INTRODUÇÃO

Nos últimos tempos, as inovações tecnológicas têm sido cada vez mais constantes no nosso dia-a-dia. Nesse contexto, surge o universo da internet, que começou em 1969, nos Estados Unidos, com intuito educacional, onde pesquisadores se conectavam para troca de informações, via e-mail, entre grandes laboratórios de pesquisa. Logo após em 1991 é criada a Word Wibe Web, na Suíça, que se propagou rapidamente por todo o mundo devido a sua versatilidade e espacialidade topográfica, característica do hipertexto, textos conectados por links eletrônicos, no qual "A escrita eletrônica pode ser tanto uma representação verbal quanto visual, sem limites para seu desenvolvimento". (ARAÚJO, 2005, apud BOLTER, 2001, P. 36).
Essa inovação traz consigo cada vez mais adeptos, e em meio a adequações e aprimoramentos que passam a existir na internet, surgem os sites de relacionamento, como orkut, facebook, twitter, MSN, chats, blogs e comunicadores instantâneos em busca de interação, onde os internautas podem interagir em tempo real com um indivíduo de qualquer parte do planeta e de forma dinâmica acontece a simplificação do idioma nesta nova escrita.
Essa nova linguagem exige rapidez em seu dialogo, objetivando assim ganhar tempo sem perder as informações, mesmo que isso atropele as normas gramaticais.
A internet já faz parte do cotidiano de milhões de pessoas nesse universo virtual, onde a comunicação é feita por uma linguagem diferenciada, com abreviações, como os emoticons que são uma seqüência de caracteres tipográficos, ou também, uma imagem, que traduz ou quer transmitir o estado psicológico, emotivo, de quem os emprega, por meio de ícones ilustrativos de uma expressão facial. Hiperlink, que permitem o acesso fácil entre as diversas páginas (navegação) e mesmo a movimentação rápida dentro de um texto longo, e oralidade na escrita.
Assim a internet vem moldando a linguagem virtual, que pode ser encontrada em sites com programas interativos, cada um com suas peculiaridades e uma escrita particular, nesse ambiente que influencia a linguagem através de seus membros, que a utilizam em seus bate-papos.

OS SITES DE RELACIONAMENTO

Em meio a diversos sites de relacionamento existentes, os que possuem maiores usuários cadastrados são os citados acima, com milhões de usuários cadastrados. O orkut, por exemplo, é uma rede social filiada ao Google, criada em 24 de Janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas e manter relacionamentos, o alvo inicial do orkut era os Estados Unidos, mas a maioria dos usuários são do Brasil e da Índia. No Brasil é a rede social com maior participação de brasileiros, com mais de 23 milhões de usuários em janeiro de 2008. O facebook , é uma rede social lançada em 4 de fevereiro de 2004. O website possui 750 milhões de utilizadores usuários que criam perfis com fotos e listas de interesses pessoais, trocando mensagens privadas e públicas entre si e participantes de grupos de amigos. O MSN, Messenger, é o maior portal do mundo com mais de 250 milhões de usuários únicos, espalhados por todo o mundo. Os chats são "o ponto de encontro, a mesa do bar, o banco da praça, onde pessoas de todo o país se encontram para um bate-papo descompromissado ou nem tanto". (STORCH; COZAC, 1995).
Nesses sites estão inseridos todos os tipos de pessoas: crianças, adolescentes, estudantes, intelectuais, loucos, carentes psicologicos, engenheiros, micreiros, pilotos de aviao, todos em busca de contato social cada vez mais dificil nessa guerra em que se tornou a vida. Mas, a informatoca nao esta presente apensas nos sites de relacionamente, esta inclusa em diversos ambientes, um deles é a educação.
Falar sobre informática na educação é ao mesmo tempo e corresponder às necessidades de uma sociedade informatizada, mas com um índice de info-exclusão absoluta. Há ainda muita euforia popular, e mesmo intelectual, em torno da Internet. As mudanças sociais produzidas e previstas por causa disso, se não chegam a causar espanto, mas entendê-lo como um fenômeno que produz subsídios que possam diminuir o grande hiato que vai do analfabetismo ao letramento digital.
A escola deve aprender a lidar com esse formato de escrita que é mais complexo do que um simples ato de falar por escrito. Pois aí ocorrem interferências que não vêm da oralidade e sim de outros modos discursivos. Pois, na fala usual existem gestos, mas não existem as carinhas, os emoticons e outros recursos da Internet.
A escrita nas salas de aula vem precisando ser renovada, por causa da chegada da revolução tecnológica, que surgiu através do computador. Assim, sendo a maneira de escrever foi perdendo a sua característica e a sua originalidade. Os alunos se deparam com uma linguagem simples, sem regras e acessível a todas as camadas sociais.
Essa nova linguagem, muito fácil de expressar vem se alastrando nos centros educacionais de forma tão lastimável que vem merecendo uma reflexão sobre os impactos que a internet vem causando. Com isso, a mudança da cultura escrita para a tecnologia digital causou um impacto para aqueles usuários viciados ao mesmo procedimento escrito.
A linguagem virtual modificou o processo de escrita e leitura que passou por uma mudança espantosa para quem procura analisar criticamente a produção dos alunos. O que vem sendo observado é que o aluno não está conseguindo diferenciar à escrita que se prende a um texto dissertativo, por exemplo, de um texto escrito utilizado em sala de bate-papo. Acredita-se que essas duas produções têm o seu valor semântico, mas que uma não pode ser utilizada no lugar da outra.
Do mesmo modo, os adolescentes são os grandes usuários das redes de internet do mundo. O único problema é que a escola não tem acompanhado este processo. O professor ainda ficou vinculado a era moderna. O que vem trazendo um descompasso muito grande em relação ao processo de aprendizagem dos alunos. Estes preferem ficar horas no computador, onde acreditam que aprendam muito mais, e na maioria das vezes realmente aprendem, a frenquentar escolas onde o professor se encontra na época barroca ou moderna. O que acaba por gerar um fenômeno global de desinteresse pelas formas tradicionais de saber e a emergência do fracasso escolar. "É preciso renovar a cada dia, pois o tempo das novas tecnologias é homogêneo, racional, linear, enquanto que o tempo humano é descontínuo e diferenciado". (WOLTON, p.105, 2007)
As escolas também estão se transformando drasticamente. Na rede particular de ensino, muitas das escolas de elite das grandes capitais já têm o uso de computadores e de redes de informática em seus currículos. Apenas na rede pública, estes processos se encontram instaurados de uma forma incipiente, preservando a velha diferença entre escolas de periferia sem equipamentos e professores adequados e escolas, para uma minoria, com uso de alta tecnologia.
A partir da informática entramos em um universo novo. Nunca estes processos estiverem tão evidentes e de uma forma tão reveladora. Tudo o que aparece nos computadores nos reflete diretamente. O sexo, o medo, o saber, a cobiça, o despreendimento, etc. Através dela, o contato com as demais pessoas é sempre uma possibilidade. Dos desertos a floresta amazônica, das cidades densamente populosas, as pequenas cidades do interior do estado. Não há distância que resista ao plugar da internet.

CONCLUSÃO

Contudo, a sociedade moderna trouxe um mundo direcionado para a razão, para o desenvolvimento da mecânica através de novas maqúinas, para a busca do sentido e da autencidade. No entanto, tudo isto se iniciou e já foi embora, o período agora é outro. Vivemos sob o impacto da chamada sociedade pós-moderna que apresenta o cotidiano com a tecnologia eletrônica de massa e individual, visando à sua saturação com informações, diversões e serviços.
A quantidade de usuários desta rede que se espalha pelo mundo é espantosa, mai será que estes usuários estão se conectando ou se isolando? É importante que todos se atualizem sim, mais que essa linguagem não ultrapasse para o mundo real, é necessário que os internautas saibam diferenciar bem as duas formas de linguagem e usá-las, cada uma no seu ambiente e que todos os educadores não fiquem alheios a situação, mas que necessitam encontrar estratégias para ajustar a medida adequada entre o modernismo de que dispõem, e o peso da tradição que os ajudam a se tornarem conscientes e críticos. A virtude é o caminho do meio e encontrá-lo é dever de quem tem, por incumbência, a obrigação de mostrar o que já foi trilhado, acrescentando a necessidade e a possibilidade de se utilizar novas ferramentas para a construção da aprendizagem.






















REFERÊNCIAS
ARAÚJO, J. C; RODRIGUES, B.B (orgs.). Interação na internet: Novas formas de Utilizar a Linguagem. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005.
Pereira, A. B. R. F. MSN e Linguagem Virtual: Estudo da Influência na vida de Adolescentes. Disponível em: http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_38082326840.pdf. Acesso em: 12 de maio de 2011.

Uirapuru, M. A. de O. C. LINGUAGEM VIRTUAL COMO INSTRUMENTO DE
CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO. Disponível em: http://alb.com.br/arquivomorto/edicoes_anteriores/anais16/sem15dpf/sm15ss10_06.pdf. Acesso em: 10 de maio de 2011.
STORCH,L.W; COZAC, J.C. Relações Virtuais: o lado humano da comunicação eletrônica. Petropólis: Vozes, 1995.
WOLTON, D. Internet e depois? Uma teoria crítica das novas mídias. Porto Alegre: Sulina- 2ª edição, 2007.