http://issuu.com/alexoab/docs/artigo_as_redes_convergentes__uma_a

1. INTRODUÇÃO

Com a chegada de novas tecnologias ao mercado, a indústria brasileira tem importantes desafios a enfrentar. As empresas devem estar atentas e acompanha a evolução do processo, para identificar os impactos e as oportunidades que as tecnologias de informação e comunicação trarão para a formação profissional. Destacam-se as Redes convergentes como um braço direito na EaD (Educação a Distância).
Os principais motivos da atual expansão da EaD, não só no país mas em todo mundo, são basicamente três: 1) o aumento na exigência por formação ou qualificação; 2) a evolução da comunicação unificada multiplicando os meios técnicos capazes de garantir uma infra-estrutura de TI para efetivação desse tipo de educação; e 3) a emergência de uma cibercultura que já é vista com muita resistência,em estabelecimento de situações de interação envolvendo pessoas situadas em contextos e locais distintos (BECK, 1997).
Com efeito, mudanças na organização produtiva têm garantido um melhor retorno para os consumidores mais exigentes e são definidas, sobretudo, pelo aumento da competitividade do mercado para garantir a qualidade. Essa característica força as empresas a buscarem uma força de trabalho cada vez mais qualificada (KOVÁCS E CASTILHO, 1998). Isso provoca uma verdadeira corrida para a realização de cursos nos mais diversos níveis, conquanto que garantam a seus participantes uma nova capacitação ou uma formação mais atualizada e/ou mais consistente.
A idéia da educação é um processo pelo qual o estudante não se pode deixar por concluído, mas ao contrário, ela é perdurável para toda a vida. As pessoas que por alguma razão não estão encontrando respostas para suas demandas no ensino tradicional - seja pela ausência de cursos nos locais onde vivem, seja pela falta de tempo para uma dedicação integral a uma formação, estão-se apresentando como os candidatos preferenciais para uma experiência a distância. Esse comportamento se reflete em diversos outros cenários de caráter econômico, cultural e tecnológico.
Poderiam ser citados outros fatores, para se justificar o crescimento da educação a distância através da Internet. Esses cenários abrangem, conforme a Figura 1 apresenta diversos elementos como: as bibliotecas digitais, o crescimento do custo da educação convencional, a convergência das tecnologias digitais juntamente com a mobilidade a crescente conectividade e abrangência da internet, o desenvolvimento de uma infra-estrutura para o comércio eletrônico, a rápida obsolescência dos conteúdos, a globalização dos negócios e da educação, entre outros.


Figura 1 - Educação como comércio eletrônico: forças conduzindo a transição
Fonte: adaptado de Hamalaimen et al. (apud TURBAN et al., 1999, p.556)
Ao trazer o foco do ensino do conteúdo para o ato de aprender, a EaD antecipa a tendência de se valorizar a capacidade de adquirir novos conhecimentos, fruto da necessidade de atualização e re-treinamento constante. Um trabalhador adaptado a esse novo paradigma deverá antever a demanda por treinamento, saber chegar até a fonte detentora da informação, podendo absorvê-la de forma analítica e crítica para poder, posteriormente, retransmitir os conhecimentos gerados durante o próprio processo de aprendizagem. Sob esse contexto, as soluções de comunicações unificadas apresentam também um papel fundamental nessas mudanças. Elas fornecem as ferramentas e os meios ideais para a produção, transmissão e consumo do novo conhecimento.
Paralelamente, a convergência se tornou um termo bastante em volga na TI, sendo observada através da tecnologia de comunicação unificada. A comunicação unificada é um termo que representa soluções que utilizam sistemas capazes de integrar comunicação de voz, vídeo, móvel e aplicações centradas na web e na rede local de dados e agora uma aliada na educação. É uma evolução lógica que permite profissionais separados geograficamente trabalhem como se estivessem na mesma sala. Porém, com a materialização da comunicação unificada, as empresas precisam reavaliar as operações e a estrutura organizacional de TI e aproveitar a oportunidade para realinhá-las de acordo com requisitos dos negócios (SANTOS,2008).
Normalmente, as empresas se organizam em torno de modelos comuns: função, linha de produtos, segmento de mercado, geografia e processo. O acréscimo de voz à rede de dados é apenas o prenúncio de mudança, que leva à comunicação baseada em vídeo e aos outros tipos de comunicação em tempo real. Isso impacta não apenas o pessoal de suporte a telefone e rede de dados, mas também a equipes que queiram dar treinamentos para uma capacitação com melhor qualidade, vinda de grandes universidades no mundo todo, armazenamento e o pessoal de suporte a servidor. A comunicação unificada engloba uma variedade de tecnologias (SANTOS,2008).
O objetivo principal deste artigo é mostrar como as redes convergentes estão alcançando patamares que nunca foram atingidos, devido à falta dessa tecnologia nos tempos passados. Adicionalmente, é importante demonstrar também o alcance que elas fazem com as ferramentas adequadas para cada tipo de situação. Basta dimensionar um projeto unificado, para que as gerações das redes convergentes se tornem ambiente para educação, garantindo um aprendizado onde o limite, de tempo e espaço, se concentre até aonde a tecnologia pode chegar. Como objetivos finais,destacam-se a divulgação da cibercultura voltada para o conhecimento já avançada pelas Comunicações Unificadas e verificação de como essa tecnologia alavanca as comunicações humanas com a simplificação do processo.
O restante do documento está organizado da seguinte forma: no primeiro capítulo, são descritos os níveis de informação e elementos teóricos da análise evolutiva da inovação tecnológica. Nos capítulos 2 e 3, são descritas as gerações da EaD.Especialmente, no sub-capítulo 3.1 encontras-se uma demonstração de como as comunicação unificadas e as mídias integradas aprimoram os meios de comunicação e alavancam os negócios. No sub-capítulo 3.2.1 citam-se as ferramentas de EaD,aliadas na educação, convergindo o conhecimento através da rede mundial de computadores utilizando as AVAS (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) . No sub-capítulo 3.2.2 descreve-se a solução de educação a distância através da convergência pelas comunicações unificadas, onde a tecnologia torna-se mais flexível a maneira de ensinar. Finalmente, no capítulo 4, tem-se as considerações finais, com ênfase na questão de como o uso da internet alcança níveis de interatividade e adaptabilidade, fazendo menção a futuras tecnologias.
2. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA
A educação a distância, em sua forma empírica, é conhecida desde o século XIX. Entretanto, ela passou a ser mais difundida nas últimas décadas e passou a fazer parte no preparo profissional e cultural de milhões de pessoas. A EaD passou por um processo de evolução de acordo com as tecnologias disponíveis de cada momento histórico (SILVA, 2003).
Inicialmente na Grécia antiga, em seguida em Roma, existiam as redes de comunicação que permitiam o desenvolvimento significativo da correspondência e, por conseqüência, a troca de informações (SILVA, 2003).
Com a Revolução Científica iniciada no século XVII, as cartas comunicando informações científicas inauguraram uma nova era na arte de ensinar. Um primeiro marco da educação a distância foi o anúncio publicado na Gazeta de Boston, no dia 20 de março de 1728, pelo professor de taquigrafia Cauleb Phillips: "Toda pessoa da região, desejosa de aprender esta arte, pode receber em sua casa várias lições semanalmente e ser perfeitamente instruída, como as pessoas que vivem em Boston" (CAULEB; 1728).
Em 1856, em Berlim, Charles Toussaint e Gustav Langenscheidt fundaram a primeira escola por correspondência destinada ao ensino de línguas. Posteriormente, em 1873, em Boston, Anna Eliot Ticknor criou a Society to Encourage Study at Home. Em 1891, Thomas J. Foster iniciou em Scarnton (Pensilvânia) o International Correspondence Institute, com um curso sobre medidas de segurança no trabalho de mineração. Em 1891, a administração da Universidade de Wisconsin aceitou a proposta de seus professores para organizar cursos por correspondência nos serviços de extensão universitária. Um ano depois, o reitor da Universidade de Chicago, William R. Harper, que já havia experimentado a utilização da correspondência na formação de docentes para as escolas dominicais, criou uma Divisão de Ensino por Correspondência no Departamento de Extensão daquela Universidade(SILVA, 2003).
O aperfeiçoamento dos serviços de correio, a agilização dos meios de transporte e, sobretudo, os desenvolvimentos tecnológicos aplicados ao campo da comunicação e da informação influíram decisivamente nos destinos da educação à distância. Em 1922, a antiga União Soviética organizou um sistema de ensino por correspondência que em dois anos passou a atender 350 mil usuários.
A partir daí, começou a utilização de um novo meio de comunicação, o rádio, que penetrou também no ensino formal. O rádio alcançou muito sucesso em experiências nacionais e internacionais, tendo sido bastante explorado na América Latina nos programas de educação a distância do Brasil, Colômbia, México, Venezuela, entre outros.
Após as décadas de 1960 e 1970, a educação à distância, embora mantendo os materiais escritos como base, passou a incorporar articulada e integradamente o áudio e o videocassete, as transmissões de rádio e televisão, o videotexto, o computador e, mais recentemente, a tecnologia de multimeios, que combina textos, sons, imagens, assim como mecanismos de geração de caminhos alternativos de aprendizagem (hipertextos, diferentes linguagens) e instrumentos para fixação de aprendizagem com feedback imediato (programas tutoriais informatizados) etc.
Os gregos e romanos, não dimensionaram este tipo de rede de comunicação que acabaria por alcançar tal dimensão, que acabariam por se transformarem em uma rede de comunicação unificada, através de sistemas capazes de integrarem comunicação de voz, vídeo, móvel e aplicações centradas na web na rede de dados, como é visto nos dias de hoje.
Hoje, o aluno não precisa mais estar fisicamente presente em um ambiente formal de ensino de aprendizagem, assim, as Redes Convergentes integram o tempo e o espaço, ele faz o seu autoestudo em tempo distinto. O professor e o aluno estão apenas ligados através das hipermídias, unificadas (SILVA, 2003).
Atualmente, o ensino não presencial mobiliza os meios pedagógicos de quase todo o mundo, tanto em nações industrializadas quanto em países em desenvolvimento. Novos e mais complexos sempre com a ajuda da tecnologia das redes unificadas. No entanto, no Brasil, ela sempre foi vista como um paliativo, um expediente alternativo para resolver carências emergenciais ou acumuladas por anos de descuidos.
Foi assim com as experiências pioneiras desenvolvidas pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada em 1923 por um grupo liderado por Roquette Pinto; com o Projeto Minerva, criado pela rádio MEC, em 1970; com o Projeto SACI (Satélite Avançado de Comunicação Interdisciplinar), comandado pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e desenvolvido experimentalmente no Rio Grande no Norte, entre 1972 e 1975; com a criação das primeiras TVs universitárias (a primeira tendo sido a TVU, da UFPE, que entrou no ar em 1968); ou ainda com o Telecurso 2000, patrocinado pela Fundação Roberto Marinho em parceria com o Sistema FIESP/CIESP.
A Lei no. 9 394/96, ou seja, a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), dedica-lhe pela primeira vez na legislação educacional brasileira, além de várias menções, um artigo específico - o art. 80 - que estipula: "O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a vinculação de programas de ensino a distância, em todos os níveis e modalidades de ensino, e de educação continuada."LDB(1996,Art.80).
Vale apena destacar, que a expressão "educação a distância" é diferente de "ensino a distância" como na LDB cita no seu art.80. O entendimento é que EaD é como uma forma de auto aprendizagem. A criação da secretaria de Educação a Distância (SEED), dentro do Ministério de Educação, tendo por meta
" O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância (Seed), atua como um agente de inovação tecnológica nos processos de ensino e aprendizagem, fomentando a incorporação das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e das técnicas de educação a distância aos métodos didático-pedagógicos. Além disso, promove a pesquisa e o desenvolvimento voltados para a introdução de novos conceitos e práticas nas escolas públicas brasileiras."(MEC,2000).
Adicionalmente, citam-se ainda, os projetos da SEED: biblioteca virtual um acervo de mais 123 mil obras, lançado em 2004, o portal oferece acesso de graça a obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos); DVD escola são programações, em mídias, TV escola; E- Proinfo é um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações, como cursos a distância, complemento a cursos presenciais, projetos de pesquisa, projetos colaborativos e diversas outras formas de apoio a distância e ao processo ensino-aprendizagem; e o Sistema Universidade do Brasil(UAB) que oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância.
Internet está modificando a maneira como se faz educação. Por seu largo alcance e baixo custo, ela vem sendo utilizada quase que na totalidade dos cursos a distância oferecida. Sua flexibilidade e programabilidade permitem a criação de conteúdos multimídias e interativos somando uma convergência tecnológica. Por outro lado, apesar de todas as suas vantagens, a Internet ainda apresenta sérias limitações que diminuem a sua usabilidade para a educação a distância. A principal delas é a estreita largura-de-banda provocada pela precariedade da atual infra-estrutura de tele-comunicações. Esta limitação tem impacto direto na quantidade e qualidade do conteúdo a ser oferecida em programas a distância, podendo até comprometer a eficácia de cursos mais longos ou menos convencionais.
Porém, graças a recentes avanços nas tecnologias de transmissão de dados e o investimento maciço por parte de empresas e governos na melhoria da infra-estrutura de telecomunicações, a Internet de banda larga promete alcançar no curto e médio prazo o consumidor final. Tratam-se de serviços de conexão via cabo ou rádio, com alta velocidade de transmissão de dados. Por meio destas linhas computadores conectados à Rede poderão transferir informações em velocidade 100 a 1000 vezes mais rápida do que aquela alcançada pelas atuais conexões (Viswanathan, 1999)
3. A CONVERGENCIA NA EAD
A primeira geração de EaD foi marcada pelo processo de correspondência (cartas) iniciada no século XIX marcando no Brasil o seu primeiro curso, do Instituto Monitor, que, em 1939, ofereceu curso por correspondência, de rádio-técnico. Em seguida, tem-se o Instituto Universal Brasileiro atuando há mais de dezenas de anos nesta modalidade educativa, no país (Silva, 2003).
A segunda geração foi marcada teleducação/telecursos, com o recurso aos programas radiofônicos e televisivos, aulas expositivas, fitas de vídeo e material impresso. A comunicação síncrona predominou neste período. Destacaram-se a telescola, em Portugal, e o Projeto Minerva, no Brasil (Silva, 2003).
A terceira geração foi mantida pelos ambientes interativos, com a eliminação do tempo fixo para o acesso à educação. Nesse ambiente a comunicação é assíncrona em tempos diferentes, as informações são armazenadas e acessadas em tempos diferentes sem perder a interatividade. As inovações das redes convergentes possibilitaram avanços na educação a distância, nessa geração do século XXI. Hoje os meios disponíveis são: teleconferência, chat, fóruns de discussão, correio eletrônico, blogues, espaços wiki, plataformas de ambientes virtuais que possibilitam interação multidirecional entre alunos e tutores. (Silva, 2003).
E a partir dessa última geração que as redes convergentes ganharam força para-se manterem na educação, como um novo paradigma funcional. A seguir, uma explicação de como esse novo paradigma oferece vantagens ímpares à educação à distância.
3.1. A Comunicação Unificada
As Comunicações Unificadas são o processo no qual todos os meios e dispositivos de comunicação e mídia estão integrados permitindo que os usuários se comuniquem em tempo real com qualquer pessoa em qualquer lugar. O objetivo das Comunicações Unificadas é aprimorar os procedimentos de negócios e alavancar as comunicações humanas com a simplificação do processo (SANTOS,2008).
Em comunicação para educação, as comunicações unificadas reúnem aplicações como voice mail, email, celular, instant messaging.Tais aplicações podem auxiliar as escolas e instituições educacionais , impulsionando diversas funções tecnológicas como: gravação de todas chamadas, notificação de solução de pedidos, seja via email ou via chamadas, roteamento por nível de serviço para atender chamadas em poucos minutos. A comunicação unificada é uma mudança tecnológica da qual as instituições de ensino podem participar sem precisarem executar uma adoção em massa para obterem resultados. Na verdade, algumas escolas podem avançar mais rapidamente e usar a comunicação unificada para ampliar a área de ensino, atigindo patamares sem limitações físicas.
A comunicação unificada é conduzida por novos aplicativos para colaboração que, por sua vez, se beneficiam das redes mais acessíveis com convergência de voz e dados. Projetos que envolvem a construção de ambientes integrados de comunicação e rede aliada a aplicações de EaD trazem vantagens para o meio educacional, como aumento da produtividade e da satisfação dos alunos, redução de custos com ligações, ampliação da mobilidade, facilidade para trabalhar remotamente etc. Com voz e dados circulando por uma única rede, os alunos conseguem, a partir de qualquer dispositivo (com ou sem fio), obter uma visão unificada de chamadas, calendários acadêmicos e dados e e-mails, estejam eles onde estiverm. Ao mesmo tempo, é possível compartilhar todos os tipos de mídia com participantes de conferências educacionais por voz, Web ou vídeo. (SANTOS,2008).
Esses recursos contribuem largamente para as demais áreas, principalmente do ensino a distância. A incorporação de voz, videoconferência e outros tipos de tráfego de rede em tempo real acrescentam um nível de complexidade e de requisitos de suporte que farão qualquer entidade de ensino reavaliar totalmente o modelo educacional tradicional. E esta reavaliação afeta não só as relações hierárquicas, mas também a formação de pessoal e o planejamento para adequação instrumental de equipamentos para educação. As questões não-técnicas envolvendo o gerenciamento da comunicação unificada tendem a ser difíceis. Instituições de ensino com culturas abertas e flexíveis terão maior facilidade para se adaptarem à mudança (SANTOS,2008).
As organizações educacionais precisam, vigorosamente, transformar as estruturas funcionais /de em estruturas baseadas em processo responsivas, pois só assim, atingiram as melhores transformações no meio coorporativo agregando valor paradigma da educação moderna.
As instituições de ensino em geral se encontram em diferentes estágios em relação à convergência das comunicações. A maioria dessas instituições começou a abordar a convergência das comunicações e muitas agora se defrontam com as implicações administrativas e organizacionais. Os diretores e suas equipes podem se apoiar em melhores práticas e métodos que já foram definidos para ajudar a transição (SANTOS,2008).
3.2. A CONVERGÊNCIA DAS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO
3.2.1 AS FERRAMENTAS E AS MÍDIAS NA EDUCAÇÃO.
Entre as novas mídias, a Internet surge como a principal ferramenta na educação a distância, com a sua flexibilidade, alta capilaridade, longo alcance e baixos custos. Ela vem ocupando cada vez mais, o espaço das mídias tradicionais, em quase todos os aspectos da vida cotidiana. Significa estar em todos os lugares, a qualquer momento. A rede mundial e uma riqueza de conteúdo, interatividade e adaptabilidade, convergindo as tecnologias.
EaD pela web se realiza mediada por um sistema computacional para educação, para o qual são atribuídos diferentes nomes: ambiente educacional, plataforma educacional, AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), LMS (Learning Management System) etc. Essa convergência tecnológica para EaD deve ser composta de basicamente dois tipos de sistemas: gestão acadêmica e ambiente de aprendizagem. O sistema de gestão acadêmica é responsável por funcionalidades que envolvem o cadastro dos alunos, turmas, cursos, histórico etc.. Já o outro tipo de sistema, ambiente de aprendizagem, é voltado especificamente para as atividades pedagógicas de uma disciplina, tal como a disponibilização dos conteúdos, atividades pedagógicas e ferramentas de interação.
Um dos mais conhecidos AVA é o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. A expressão designa ainda o Learning Management System (Sistema de gestão da aprendizagem) em trabalho colaborativo baseado nesse programa. Em linguagem coloquial, o verbo to moodle descreve o processo de navegar despretensiosamente por algo, enquanto fazem-se outras coisas ao mesmo tempo.
Existem várias versões que podem ser baixadas no site descrito abaixo da figura. É uma ferramenta livre de qualquer licença. No mesmo site são encontrados vários tutoriais de como usá-lo, a fim de se obter um maior uso da ferramenta de ensino unificado (MOODLE, 2010). Figura 2 representa uma das ferramentas existentes, que auxiliam as redes convergentes na EaD:

Figura 2 - AVA e o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle)
Fonte: Disponível em: <http://moodle.org. Acessado>. Acessado em: 23 out 2010.
O conceito foi criado em 2001 pelo educador e cientista computacional Martin Dougiamas. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha. O programa e gratuito pode ser inntalado em diversos ambientes de sistemas operacionais (Unix, Linux, Windows, Mac OS ) desde que consiguam rodar a linguagem PHP(linguagem de programação) ,com base de dados que podem ser Mysql, PostgreeSQL, Oracle, Access, Interbase ou quaquer outra acessível via sistemas SGDBs(Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (BELLONI ,1999).
Os cursos ministrados pelo Moodle podem ser configurados de acordo com atividade a ser deselvolvida.essas atividades podem ser de cunho social , articulado em torno de um fórum publicado na página principal, de cunho semanal, organizado com inicio e por fim, de cunho em tópicos, onde o assunto é discutido sem limite de tempo pré-definido.Sua convergência está na disponibilização de matériais para serem acessados a quaquer momento ,chat entre os alunos juntamente com o tutor,fórum de discussão , pesquisa de opinião, glossários, trabalho com revisão , Wiki (documentos colaborativos em hipertexto), Scorm (conteúdo que pode ser compactado em um arquivo de transferência), questionários, e avaliação do curso (BELLONI ,1999).
Outro sistema de gestão de aprendizagem (LMS) é o ITutor desenvolvido pela Kontis s.r.o. Uma plataforma e-learning desenvolvida especialmente para aprendizagem, compartilhamento de conhecimentos e colaboração. Graças à sua arquitetura unificada, com uma base de dados central e infra-estrutura de segurança integral, é uma solução que lhe permite organizar e gerenciar todo o processo de aprendizagem, incluindo estudo em cursos online, aprendizagem síncrona em aulas virtuais e gestão da aprendizagem tradicional em salas de aula. Todas essas funcionalidades foram inseridas em um ambiente gráfico unificado que permite compartilhar todo o conhecimento e incluir meios de comunicação, gestão, planejamento e classificação. A arquitetura modular permite a integração gradual das funcionalidades (BELLONI, 1999).

Figura 3 plataforma ITutor .
Sua licença deve ser adquirida, atualmente, é uma ferramenta que mais oferecem ficcionalidades desde sistemas até suporte para videoconferência. (KONTIS. Disponível em:< http://www.kontis.com.br>.Acessado> em: 24 sets 2010).
Outro projeto independente conhecido como a Wikiversidade,de origem inglesa da Wikipedia. É uma forma livre para educação universitária mediada pela web, uma grande comunidade de pesquisa. Uma ressalva sobre a Wikipédia como e mantida pela comunidade mundial, são fontes questionáveis (WALLES, 2006).
O Ambiente AdaptWeb, desenvolvido por um projeto de pesquisa no Instituto de Informática da UFRGS e no Departamento de Computação da UEL, é voltado para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos de Ensino a Distância - EAD na Web. O objetivo deste ambiente é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com estilos distintos de aprendizagem, possibilitando diversas formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes.

Figura 4 Ambiente AdaptWeb
Fonte: Disponível em: < http://200.19.107.81/adaptweb/index. Php>. Acessado em: 23 out 2010.
O ambiente é composto por um componente de autoria, onde o autor organiza e cria a estrutura de conteúdo de suas disciplinas adaptadas aos cursos e de um ambiente para o aluno, onde o conteúdo é organizado através da ferramenta, propondo uma autoria adaptada ao curso do aluno. Para adaptação do conteúdo são utilizados arquivos XML resultantes do processo de autoria onde são aplicados filtros para adaptação da estrutura do conteúdo baseado nas características do modelo do aluno. (BELLONI, 1999).
Com o avanço tecnológico crescente das AVAs (Ambiente virtual de aprendizagem), no que tange a convergência, Elaborado para ajudar os professores no gerenciamento de conteúdos para seus alunos e na administração do curso, resultou em um acompanhamento mais próximo no progresso dos estudantes em um ambiente virtual. Outras questões passaram a ser discutidas para a otimização deste modelo educacional. Seria ou não um sistema de EaD toda comunidade formada pela Internet? Afinal, a Criação de Comunidades Virtuais é um dos princípios que orientam o crescimento inicial do ciberespaço, ao lado da Interconexão e da Inteligência (Lévy, 2007). Isto justificaria a criação de Comunidade Virtual como sendo essencial para o estabelecimento de uma cultura de EaD. Porém, percebe-se que a simples criação de comunidades virtuais não significa a criação de grupos de estudo pela Internet, pois estes possuem os mais diversos interesses, que vão deste o entretenimento até a distribuição de notícias. A Comunidade Virtual pode ser um princípio essencial, segundo Lévy, mas necessita ir além da simples Agregação Eletrônica de pessoas:
"Atualizando o debate, podemos dizer que com as comunidades virtuais (CV) do ciberespaço, seus membros compartilham um espaço telemático e simbólico (chats, listas, newsgroups, websites), mantêm uma certa permanência temporal, propiciando que seus participantes sintam-se parte de um agrupamento de tipo comunitário" (LEMOS,2008).
O número de ferramentas disponíveis para utilização também cresce a cada dia. São e-mails, fóruns, conferências, bate-papos, arquivos de textos, wikis, blogs, dentre outros. Ressalta-se que, em todos estes ambientes, textos, imagens e vídeos podem circular de maneira a convergir as mídias e potencializar o poder de educação através da Comunicação Unificada.
Com isso não há restrições quanto ao uso das ferramentas de internet por educadores, desde que haja uma interação mais próxima ao aluno. Mas existe uma necessidade de que esse conjunto de comportamentos e regras de convivência esteja presente em qualquer atividade educacional via on line, garantindo um melhor uso da convergência.
3.2.1 A SOLUÇÃO DA EAD ATRAVÉS DAS COMUNICAÇÕES UNIFICADAS.
A sala de aula não é mais a mesma. A tecnologia tomou conta de tal maneira que o profissional do ensino tornou-se mais flexível e maduro, não apenas conhecendo as convergências das mídias que a tecnologia oferece, mas tornando-o ambiente, capaz de mudar o espaço de aprendizagem inovando uma nova maneira de ensinar. Os equipamentos multifuncionais agregam valor, na interação com os alunos de forma mais rápida e eficiente. A mobilidade somada ao conhecimento possibilitam atividades ou tarefas, sem necessariamente obrigarem aos alunos a estarem fisicamente em uma sala de aula, principalmente através de grupos virtuais, integrando aprendizagem pessoal com aprendizagem em grupo.
Um exemplo destas mídias que atuam na educação de forma simples está nos celulares. No Brasil existem mais de 150 milhões de telefones móveis, para a capacitação de jovens, realizada a cada dois anos, na reciclagem sobre acidentes elétricos oferecidos pelo SENAI em nova Santa Rita Rio grande do sul. Durante esses processos, os alunos enviam mensagens sobre a realização das atividades do curso sobre as dúvidas e avaliações do curso, como tutoria, via celular (SENAI, 2010).
Este tipo metodológico de educação é conhecido como e-learning, que integra a auto-motivação, comunicação, eficiência e tecnologia. O isolamento intrínseco ao e-learning exige que os alunos se comuniquem entre si e com o instrutor com maior freqüência para realizarem suas tarefas. O e-learning é eficiente porque elimina as distâncias e deslocamentos subseqüentes. O conteúdo de e-learning é projetado com uma mídia que pode ser acessado de terminais de computador devidamente equipados, e outros meios de internet, ou seja, uma tecnologia muito acessivel.O e-learning é um termo flexível usado para descrever uma forma de ensinar através da tecnologia. (Institute for Interactive Technologies ,2006).
Os diferentes tipos e-learning são baseados em:
? meios de comunicação;
? agenda;
? e-learning como estrutura de classe;
? tecnologias utilizadas.
Meios de comunicação são as formas pelas quais os indivíduos se comunicam entre si e seu instrutor. São realizadas exclusivamente através de aplicações on-line. Esses elementos de interação web podem transmitir de duas maneiras de vídeo, áudio.
O e-learning pode ser síncrono ou assíncrono. Síncrono significa que a comunicação de tempo real é implementada, como a videoconferência, teleconferência e on-line programas de bate-papo. Asíncrono indica que outros meios de comunicação são utilizados, que não exigem respostas em tempo real. Exemplos de e-learning assíncrono incluem: e-mail, a lista serve discussões, blogs e fóruns on-line.
O e-learning estrutura de endereços de classe como a instrução é administrada. O e-learning pode ser individualizado, com instrutor, ou auto-estudo com um especialista. A forma de ensino oferece treinamento com instrutor do aluno um guia para implementar a instrução. O auto-exame com um perito é uma combinação de auto-estudo e instrutor. Como em seu próprio ritmo, o aluno é responsável por permanecer na tarefa e na programação, porém, como no instrutor, não há interação com uma figura de autoridade que verifica o progresso dos alunos (E-Learning Concepts and Techniques,2006).
A tecnologia utilizada para implementar a instrução não se limita às matérias da web-based.O e-learning pode ser alcançado através da utilização de qualquer forma de tecnologia que sustenta a informação produzindo mídia. A tecnologia atual favorece o aprendizado, porque há mais meios para transmitir as informações. A tecnologia é o elemento mais variável em e-learning. Quanto mais avançada a tecnologia se torna, mais opções existem para promover e-learning. As conexões dial-up; foram substituídas por modems de cabo, com velocidade e maior largura de banda. Correlativamente, a qualidade do ensino on-line melhorou porque os computadores eram capazes de apoiar os meios de comunicação. Conforme aumenta a velocidade e os dispositivos se tornam menores e mais móveis, a formação vai se tornar mais flexível e impulsionar ainda mais o crescimento e a popularidade do e-learning. (E-Learning Concepts and Techniques,2006).
As reais vantagens das redes convergentes na EaD,estão relacionadas na aquisições dos equipamentos e na mudança da infra-estrutura da rede que garantem a difusão do conhecimento unificado. É uma oportunidade de inovar a forma de comunicar, garantindo que as mensagens cheguem de forma única, (sejam por: dados, voz ou vídeo ).
Para garantir a onipresença dos alunos, se exigirá uma quebra de paradigmas das instituições de ensino, onde o conceito é: "investimento e não gastar" em equipamentos e infra-estrutura. Esse será o primeiro passo para as redes convergentes tornem-se uma aliada no EaD.
Os retornos, dos investimentos, estão ligados na inovação que, as tecnologias podem trazer. As redes convergentes estão associadas a uma forte redução nos custos operacionais e manutenção das redes e viabiliza o incremento de novas fontes de receita, pois provê uma grande diversidade de serviços multimídia da próxima geração, resultando, portanto, no ROI (Return On Investiment) em um prazo significativamente curto. Possibilitam uma redução de até 80% dos elementos de rede de comutação, resultando em até 40% de redução nos custos operacionais e de manutenção da rede. Ao contrário da atual solução topológica de redes locais, quanto maior a diversidade de serviços, maior será a complexidade nos serviços, e nas manutenções da rede (SIEMENS, 2010).
Sem contar que, estudos recentes realizados pelo Gartner Group (empresa de consultoria em tecnologia de informação fundada em 1979 por Gideon Gartner) apontam que serviços baseados em multimídias, possibilitam um incremento de 20% nas receitas geradas por aluno. Isso Garante maior flexibilidade e rapidez no provimento, confiabilidade e desempenho, que são fatores cruciais para o sucesso nos segmentos operacionais de serviços na EaD(SIEMENS, 2010).
A migração dos serviços paras as redes convergentes viabilizam a implementação de serviços de voz. Atualmente, uma rede por circuito, para uma rede flexível por pacotes ocasionando uma redução nos custos de operação e manutenção da rede para o provimento de longa distância. Garantindo a introdução de melhores serviços como protocolos baseados em MPLS (mutiprorocol label switching) garantindo menores preços do que as soluções tradicionais (SIEMENS, 2010).
Fazendo um paralelo do atual mercado brasileiro de telecomunicação, a desregulamentação e as privatizações no setor acarretaram uma expansão na concorrência e, como conseqüência uma redução considerável na implementação dos serviços unificados. Isso garante um direcionamento certo para investir na infra-estrutura tradicional para uma rede convergente auxiliando a EaD.
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS
As redes convergentes estão revolucionando o modo da educação nas escolas e em todo setor que necessita unificar os seus meios de comunicação. Pode-se observar que ao longo da história, vem ocorrendo uma transição de armazéns isolados de informação para fontes de conteúdo e funcionalidades, tornando-se uma plataforma computacional rica em aplicativos para usuários finais. O crescente fenômeno das redes sociais, caracterizada pela comunicação aberta, descentralização de autoridade e liberdade para compartilhar e reutilizar conteúdos. (OLIVEIRA, 2010)
O uso da internet não pára de crescer em todo o mundo. Empresas migram em massa para a nova tecnologia, baseada na web. A educação começa a quebrar velhos paradigmas evoluindo para novos, no que tange a infra-estrutura e tecnologia disponível. O principal desafio, encontrado na EaD, envolve os profissionais da educação em geral que resistem às mudanças com relação às técnicas de comunicação voltadas ao ensino.
O futuro a EaD resultará em uma revolução na educação somando a um valor, que não pode ser dimensionado. Continuará recebendo atenção crescente por parte dos principais centros de pesquisa educacionais do mundo. Contudo, sua aplicação ainda será pequena, devido à herança de velhos paradigmas, restringindo basicamente ao treinamento universitário. Na prática do Ensino a Distância, em específico, sua utilização, é ainda mais insipiente. Nos próximos anos, novos equipamentos domésticos surgirão, oferecendo capacidade de processamento suficientemente alto para garantir a onipresença dos alunos em seus compromissos educacionais, gerando uma rede de comunicação mais coesa e unificada e virtualmente mais ampliada.
Extremamente importante, o uso das ferramentas tanto em termos financeiros quanto de usabilidade. Elas deverão equipar boa parte dos lares, substituindo as mídias redefinindo o conceito de computador caseiro. Por suas características, elas serão a plataforma ideal para aplicações domésticas em EaD. Dentre as opções de ferramentas de desenvolvimento de aplicações em ensino Virtual disponíveis no mercado, as mais usuais que melhor se adéquam aos projetos de EAD e o Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment (Moodle) que e um software livre. Porém, dentro dos critérios de acessibilidade, alcance, aplicabilidade, vida útil e escalabilidade, o ITutor da KONTIS, se configura como a melhor opção para o desenvolvimento de uma aplicação voltada para o Ensino a Distância.
Apesar de não se tratar de uma novidade, só agora o Ensino a Distância é aceito como uma alternativa à educação tradicional. Ele surge como uma das poucas soluções viáveis no atendimento ao crescimento exponencial da demanda por capacitação. Nos últimos anos, o Ensino a Distância têm se popularizado, tendo a Internet como sua principal mídia de disseminação. A rede mundial de computadores, por suas características funcionais e técnicas, além de seu largo alcance, tornou possível atingir públicos diversos, em programas de porte pequeno, médio ou largo, abaixo custos e com excelentes indicadores de sucesso.
As redes convergentes, aliando-se à educação, estão alcançando a patamares que nunca foram atingidos, devido à falta da tecnologia nos tempos passados. Ela veio para demonstrar o alcance que elas fazem com as ferramentas adequadas para cada tipo de situação. Um bom projeto unificado garante um aprendizado avançado e eficiente disseminando uma cibercultura sofisticada, e alavancando as comunicações humanas.
REFERÊNCIAS
APRENDIZAGEM. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL NA ERA DA INTERNET. Carmem, Maia (organizadora), Editora Anhembi Morumbi ? São Paulo, 2000.
BARCIA, ET ,AL. Pós-graduação a Distância ? A construção de um Modelo Brasileiro:
World Conference on Higher Education. Higher Education in the Twenty-first
Century. UNESCO, Paris. Oct 1998.
BENAKOUCHE, TAMARA. Tecnologia é Sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. Florianópolis, PPGSC/UFSC, Cadernos de Pesquisa no. 17, setembro 1999, 22 p.
E-LEARNING CONCEPTS AND TECHNIQUES IS A COLLABORATIVE E-BOOK, project by Bloomsburg University of Pennsylvania's Department of Instructional Technology students and guest authors. It was a project-based assignment for the online class, E-Learning Concepts and Techniques Spring 2006 and is dedicated in memory of Justin Bennett (1989-2006). It is also dedicated to those who love to learn as well as to those who inspire that love in others.
2006 - Institute for Interactive Technologies, Bloomsburg University0 of Pennsylvania, USA.
LINDEN SCRIPT LANGUAGE. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/LSL>Acesso em: 28 ago.2010.
MARTINS, Ronei X. Introdução a Redes de Computadores. Varginha, Minas Gerais. 2002.
MICROSOFT, DIRECTX. API. Disponível em: < http://msdn.microsoft.com/directx.> Acessado em: 28 ago.2010.
MOLINA, W.F. Análise Das Características Narrativas E Do Ambiente Digital Dos Jogos Em Rede: Um estudo de caso do jogo priston tale. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem)? Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianópolis.
MORIMOTO, CARLOS E. Redes Guia completo. 3ª Edição. 2003.
PALMA, Luciano; PRATES, Rubens. Guia de Consulta Rápida. São Paulo: novatec, 2000.
PERUCIA, A.S.; BERTHÊM, A.C. de; BERTSCHINGER, G.L.; MENEZES, R.R.C. Desenvolvimento de Jogos Eletrônicos. São Paulo, Novatec Editora, 2005.
SANTOS, Jack. Comunicação unificada, a velha nova ordem. CIO gestão, 2008. Disponível: em:<http://cio.uol.com.br/gestao/2008/01/14/a-velha-nova-onda-comunicação-unificada> Acessado: 04 ago.2010.
SENAI. DN. Educação a Distância, algumas considerações. Versão preliminar. Rio de
Janeiro, 1997. 156p. 66
SILVA, Marco. Educação Online: Teorias, Práticas, Legislação, Formação Corporativa. 1.ed. São Paulo: Loyola, 2010.
SILVA, Lázaro Eduardo Da. Apostila de Redes de Computadores. Varginha, Minas Gerais. 2007.
SOUZA, Paulo Nathanael P.. Estrutura e Funcionamento do Ensino Superior Brasileiro. São Paulo:Pioneira, 1991.
SLURL Disponível em: <http://wiki.secondlife.com/wiki/SLURL>. Acesso em: 20 out. 2010.
TANENBAUM, Andrew S. Redes de computadores. 4ª Edição. Vrije Universiteit, Amsterdam,
Holanda, Tradução: Vandenberg D. de Souza, Editora Campus. 2003.
TAYLOR, Philip. Introduction to DirectX 8.0. Nov 3, 2000. Disponível em<:http://msdn.microsoft.com/library/library/welcome/dsmsdn/directx11200
0. htm.> Acessado em : 5 de agosto de 2010.
TORRES, Gabriel. Redes de Computadores. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001.
UNIVERSIDADE DE INDIANA, Virtual Solar System. Disponível em: <http://vss.crlt.indiana.edu/>.Acessado em: 17 de junh. 2010.
VALENTE, Carlos; MATTAR, João. Second Life e Web 2.0 na Educação. São Paulo: Novatec, 2007.
VIANNEY, João ET AL. Laboratório de Ensino a Distância, Um Ambiente para Trocas de
Virtual Worlds Entertainment. Disponível em:< http://www.virtualworld.com/>.Acessado em 10 junh. 2010.
Comunicações Unificadas. Nova onda das Comunicações.Disponível em:<http://cio.uol.com.br/gestao/2008/04/14/a-velha-nova-onda-comunicacao-unificada/>Acessado:20 ago. 2010
MICROSOFT.Disponível em<http://www.microsoft.com/brasil/corporativo/businessvalue/communications.mspx.>
SENAI. EaD.Disponível em :<http://: www.senai.br/ead/celular/>Acessado:18 agos.2010.
MEC,Portal.Disponível;em:<http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=289&Itemid=356/>Acessado: 18 junh.2010.
autor
Alex oliveira Abreu batista
coautor1
Anibal S.Junkemur

 http://issuu.com/alexoab/docs/artigo_as_redes_convergentes__uma_a