Nas últimas oito décadas, é possível perceber a aceleração avançada das inúmeras tecnologias. Há algum tempo atrás, as pessoas utilizavam-se dos meios mais íntimos de relacionar-se com familiares, pois tendo apenas o rádio e o correio como meio de comunicação, davam-se ao prazer de visitar seus parentes mesmo em terras mais distantes, proporcionando-se o prazer e a alegria do convívio familiar.

Havia inúmeras pessoas que participavam das reuniões que duravam até uma semana. Nesta época era costume usar como meio de diversão o encontro entre famílias, vizinhos ou amigos distantes.

Com o passar dos anos começam a surgir ínfimos meios de comunicação e com eles tecnologias avançadas, que vieram proporcionar conforto e distanciamento entre as pessoas. Muitas máquinas frias surgiram para substituir as relações humanas. Vejamos por exemplo o carro: que instrumento espetacular, inventado á quatro rodas e que em menos de 24 horas podemos estar em inúmeros lugares diferentes. Veja bem que este é apenas um exemplo. Façamos uma analise de alguns destas tecnologias.

A TV, diferentes tamanhos, formas, cores e na maneira preguiçosa de se divertir o homem passa a substituir as festas, pelo programa fútil e sem cultura.

O telefone e em seguida os milhares e cada vez mais sofisticados aparelhos celulares, permitiram que as conversas pessoais do "olho no olho" fossem substituída pelo sentido escutar, as vezes superficialmente, quando ao mesmo tempo em que se fala, se ouve e se faz uma terceira atividade.

A internet, que ferramenta fantástica, onde em tempo real podemos conversar com pessoas do mundo todo, viajar por diferentes mares porém nem sempre chegar a um porto seguro. A carta que demorava meses para chegar, foi substituída pelo email, que enviado em segundos chega ao destino desejado. A pesquisa cyber é feita em poucos minutos e os livros passaram a ser esquecidos nas prateleiras da biblioteca.

Se falássemos dos prós e contras da internet o tema jamais se esgotaria, pois ao mesmo tempo que é uma ferramenta fantástica também é altamente prejudicial ao ser humano. É através dela que os pedófilos invadem o lar de milhares de crianças e é também através dela que a vida particular das pessoas fica exposta. É preciso pois cuidado redobrado, com crianças e adolescente, e não só, adultos também estão se deixando levar pelas armadilhas tecnológicas.

A crescente aceleração tecnológica contribui para o afastamento das relações humanas. É a tv, o celular e a internet que substituem gradativamente o encontro entre as pessoas. As relações esfriaram e há famílias que no próprio ambiente do lar, se comunicam através do bate-papo ou do celular. Cada membro cria seu ciberespaço e nele projeta um mundo irreal, onde a comunicação entre familiares, vizinhos e amigos torna-se fria e distante.

É preciso rever conceitos e resgatar valores, abrir a janela da alma e voltar a apreciar as coisas belas que a vida oferece, como um passeio pelo parque, uma conversa entre amigos, uma visita a um familiar distante. E preciso estar atento aos bons momentos que perdemos ao fechar a porta do nosso quarto e conviver com a máquina.

Convido você a buscar uma relação de afeto e de proximidade com o ser humano. Nada substitui, e nada é tão importante e tão saudável como o toque, o calor humano e o abraço.