MOTIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO NO ENSINO SUPERIOR

Ângela Conceição dos Anjos Pena[1]

Hellen Sheyla Santos Lopes dos Anjos[2]

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo verificar as possíveis variáveis que dificultam o processo motivacional no ensino superior, verificar se a maneira como o docente avalia a aprendizagem pode trazer desmotivação para o aluno e constatar qual a melhor maneira do docente motivar o discente voltado para a motivação da aprendizagem do aluno no ensino superior. Diante disso, o ponto de partida foi definir motivação, seguindo com as teorias do Condicionamento enfatizado por B. F. Skinner, Cognitiva segundo J. Bruner e Humanista mencionado por A. Maslow e posteriormente Relação interpessoal e autoestima e o Papel do professor na motivação. O estudo traçado sobre as teorias e os demais tópicos abordados serviu de alicerce para compreender que a motivação faz parte do processo de aprendizagem do indivíduo. E mais, como serviram também para identificar as possíveis variáveis que dificultam o processo motivacional do educando neste nível de ensino citado anteriormente. A motivação exerce influencia direta sobre os interesses, os esforços e a persistência do educando em alcançar as metas e os objetivos do ensino aprendizagem. Logo, se evidencia que, para que a aprendizagem possa se concretizar eficientemente é imprescindível que haja motivação, pois os motivos são razões para os nossos objetivos.

Palavras-chave: Motivação, Aprendizagem, Professor, Aluno.

RESUMEN

Este documento tiene como objetivo verificar las posibles variables que dificultan el proceso motivacional en la educación superior, verificar si la forma en que el maestro evalúa el aprendizaje puede generar desmotivación para el estudiante y descubrir cómo la mejor manera de motivar al estudiante se centra en la motivación del profesor. El aprendizaje de los alumnos en la educación superior. Dado esto, el punto de partida fue definir la motivación, siguiendo las teorías de Condicionamiento enfatizadas por B. F. Skinner, Cognitiva según J. Bruner y Humanist mencionadas por A. Maslow y más tarde Relaciones interpersonales y autoestima y el rol del maestro en la motivación. El estudio descrito en las teorías y otros temas cubiertos sirvió de base para comprender que la motivación es parte del proceso de aprendizaje del individuo. Además, ya que también sirvieron para identificar las posibles variables que dificultan el proceso motivacional del estudiante en este nivel de educación mencionado anteriormente. La motivación tiene una influencia directa en los intereses, los esfuerzos y la persistencia del alumno para alcanzar las metas y los objetivos de la enseñanza y el aprendizaje. Por lo tanto, es evidente que, para que el aprendizaje sea efectivo, es esencial que haya motivación, porque las razones son las razones de nuestras metas.

Palabras clave: Motivación, Aprendizaje, Profesor, Estudiante.

1 INTRODUÇÃO

A escolha do assunto surgiu a partir de reflexões sobre os indivíduos que não se interessam pelas aulas, apresentam baixo desempenho em trabalhos e provas, dificuldade em aprender, faltam constantemente às aulas e em alguns casos, não concluem o ensino superior. Sabe-se que, para muitos estudantes, a plenitude dos estudos é cursar o nível superior, onde boa parte dos indivíduos adentra neste nível de ensino, entretanto, poucos se graduam. Desse modo, pode haver certa desmotivação durante a vida acadêmica.

            Assim, convêm destacar que esses fatores foram motivos para a construção desse projeto de pesquisa. Diante disso é necessário frisar que a motivação é fator preponderante no processo de aprendizagem do sujeito, já que é um aspecto dinâmico do comportamento em direção a um objetivo: “[...] sempre que ocorre aprendizagem, é preciso haver alguma motivação [...], pois sem ela, não haveria à satisfação da condição motivadora e, portanto, não haveria aprendizagem no sentido de modificação do comportamento [...]” MOULY (1993, p.260).

Outro ponto que merece destaque é que muitos docentes mantêm certa “distância” dos discentes, não trabalhando nestes a motivação através do diálogo e das relações interpessoais, o que pode dificultar o processo de aquisição e desenvolvimento de conhecimentos por parte do aluno. Não podemos deixar de mencionar que o professor, também, deve buscar motivação para ministrar as suas aulas, pois nesse contexto de sala de aula ambos (professor e aluno) aprendem juntos, mas também é preciso que a estima desses dois atores da escola esteja em alta para que motivados dê em um significado para a aprendizagem.  

Destarte, a importância do referido artigo está em verificar nas duas instituições de ensino superior de Ananindeua a Escola Superior Medre Celeste e a Uniasselvi- Centro Universitário Leonardo da Vinci, haja vista que fazemos parte do corpo docente das instituições de ensino. A pesquisa etnográfica por consistir em observar o objeto em seu meio natural, de modo que não seja feita nenhuma interferência ou experiência no objeto de pesquisa. André (2004, p. 41) diz que: Esse tipo de pesquisa permite, pois, que se chegue bem perto da escola para tentar entender como operam no seu dia-a-dia os mecanismos de dominação e resistência, de opressão e de contestação ao mesmo tempo em que são veiculados e reelaborados conhecimentos, atitudes, valores, crenças, modo de ver e de sentir a realidade e o mundo. Portanto, nossa investigação mostra o objeto em seu meio natural, em que se estará apenas observando-o em seu cotidiano, pois a pesquisa etnográfica nos permite investigar sem que precisemos interferir em seus mecanismos, visando entre outras coisas, esclarecer os educadores sobre a importância de fazer da motivação uma aliada no processo de aprendizagem. [...]