O alto falante chamado subwoofer é um tipo de componente usado para aumentar o som grave e agudo de caixas de som automotivas.

Normalmente, são alto falantes de diâmetro grande, pois precisam movimentar muito ar para trabalhar na faixa de frequência variando de 20 a 200 Hz.

Por sua capacidade de trabalhar com sons graves e agudos ao mesmo tempo, os subwoofers são muitas vezes usados como o próprio alto falante em um sistema ou em conjunto com ele, nas caixas de som automotivas.

Para escolher um subwoofer para carro, é precisa, então, levar em consideração pontos importantes, como o espaço disponível para o equipamento, os crossovers e a potência do sistema e a caixa subwoofer.

Espaço para subwoofer - É muito importante elaborar um bom diagrama para o sistema de áudio que se deseja instalar, verificando se o componente caberá no espaço disponível. É preciso determinar objetivamente o espaço que o subwoofer ocupará no veículo.

Os Crossovers - Os crossovers são os componentes que ajudarão a filtrar o ruído de alta frequência. Para que o subwoofer emite os impulsos baixos, a estratégia é instalar um filtro de baixos. A maioria dos amplificadores já tem incorporado filtro de baixo, mas um sistema multi amplificado exigirá um filtro adicional.

A potência do sistema - Pensando em instalar um subwoofer, certifique-se de que o sistema de som do carro tenha potência suficiente para operar tal componente.

Existem no mercado os mais diversos modelos desse tipo de alto falantes, que variam de diâmetros e formatos, e muitos deles necessitam um amplificador para cumprir sua função.

Logo, é impossível planejar um sistema de som sem levar em consideração a potência necessária para o subwoofer e seu amplificador.

A caixa de subwoofer - E, por fim, a caixa irá definir o som do subwoofer. Algumas caixas são vendidas separadamente, o que possibilita escolher o tipo de som que se prefere para o subwoofer.

São excelentes para quem gosta de montar e personalizar seus próprios equipamentos sonoros, uma vez que é possível obter as peças separadamente. 

Contudo, alguns subwoofers são sistemas armados, o que significa que são componentes comercializados como uma peça única, uma peça fechada em um pacote completo. Assim, basicamente só é necessário tirar os velhos alto falantes e colocar o subwoofer no lugar.

Mais uma vez, nesse caso, é sumamente importante verificar se os subwoofer (e o amplificador) são compatíveis no espaço existente ou ainda o quanto se está disposto a abrir mão de espaço carro para caixas de som automotivas.

Acesse nosso site e confira os nossos serviços – www.nhilgert.com.br