Tanto empresas iniciantes como as mais experientes podem cometer erros no envio de e-mails. Por isso, é importante se preparar para usar o e-mail marketing corretamente, prestando atenção em alguns códigos de etiqueta que devem ser respeitados para que você não cometa nenhuma gafe.

Separamos a seguir algumas dicas para se preparar e garantir melhores resultados no e-mail marketing:

1. Assunto do e-mail

Não adianta nada caprichar no conteúdo presente na mensagem e errar na hora de preencher o campo de assunto do e-mail. Como tal espaço é a primeira coisa que qualquer contato visualiza, você deve chamar a atenção da pessoa assim que ela passar os olhos sobre a caixa de entrada.

Mais do que incluir uma mensagem chamativa, você precisa ser simples e objetivo, sintetizando em no máximo 50 caracteres o conteúdo que o destinatário encontrará ao abrir o e-mail. Além disso, evite palavras em caixa alta e acentos gráficos, pois tais elementos são barrados por filtros antispam.

2. Conteúdo do e-mail

Depois de vencida a primeira batalha, é a vez de se precaver para que o interesse do internauta seja mantido até que ele finalize a leitura da mensagem contida no e-mail. Logo, utilize uma linguagem acessível, a fim de estabelecer um diálogo efetivo com o contato.

Outra recomendação é não usar palavras que aumentam a chance de o e-mail ser considerado lixo eletrônico. É o caso das seguintes expressões: imperdível, não perca, ganhe, promocional, entre outras.

3. Tratamento personalizado

Não esqueça que a abordagem deve ser bastante personalizada, por isso, faça a lição de casa e envie conteúdos relacionados aos interesses de cada contato. No decorrer das mensagens, aproveite para conversar com o leitor, fazendo perguntas e inserindo o nome da pessoa. Assim, você demonstra que cada destinatário recebe um tratamento específico e de acordo com as suas necessidades.

Ao final, coloque a opção de link para que os interessados façam o descadastro, permitindo que quem deseja cancelar o recebimento de e-mails não precise se estressar. Desse modo, mesmo perdendo um contato, você evita que tal usuário tenha uma má impressão do seu negócio.

Que tal começar a aplicar as 3 dicas para melhorar seu e-mail marketing agora mesmo?