1. IDENTIFICAÇÃO 

O título deste relatório é O uso das novas tecnologias em aulas de geografia, os responsáveis pela execução e elaboração deste relatório são formandos do curso de licenciatura plena em Geografia, Campus Poeta Torquato Neto, Teresina – PI, o trabalho foi orientado pela professora Maria de Jesus Rodrigues. O local do diagnóstico foi na Unidade Escolar Petrônio Portela – UEPP que fica localizada na zona urbana de Teresina na Rua Cedro/SN, bairro Poty Velho. A referida escola trabalha com a modalidade EJA – Educação de jovens e adultos, para nível fundamental e médio. Tem por objetivo oportunizar educação qualificada para os que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria e a formação básica destes sujeitos, funciona nos horários da manhã, tarde e noite, possui uma professora de geografia, formada pela Universidade Estadual do Piauí, a professora tem dois horários duas vezes na semana nos turnos da manhã e tarde. O período de observação da aula de Geografia e aplicação da entrevista com os gestores da escola e a com a professora de Geografia foi de 04/11 à 06/11 de 2019 , a análise e construção deste relatório foi de 11/11 à 18/11 de 2019. 

2. INTRODUÇÃO 

Esta pesquisa tem como objetivos identificar e analisar as diferentes formas de condução do processo de organização no ambiente escolar; avaliar e refletir a metodologia com utilização de tecnologias em uma aula de geografia e a relevância da gestão para o processo de ensino aprendizagem. Este relatório a seguir está organizado da seguinte forma: Fundamentação Teórica, Desenvolvimento – Análise, Conclusão, Referências e Apêndices. Na fundamentação teórica é demonstrado com base em artigos e periódicos, o que são as TICs e como elas devem ser trabalhadas em sala de aula e no ensino de Geografia. No desenvolvimento – análise é demonstrado o relato da observação, destacando as entrevistas realizadas articulando com a teoria utilizada na disciplina e a discussão dos resultados encontrados; na conclusão é expresso o posicionamento do grupo acerca dos resultados encontrados, opiniões e sugestões. Nas referências é listado o material bibliográfico, utilizado para a fundamentação teórica e orientação da elaboração deste relatório, por fim nos apêndices contêm o roteiro de entrevista aplicado com a professora de Geografia e com os gestores da escola. 

3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A sigla TICs, corresponde às Tecnologias de Informação e Comunicação(TICs), que estão inseridas no meio social, pois englobam todas as ferramentas tecnológicas que propagam instantaneamente múltiplas informações e interligam/conectam várias pessoas localizadas em diversos lugares do mundo. No âmbito educacional, as TICs possibilitam à educação básica ferramentas fundamentais para as práticas de ensino.

[...]