os carros e armas, carros à muitos pelas ruas e armas ou temos a Ammu Nation ou mais simples ainda os códigos para isso. Se logo no início quiserem comprar logo uma das muitas casas que há por Vice City, ai sim já é preciso dinheiro e não o vão ter, mas se tiverem mais avançados no jogo nem vão reparar na vossa conta bancária pois os negócios vão lucrando todos os dias.

Mas antes de lá chegar é preciso comprá-los para depois de puder realizar as missões deles e no fim ficarmos com uma renda diária disponível para levantar-mos quando quisermos.

Em GTA Vice City já não é tão fácil ganhar dinheiro como no GTA III em que bastava explodir-mos carros e causarmos destruição para vermos a nossa conta a aumentar, aqui a única coisa que dá dinheiro é explodir helicópteros da polícia.

A principal forma de ganhar dinheiro é ir fazendo as missões do jogo, a quantia nunca é certa mas à medida que as coisas vão complicando maior vai ser a recompensa. Existem ainda algumas missões que não pertencem à campanha, como fazer corridas, onde no fim ganhamos também uma recompensa.

Outra maneira bastante comum é fazendo os trabalhos que estão associados a certos veículos, podemos perseguir e matar criminosos com o carro da policia, ser taxista, bombeiro, entregar pizzas numa pequena mota de entregas, etc.  Depois à medida que vamos avançando na profissão as coisas vão ficando mais exigentes e a recompensa igualmente melhor.

Uma coisa que não é bem profissão é conseguir roubar um autocarro em Vice City e com ele parar nas paragens e esperar que os peões que passam na altura entrem, por cada um recebemos 5$. Quando passamos pelos autocarros por vezes vê-mos os passageiros a entrar e também a sair, quando estamos nós ao volante nunca sai ninguém, só entra.

Dá também para assaltar lojas em Vice City, existem várias espalhadas pela cidade, é só encontrá-las e assaltá-las.

E no final uma das melhores formas de se conseguir dinheiro é com os vários negócios que existem em Vice City e que teremos de comprar e passar as suas missões para avançar na campanha. 

Estas são as principais formas de conseguir enriquecer no jogo, e depois o que podemos fazer com ele? Existem várias propriedades espalhadas por Vice City que podemos comprar, algumas só dão para gravar o jogo e outras tem garagens onde podemos deixar os nossos carros que queremos guardar de jogo para jogo. Com ele pode-se ainda por exemplo mandar reparar os carros, comprar armas, nas lojas  Bunch Of Tools ou Tooled Up, comprar ferramentas que serviram como armas, pequenas coisas que não implicam muitos gastos.