O rádio móvel surgiu como uma descoberta em meados dos anos 20, tendo seu uso pelo setor policial e como experimente. A frequência usada era diferenciada das rádios convencionais da época para que não acontecesse problemas na transmissão. Com as necessidades que surgiram, as firmas foram se especializando nos equipamentos fazendo com que vários modelos fossem idealizados e adaptados nos vários nichos que são atendidos.

As mais diversificadas firmas se utilizam do radio móvel, assim como fábricas do setor de segurança, de nichos governamentais, do ramo de hotéis, minério, indústria petrolífera, entre tantos outros que precisam de uma transmissão móvel correta e direcionada entre os funcionários e cada um dos profissionais. Uma das características mais interessantes do radio móvel é sua alcançabilidade por volta de 50 km de sua base sem precisar de bases repetidoras. Se o consumidor tenha necessidade de uma transmissão que busque mais distanciamento poderia utilizar variadas bases repetidoras multiplicando o alcance de forma ilimitada. Tal especificação é um ponto de destaque melhor nos ramos das comunicações móveis. Existem produtos que dispõem de bases fixas em veículos e isso é importantíssimo para as firmas que trabalham com mudança de bens.

Os rádios poderiam ser analógicos ou digitais, e a utilização vai depender do que precisaria o cliente. Isto poderia ser observado pela firma fabricante ou pela revendedora dos aparelhos que avaliará as necessidades prementes do usuário e deixar à disposição o que ele precisará, desenhando um perfil completo. Se a firma necessitar de um equipamento mais rígido constituído de alumínio fundido, como exemplo, porque possui locais em que outros elementos não seriam os mais adequados, ela poderá apostar em tal tipo de equipamento que obterá bons resultados ao fazer uso. Todas essas observações poderiam ser passadas pelo revendedor da grife que conhecerá exatamente o que poderá oferecer para agradar o cliente.

Há vários espécies de rádio móvel em disponibilidade no mercado e todas as grifes podem oferecer produtos com especificidades especiais e de acordo com várias necessidades. Ao ter em mente a aquisição de um aparelho, deve-se proceder uma observação intensa em relação às compras disponíveis e aquilo que cada uma oferece ao cliente. Há rádios onde se pode acontecer diálogos entre pessoas, proceder um bloqueio seletivo caso haja roubo, rastrear o aparelho, fazer a transmissão por controle de voz, sempre focados para se adaptar aos variados tipos de perfis observadores que buscam por esses aparelhos.