A importância do alternador



Altenardor gerador de energia

O alternador é responsável pela energia elétrica,é o alternador que alimenta os outros componentes elétricos,além de manter a bateria carregada.
Uma das característica interessante do alternador é gerar mais energia quando a bateria esta descarregada,o seu nome é referencial ao tipo de corrente produzida.esse produto funciona de acordo com o fundamento da indução eletromagnética: a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo etromagnético que induz a movimentação de elétrons nas bobinas do estator,resultando uma corrente alternada.
Em alternadores automotivos,existe a adição de dois componentes fundamentais: a placa retificadora,que transforma a corrente alternada em contínua,e o regulador de tensão responsável pelo controle da tensão.

As três principais função do alternador

1.carregar a bateria.
2.fornecer energia elétrica para alimentar os outros componentes eletrônico do veiculo.
3.poupar energia armazenada na bateria,quando o motor esta em funcionamento.

Alternador e seus componentes

O estator tem a função de criar corrente elétrica.os defeitos mais comuns no estator são os curtos circuitos nas bobinas e lamina de aço.O rotor tem a função de formar um campo magnético que tem como resultado a correte elétrica.os defeitos encontrado no rotor é o curto circuito entre os fios da bobina,o que provoca a diminuição até mesmo a ausência total na capacidade de gerar corrente elétrica.
Placa retificadora
Transforma a corrente alternada que é produzida pelo alternador em corrente continua usada para repor a carga da bateria e alimentar os outros consumidores de energia do carro.defeitos mais comuns diodos queimados,luz indicadora no painel.
Regulador de tensão
O regulador de tensão tem como função proteger os equipamentos que fazem uso da energia gerada pelo alternador controlando a tensão produzida em qualquer regime de rotação do motor.