Após dezoito meses de aulas assistidas no curso de pós-graduação em
Gestão da Informação pela PUCMINAS, proferiu-se uma gama de estudos sobre novas tecnologias implantadas em ambientes corporativos, facilitadoras da circulação informacional interna e da recuperação estratégica da informação tanto em plataforma de negócios quanto em unidades administrativas focadas no uso e na distribuição da informação (Centros de Referências da Informação, Unidades Logísticas, Unidades de Projetos, Unidades de Produção, dentre outros).
A princípio, deve-se dizer que, durante a pós-graduação, o entendimento da relevância e da complexidade de alguns processos administrativos quanto ao envolvimento consciente do enquadramento funcional específico e competente na designação objetiva de conceitos-chaves (por exemplo, workflow, staff) e dos propósitos que levam ao implante de ferramentas tecnológicas na tentativa de suplantar erros e de gerar resultados, atenta-se ao entendimento sobre a eficácia da simplicidade e inovadora usabilidade da tecnologia blog. Pois sim, o fluxo de trabalho
exigindo seqüência, cumprimento de metas e rotinas administrativas presentes nos sistemas de workflow são indagadores quanto a eficiência dos perfis competentes presentes na execução de tarefas subordinadas aos objetivos da própria organização - foco sempre direcionado no fortalecimento da marca corporativa perante o setor o qual a empresa concorre.
Parece-me que, como muitos administradores e empresários procuram discutir acerca das organizações do futuro, o staff corporativo abarca respostas motivadoras quanto a execução competente de modelos de processos (workflows), modelos de aprendizagens (e-learning) e teorias de desenvolvimento de talentos contínuos (cores competence), por assim dizer, possuindo a tecnologia blog como suporte motriz na agregação de tantos valores específicos com metas e objetivos diferenciados.
Considerando-se que, de uma organização para a outra, a crença de que todo o aparato estratégico organizacional estará envolvido por meio do staff e por meio das tecnologias presentes, acreditando serem eficazes na automação de processos corporativos. Acredita-se na possibilidade de suplantação do banco de talentos por meio da tecnologia blog, aparato que poderá permitir a possibilidade de transmissão do conhecimento de um colaborador para o outro de acordo com algumas regras. Neste sentido, o staff, em si, abraça estrategicamente a arquitetura informacional entre a especificidade e a essencialidade das competências corporativas imputadas na realização deste fluxo de trabalho eficiente.
Vê-se, então, a essencialidade das competências essenciais. Foca-se o indivíduo e suas instâncias individuais em processos corporativos, lembrando-se que, o essencial deverá estar em ensinar o indivíduo a ser o sujeito corporativo de suas ações, evidenciando-se a essencialidade dos conhecimentos anteriores a sua chegada no mercado de trabalho ou anterior a sua chegada na organização presente em um determinado setor. Encontra-se, nestes sujeitos, o profissional operacional e especializado durante a ativação de processos corporativos ao associar suas competências a um conjunto específico de dados relevantes na instância entre o indivíduo e a organização para o funcionamento bem sucedido da máquina administrativa e dos negócios corporativos.
Sendo assim, mudanças positivas e interativas, configuradas entre parcerias outside-in, quando acopladas na diversidade corporativa essencial, agregam valor contínuo aos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento específico de produtos e serviços competitivos nas organizações. Executivos e administradores, profissionais interligados ao escalão das altas gerências administrativas, mostram-se insistentemente preocupados em salvaguardar as competências essenciais representadas pelo capital intelectual presente ao tentarem escapar da miopia dos atuais mercados servidos. No entanto, projetos focados nos resultados de propostas já conhecidas como agenda de competências, direcionadas para o futuro organizacional, são criados como medidas importantes para interpretações e complementações dos variados aspectos e características aprimoradoras deste valor.
Os blogs surgem como propostas tecnológicas inovadoras, ampliadoras e amplificadoras de territórios, acreditando serem eficazes na constituição destas agendas de competências corporativas. Das muitas ferramentas tecnológicas de administração de conteúdos, ao acoplar suas vantagens ao conceito e propósito do mapa de competências específicas e essenciais, sua excelência instrumental adicionadora de valor é, por si só, fertilizadora de conhecimentos cruzados acerca do desempenho e do conteúdo de competências compostas por um capital intelectual poderá ser instilado por meio das lideranças de unidades organizacionais.
Assim, este trabalho pressupõe a práxis do estudo de um sistema inteligente de mapeamento de competências através da aplicabilidade funcional deste portal encontrado facilmente na web 2.0 e atualmente na web 3.0 (web semântica) onde confiança e trocas de conhecimento, aprendizagem em equipe, aperfeiçoamento de habilidades técnicas e aprimoramento do corpo especializado, inauguram este modelo inovador de portfólio, inserindo esta ferramenta no contexto corporativo. Seu propósito poderá vincular a práxis do monitoramento acerca das competências do banco de talentos, como também poderá denotar a crescente co-responsabilização entre o planejamento empresarial e o corpo edificante de processos contínuos em torno das competências específicas, visualizando-se o aprimoramento de perfis potencializados de conhecimento acerca da informação agregada e distribuída internamente.
Torna-se importante ressaltar que este trabalho foi realizado por meio de referencial teórico, explorando a literatura em gestão da informação no âmbito da inteligência competitiva e do capital intelectual organizacional. Nenhuma literatura sobre blogs corporativos foi encontrada com embasamento ciêntífico para a formulação deste estudo. A observação de contextos envolvidos nesta práxis tecnológica foi analisada e discutida por meio de uma rede de relacionamentos virtual, sem a citação de
exemplos técnicos ou corporativos no mundo organizacional.