Análise de estudos sobre investigação forense computacional em sistema Unix alterado por rootkits

Bruno Siqueira da Silva

URI Santo Ângelo – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Departamento de Engenharias e Ciência da Computação – 8º Semestre

[email protected]

 

. Introdução

Atualmente, a utilização de computadores tem aumentado exponencialmente, tornando-o parte integrante da sociedade: o uso do computador e da internet para realização de transações bancárias, envio de e-mail, compras e vendas etc., são alguns exemplos. Dessa maneira, surge à necessidade de avaliar como essa utilização vem sendo feita, uma vez que, infelizmente, aqueles que cometem crimes não estão alheios a esse movimento.

Nesse artigo buscou-se analisar um tipo especifico de comportamento aplicado por criminosos em sistemas Unix, nesse caso, a alteração do sistema utilizando rootkits e, ainda, verificar como esse tipo de comportamento poderá ser acompanhado através de uma perspectiva Forense, ou seja, avaliar a influência dos rootkits na Computação e Perícia Forense. Nesse contexto, toda a análise visa também atender a tarefa/atividade proposta pela disciplina da Computação Forense, dos Cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da Universidade a qual pertencem os alunos envolvidos.

As atividades solicitadas na disciplina de CF envolvem a realização de o estudo crítico de artigos: apresentando os problemas de cada um, os pontos positivos e negativos, suas correlações, as contribuições individuais, adicionais entre um e outro e a dos autores para a área.