Você conhece alguém que já comentou com você que o HD pifou ? O pendrive queimou ? Os hds convencionais, eles são baseados em um disco mecânico e um leitor que fica girando, lendo e escrevendo.

Atualmente, os discos SSD, de estado sólido, são muito mais confiáveis e não possuem o famoso Bad Block, ou setor defeituoso.

Mas o que eu venho alertar aqui, é a irresponsabilidade de muitos profissionais de TI, ou técnicos, que não dão a devida importância no backup e copias de segurança. O fato, é que hoje não dá pra confiar tanto no disco que contém suas informações, quanto na segurança neste país.

Cito abaixo alguns exemplos de situações reais que podem ocorrer pra sua empresa "ficar na mão":

  • HD der pau e sua empresa não fazer o bendito backup
  • Sua empresa sofrer um sinistro/incêncio e perder tudo
  • Sua empresa fazer o backup em um pendrive, DVD ou em outro PC, e deixar ele dentro da empresa, e achar que está seguro. Ocorrendo a situação do sinistro, acabou dados e backup
  • Sua empresa ser furtada e roubarem seu servidor, e o pior de tudo, vender a preço de banana seus dados como se fosse um hd formatado

Enfim, não podemos dar margem para ficarmos sem backup. E mais, sem backup na nuvem.

Existem alguns estudos, que apontam que mais de 92% de empresas que perderam dados e informações do seu sistema de gestão, e não conseguiram recuperar, faliram em menos de 2 anos.

Portanto, resolvi ajudar a empresas que de forma gratuita, ou de muito baixo custo, conseguem fazer isso.

Existe um software, chamado Cobian Backup, que é gratuito, e você pode fazer o download dele, com um manual em português, e instalar no seu PC ou servidor. Na opção Cobian Backup Download, você pode baixar o arquivo de instalação, que tem apenas 20M.

Nele, você tem opções de agendar a tarefa do backup, informar os arquivos e pastas que deseja enviar, e utilizar um espaço na nuvem de FTP.

O FTP, é um formato que praticamente todas as hospedagens de Sites possuem (isso mesmo, essas que hoje custam 5 ou 10 reais por mês). Se sua empresa já possui um site na internet, possivelmente já vai ter um espaço com FTP para você subir o backup de sua empresa.

Em poucos minutos, e com custo quase 0, você tem uma solução de backup que deixará sua empresa tranquila.