A metafora do Universo: O Universo do Pensamento.

                                Este trabalho, a metáfora do Universo, com o Universo do pensamento, tem como propósito retratar, analisar, explicar e refletir os textos: ”Visão mundos a luz da teoria piagetiana :a linguagem como forma de interação entre eles”.(https://www.webartigos.com/artigos/visao-de-mundos-a-luz-da-teoria-piagetiana-a linguagem-como-forma-de-interacao-entre-eles/112309).e “Astronauta do pensamento”.(https://www.webartigos.com/artigos/astronauta-do-pensamento/162756), divulgados neste site: https://www.webartigos.com/ por eu Gilmar Martins de Souza. O objetivo central é interagir com os leitores para que eles possam entender e compreender com mais clareza o sentido e os objetivos de trabalhar com os temas em questão, cujo foco de estudo é o pensamento do individuo.

                               Nada foi programado, os temas as ideias e os conceitos  foram surgindo do nada. As lembranças foram acontecendo, e na medida que vinham na memória, as palavras foram surgindo e digitadas. De pouco a pouco   encontrei-me .num emaranhado conceitos sobre aquelas lembranças. A primeira sensação foi entender que tudo aquilo estava sendo como uma visão tirada da imaginação, como um joguinho de quebra-cabeças. E ao interpretar e analisar os conceitos, e se colocar como sujeito,  reparou que com a devida montagem, tudo estaria  girando em torno de si, sendo centro de tudo e de todos,  e dai ocorre a primeira ideia "Visão de mundos a luz da teoria piagetiana: a linguagem como forma de interação entre eles". Parecia estar ainda  faltando alguma coisa, tinha que ter um personagem nessa História, ocorre a segunda ideia "Astronauta do Pensamento". Elaborado os dois temas, percebi que eles levavam a uma outra ideia ou outro contexto, a "Metáfora do Universo" ou "Universo do Pensamento".

                        A "metáfora do Univetso" é uma comparação ao Universo real, é uma ferramenta utilizada pela minhac alto imaginação para referir ao tema em questão e retratado nesse trabalho. O mundo real envolve todo espaço geográfico, as galáxias (compostas de nuvens, de gás e poeira,)  e os astros que nelas existem ( o sol, a lua,os planetas, os asteroides, por cometas, estrelas e satélites, unidos pela força gravitacional1)                                               E é neste Universo pararelo que se encontra o personagem Astronauta, ele viaja nesse mundo abstrato, subjetivo,, imaginário, pessoal, mas que ao mesmo tempo muito real, pois é nele que está registrado o seu eu, a sua força gravitacional e sua própria personalidade, ou seja, a racionalidade. Ou nao! Vai depender de cada sujeito e sua capacidade de pensar e de agir.                                                                                                       A mente humana é como um viajante no espaço que navega dentro do seu próprio pensamento. A imaginação, as reflexões, as lembranças e o sono, são momentos muito especiais pra cada sujeito, isso porque é quando ele está em constante  movimento,  ele não para, ele está se vendo, conhecendo a si e os outros mundos, ou seja, os outros sujeitos.                                                       O astronauta do pensamento se vê  diante de dois mundos, o das matérias, que é o mundo real, é o imaginário que é onde concentra o seu próprio  ego, o seu  pensamento.                                                                                                                    O seu mundo é muito mais complexo, ele se vê sozinho, de um lado escuridão e de outro muita luz, muita força. O primeiro é um lugar de poucas lembranças, confuso e de pouca assimilação. É nesse espaço que as forças ou as almas surgem e que de pouco a pouco se afastam rumo ao caminho das luzes. E na fronteira entre estes dois espaços que se concentram aqueles que se perderam ou nao se encontram rumo ao caminho luminoso, sao eles: os desorientados, fracassados, fragilizados, manipulados, os perturbados e os loucos. O segundo espaço é onde  encontra a razão, a consciência, a racionalidade e a sua  forca gravitacional. E é a partir daqui que ele se vê  como centro de tudo e de todas as coisas que estão ao seu redor, pessoas e coisas. 

                               Os conceitos: “visão de mundos” e “Astronauta do pensamento” surgiram na ideia  de  interpretar  as  lembranças  de  um  passado  da  infância  e  para  isso  foi necessário trabalhar com o imaginário e voltar ao tempo, inserir  no campo de visão de um  menino com 10 a 11 anos de idade, que com lembranças de acontecimentos anteriores aquele e,  e que entre dúvidas e questionamentos, refletia-se dentro daquele universo vivido até aquele momento. Isso não foi difícil  porque  a  criança  no caso era  eu, .  A base deesta interpretação,  parte uma  premissa que de  uma  abstração, se estende  para  uma  orientação objetiva e racional rumo aos conceitos de uma realidade, onde o foco de atenção o pensamento e ao  raciocínio  lógico.

                 "Astronauta do Pensamento"  não é bem um egocêntrico no sentido da palavra,  ao mesmo tempo em que se vê como centro de tudo e de todos ele reconhece suas fraquezas perante aqueles que estão em orbita sobre ele.                                                                                O filósofo, físico e matemático francês René Descartes criou a dúvida metódica, começou a questionar as coisas e a si mesmo, suas percepções e suas sensações. E é nessa ação que ele se descobre a si e a tudo que esta ao seu redor e chega as suas conclusões, “ penso, logo existo”. “E tendo ele fé em um criador do universo, um Deus, e sendo Deus perfeito em todas as coisas, ele acreditava na perfeição do individuo e no mundo exterior, e assim sendo  as  sensações  do  indivíduo  seriam  como  verdadeiras.  Procurar  as  evidências, dividir  os  problemas  e  desenvolver  métodos  para  resolver  as  problemáticas,  fazer revisões de todo o processo para ter a certeza de que nada foi omitido. era a preocupação do Francês. Descartes também acreditava na consciência individual.  Em separação de corpo e alma.  Assim como o  personagem “ astronauta do pensamento” que é um individuo recluso dentro de seu própria corpo ( sua casa), para Descartes as pessoas são marinheiros navegando  no  mundo  através  de  um  navio( o próprio corpo). A  alma  busca  o conhecimento da verdade e o corpo é responsável pelas sensações8.

                          o sujeito não saiu do nada, e que tudo tem começo meio e fim, ou seja, ele nasce, cresce e morre, sendo assim é necessário reconhecer a do outro e dos objetos como forma de interação e aprendizagem ao meio e a sobreviver e viver em sociedade.

              Não basta respirar, andar e falar tem que sobreudo usar do seu pensamento e do seu raciocínio lógico para estabelecer um vinculo bem mais seguro diante do real. A personalidade não é coisa material é sim uma criação do indivíduo. O ser humano é travestido por uma matéria que é o proprio corpo, sua Casa,, seu habitat natural, mas o significado da existência de cada um não  está  exatamente um sua moradia e sim em suas forças, ou seja,  na alma. Somos o que somos pelo o que somos, depende muito de nossas escolhas e principalmente da sabedoria de usar aquilo que é mais precioso, o pensamento. Pensar e Raciocinar. 

                      E a filosofia nasce pra responder os sentimentos, os questionamentos, as duvidas dos indivíduos perante a sua realidade e do seu próprio Universo e do seu Eu.

 

1-Site:https://www.sobiologia.com.br/conteudos/Universo/galaxia.php

2-Site: https://www.infoescola.com/astronomia/via-lactea/

4-Site: https://www.dicionarioinformal.com.br/interps%C3%ADquico/

5-Site: https://www.dicio.com.br/conatural/

6-Site: http://www.ufrgs.br/e-psico/subjetivacao/espaco/individuo-identidade.html

7-Site: http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=70

8-Site:  http://www.filosofia.com.br/historia_show.php?id=70

9-Site: http://www.helioteixeira.org/ciencias-da-aprendizagem/teoria-do-desenvolvimento-cognitivo-de-lev-vygotsky/

10-Site: https://psicoativo.com/2016/09/diferenca-pensamento-raciocinio.html