Vamos falar de um recurso do Windows que nos últimos tempos tem-se tornado uma grande dor de cabeça para os usuários que utilizam constantemente pendrives e outras mídias de armazenamento: o arquivo Autorun.inf. Ele é, talvez, o grande responsável pela maior parte das infecções por vírus, trojans e outras pragas virtuais que atormentam a vida das pessoas. Vejamos em detalhes como isso acontece.


Geralmente, programas que vêm em CD ou DVD, como o Microsoft Office e tantos outros, vêm com um arquivo chamado Autorun.inf, que tem por finalidade chamar o programa de instalação do aplicativo, automaticamente, sem que o usuário precise abrir o conteúdo do CD ou DVD e clicar no arquivo correspondente para iniciar a instalação. Na prática, isso é um recurso muito útil, pois um leigo talvez não saberia encontrar o instalador do programa e a partir daí iniciar a instalação propriamente dita.


Entretanto, essa praticidade tem um sério problema: Se o autorun.inf serve para automaticamente rodar um programa, é óbvio que ele também serve para automaticamente rodar vírus, sem que o usuário perceba. Os Pendrives e outras mídias do mesmo tipo também podem ter arquivos autorun, embora não seja muito comum eles serem usados para instalar programas.


Eis aí o maior motivo de um computador ser infectado simplesmente ao inserir o pendrive: O Windows lê o conteúdo do arquivo autorun.inf, sendo que este, por sua vez, roda um vírus que está no pendrive, e assim, qualquer outro pendrive que venha a ser inserido no computador é infectado.


Felizmente, existem formas de tentar barrar essas ameaças. Abaixo, menciono duas ótimas alternativas:



    -  Instale o Autorun Eater – O Autorun Eater é um software que monitora o computador e avisa quando encontrar algum arquivo autorun.inf em um pendrive, assim que ele é inserido. Ao encontrar, o usuário tem a opção de deletar o arquivo (lembrando que nem sempre esse arquivo é maléfico - alguns pendrives vêm de fábrica com um software que é executado automaticamente ao ser inserido, esse software tem o objeto apenas de manusear o pendrive mais facilmente, não sendo tão importante assim);


    - Crie uma pasta na raiz do seu pendrive chamada “autorun.inf”. Fazendo isso, é muito difícil que algum arquivo autorun.inf seja criado no seu pendrive, já que existe uma pasta nele com o mesmo nome. Essa dica tem muita eficácia, e reduz em muito a possibilidade de outras máquinas serem infectadas posteriormente.



Acesse mais artigos em http://davidsncarvalho.blogspot.com