Professor Ms. Cicero Silva
Profa.Esp. Walcerly Maria Peloggia Gimenez
Professor.Esp.Walter Alves Sousa Junior.

Um misto da velha e nova economia faz com que os cliente híbridos sejam atraídos. Muitas organizações já perceberam a importância e a necessidade de abordar o atendimento aos clientes como Gestão Estratégica, inclusive como fator de sobrevivência no mercado competitivo, fortalecendo o E-Commerce, com meios e plataformas eletrônicos para conduzir os negócios de uma empresa com maior rapidez e precisão em uma faixa ampla de tempo e de espaço, a um custo reduzido e com capacidade de customizar e personalizar as ofertas. E, o que leva os clientes a comprarem segundo sua percepção é a maximização do valor. O maior valor para o cliente é definido como a diferença entre benefícios e o custo total. Estes serões, assegurados através de pessoas bem treinadas pelas empresas, com autonomia e responsabilidades, agilizando o processo e, também, pelas regras legais e o comprometimento das organizações em fornecer um bom serviço e/ou produto.

1. INTRODUÇÃO

Encontramos na economia e em muitas empresas, um misto da velha e nova economia onde as empresas mantêm habilidades e competências que funcionaram no passado, e que para continuarem prosperando necessitam adicionar novos conhecimentos e praticas de gestão. Elas necessitam estar presentes tanto of-line quanto on-line para atrair os clien-tes híbridos, isto é; clientes que efetuam suas compras tanto no modo tradicional (velha economia), quanto através das lojas virtuais (nova economia).
Podemos citar como exemplo as lojas Americanas.com, que está adaptada às práticas de marketing para atender a essas novas condições.
Muitas organizações já perceberam a importância e a necessidade de abordar o atendi-mento aos clientes como Gestão Estratégica, inclusive como fator de sobrevivência no mercado competitivo, fortalecendo o E-Commerce.
Para alcançar este objetivo, abordar a fidelização, e-commerce, relacionamento com o cli-ente, pós-vendas e o código de defesa do consumidor, são imperativos na elaboração das estratégias das organizações na busca pela excelência no atendimento.
Não esquecendo que a linha de frente, os colaboradores de contato diretos, devem estar preparados para as divergências comportamentais de cada cliente. O treinamento e a qua-lificação se tornam necessários para a ajuda na busca da conquista e fidelidade desses.