Cada vez mais novas tecnologias vêm assombrando todos e no universo automotivo não são nada diferentes. A cada dia surge alguma novidade que transformará o modo de pensar de quem dirige, além de influenciar bastante na decisão de compra dos consumidores.

Recentemente, a General Motors fechou uma parceria com a RelayRides, empresa especializada em partilha de automóvel, no qual a ideia central é fazer os proprietários do carro da marca ganharem um dinheiro a mais. Mas como fazer isso? Simples. Alugando seus carros. O nome do projeto é OnStar, que já está virando febre nos EUA, país de origem desse projeto.

Veículos antes que não tinha nenhuma outra funcionalidade agora poderão render um pouco mais de dinheiro extra no final de mês. E o melhor, sem a necessidade de instalação de hardware ou de contato direto com o “cliente”, porque o OnStar possui um serviço que rastreia todos os movimentos do veículos, deixando essa tarefa bem mais confiável e segura.

A cada ano que passa esses serviços de rastreamento por GPS avançam e rompem barreiras antes nunca pensadas. O serviço GPS é útil em praticamente todas as situações e profissões que você possa imaginar, principalmente para quem trabalha dentro de grandes cidades, e que às vezes precisa saber com rapidez e precisão o seu destino para o cumprimento de tarefas estabelecidas, como reuniões e/ou vendas em geral.  O mercado teve uma grande alta nos últimos, sendo possível achar aparelhos com preços bem acessíveis.

Mas, ao que tudo indica, seu tempo de vida será curto. Sim, um substituto para o GPS já está a caminho. Galileo, o nome desse nosso projeto, está sendo desenvolvido pela União Europeia e planejado para entrar em operação em 2014.