E todos os profissionais que trabalham com web receberam do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), uma notícia bastante otimista e considerável para esses profissionais de criação de sites, é que o percentual de brasileiros com acesso à Internet passou o número de pessoas sem conexão pela primeira vez.

O levantamento, que conta com dados que foram levantados entre o mês 9 de 2012 e o mês 2 de 2013, aponta que 49% afirmaram ter acessado a web nos últimos três meses contra 45% que disseram nunca ter usado a internet. O restante, os 6% dos entrevistados falaram ter entrado na web há mais de três meses.

Na pesquisa foi possível constatar outro fator: o acesso em lan houses diminuiu e caiu para 19%, já o número de casas com acesso à internet cresceu e chegou a 40% no ano passado.

Mais dados 

O TIC informou também em seu estudo números bons, principalmente para empresa de sites e profissionais de desenvolvimento de sites. Na pesquisa constatou-se que o Brasil possui 80,9 milhões de usuários de internet. A classe A manteve-se estável com 94%, em relação a 2011, e outras classes como B, C e D/E registraram aumento.

Entre as regiões, temos um destaque para região Nordeste, pois foi ela a que mais aumentou em número de internautas, passou de 32% para 38%. A região Sudeste subiu um pouco de 53% e 55% e continua líder.

A Pesquisa: como foi feita

O estudo foi feito entre o primeiro semestre de 2012 e 13 de fevereiro de 2013. Para ele, o CETIC entrevistou 17 mil pessoas no país.