Este trabalho é resultado da vivência, interação, busca de conhecimento, observação e a importância do estágio obrigatório na educação séries iniciais do fundamental para os alunos do curso de Formação Pedagógica  de Pedagogia vivenciarem e aprenderem sobre o dia a dia da profissão. Segundo grandes autores do estudo de educação essa fase de dois a onze anos é fundamental para o aprendizado da criança. Será abordado no texto observações do dia a dia na sala de aula, o seu planejamento de aula, suas respectivas atividades e como as crianças recebem em aprender o novo. Neste trabalho ,também irá ser relatado a importância de trabalhar o lúdico nas séries iniciais para que as crianças recebem a informação que o professor irá repassar. Será também relatado sobre a infraestrutura que a escola oferece ao professor para auxiliá-lo no processo de aprendizado em sala de aula.

No estágio trabalhei o lúdico através de :histórias, músicas e atividades externas da sala de aula para chamar a atenção das crianças pois, entendemos que o lúdico ele abre novos horizontes no pensar,  na socialização, concentração , inclusão e aprendizado de regras.

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho de estágio na educação infantil e fundamental foi desenvolvido em uma escola que atua há vinte e oito anos na Educação infantil e Ensino fundamental na cidade de Fortaleza. O estágio foi desenvolvido em duas partes. A primeira na educação infantil na sala do infantil V e a segunda no ensino fundamental no 3º ano. O objetivo deste trabalho, foi analisar como as pedagogas: conduzem a sala de aula, o ensino, observam a aprendizagem dos alunos, desenvolvem o plano de aula e praticam as regências das duas turmas. Foi observado, que muitos alunos já iniciaram seus estudos em outras instituições, já trazendo a cultura e métodos que aprenderam e as atuais profissionais de ensino analisam e usam novas estratégias para fazer com que esses alunos aceitem a metodologia da nova escola , obtendo sucesso no aprendizado. A função do educador na sala de aula é incrível .Ele tem o poder de auxiliar, ajudar, ensinar, facilitar a vida dos seus alunos em todos os aspectos e ser o mediador de conflitos por isso, a importância dele está sempre atento a cada aluno e ao seu histórico, seus comportamentos. É importante, que o professor seja o exemplo , um mentor e que as crianças vejam nele : cidadania, educação, respeito e integridade. São valores como esses que fazem crianças crescerem e respeitarem os seus educadores , assim como os demais cidadãos. A ludicidade será uma grande ferramenta para esse professor pois, através do lúdico as crianças aprenderão a assimilar o aprendizado ,a se socializar, entender os deveres,direitos e melhorarem a sua coordenação motora. É necessário, para que haja uma boa aceitação do educador e obter sucesso em sala de aula que o mesmo trabalhe com: a criatividade, autonomia, lúdico junto com o tradicional, para que esse aluno sinta prazer em assistir a sua aula. [...]