Você sabe o que são os Alt Codes? Alt codes são caracteres especiais que podem ser realizados no computador, representando símbolos diversos e letras do alfabeto.

 

Todos os caracteres (símbolos e letras do alfabeto) são realizados a partir do comando da tecla Alt mais o comando do teclado numérico do computador.

 

Algumas combinações de códigos não são práticas, isto é, é mais fácil, rápido e prático digitar no teclado normal uma letra, do que realizar um código numérico para escrever a mesma letra. Porém, para alguns símbolos, é mais prático utilizar os Alt codes do que procurar este símbolo na internet ou no Word e copiá-los para o local desejado.

 

Para que os alt codes sejam realizados, é necessário que a opção da tecla Num Lock esteja ativada (com a luz acesa). Se a tecla não estiver ativada, ative-a.

 

Os Alt codes são muito úteis para algumas pessoas, dependendo da linguagem que as mesmas utilizam.

 

Para inserir os caracteres, além de precisar que a tecla Num Lock esteja ativada, você precisa pressionar a tecla Alt e mantê-la pressionada enquanto digita a sequência de números que são responsáveis para a criação dos símbolos e/ou letras.

 

Para realizar os códigos, você precisa conhecê-los. Na internet é possível encontrar as tabelas completas com os Alt codes.

 

A princípio, as tabelas encontradas na internet são compatíveis com o sistema operacional do Windows, não sendo possível, talvez, utilizar esses Alt codes em sistemas operacionais como MAC ou Linux. Na internet você também pode procurar informações sobre a existência de Alt codes para sistemas operacionais diferenciados, que não sejam Windows.

 

Do comando Alt 65 até o comando Alt 122 você possui as letras do alfabeto, entre minúsculas e maiúsculas. Porém, é mais prático utilizar o teclado convencional do que utilizar os Alt codes para escrever textos.

 

Do comando Alt 48 até o Alt 57, você poderá realizar os números de 0 a 9, em ordem crescente.

 

Do comando Alt 58 até o comando Alt 64, você poderá realizar os sinais de pontuação, como interrogação e símbolo de igualdade

 

Do comando Alt 0192 até o comando Alt 0245 você poderá encontrar letras do alfabeto com acentuação, variando entre letras minúsculas e letras maiúsculas. Também, do comando Alt 128 até o comando Alt 141 você também encontrará letras do alfabeto acentuadas (incluindo letras utilizadas no alfabeto de outros idiomas, como na língua espanhola, por exemplo).

 

Como foi dito, os Alt codes podem parecer inúteis de início, pois é muito mais prático, fácil e rápido utilizar o teclado normal, com letras e números. Porém, em algumas profissões e para alguns profissionais, os Alt codes são indispensáveis no quesito rapidez. Por exemplo, uma pessoa que precisa utilizar sinais de fração, terá muito mais praticidade se realizar o código com o teclado (Alt 71, por exemplo) do que se precisar abrir o programa Word e procurar em símbolos o sinal que indica fração.