A escolha das palavras é a parte mais importante do sucesso de um site. Temos que ter sempre em vista que aquilo que procuramos normalmente com um site, é vender algum produto ou serviço ou num outro nível, dar a conhecer qualquer coisa que possa interessar a terceiros.

Se bem que possa ser agradável ter um tráfego elevado num site, se quem nos visita não está interessado no que temos para oferecer ou vender, é um movimento do qual não vamos beneficiar grandemente. É preferível ter 100 visitantes únicos (aqueles que chegam pela 1.ª vez ao site e não estiveram já anteriormente) com interesse em comprar, do que 300 visitantes que chegam ao site por engano e rapidamente desaparecem ao fim de 3 ou 4 segundos.

A procura daqueles que nos possam interessar ter como visitantes ("target traffic"), é essencial para a contagem das conversões (aqueles que clicam numa encomenda de um artigo ou produto). Diz-se que uma página teve uma conversão de 2% quando em 100 visitantes chegados àquela página, houve 2 que compraram o que lá havia para vender.

Quanto maior for o número de palavras mais possibilidades há de atrair interessados.

Procurar "Stand de automóveis" não é a mesma coisa que procurar "Stand de automóveis em Lisboa". Além de ser mais fácil de optimizar por haver menos procura, quem entrar no site já sabe da sua localização. Este raciocínio está também ligado ao que se chama pesquisa por "long tail" (termo englobando três ou mais palavras que o torna menos vulgar, aumentando a possibilidade de gerar visitantes). Este tipo de pesquisa é normalmente menos trabalhado em termos de SEO, no entanto grande parte das pesquisas são efectuadas utilizando-se quatro ou mais palavras, portanto devemos numa fase inicial optimizar as páginas sob esta perspectiva.

Saiba mais sobre :

Otimizaçao de site