EDUCAÇÃO INFANTIL: o lúdico como metodologia na construção da linguagem matemática

Ângela Conceição dos Anjos Pena[1]

Priscila Duarte Dias[2]

RESUMO

Este estudo tem como finalidade mostrar a importância do lúdico na linguagem matemática, como um recurso que propicia as crianças numa aprendizagem prazerosa e sem imposição, como se fosse um perverso desafio no descobrimento do saber. O professor deve ter uma prática voltada para esse momento de aprendizagem e que através do lúdico ele possa inovar e mostrar para seus alunos uma nova forma de aprender o lógico- matemática, que muitas vezes é repassada como uma forma numérica, sem ao menos ter a preocupação de estar construindo uma fundamentação através da prática do ensinar. Por isso, a literatura e informações dos autores Antunes ( 1998), Gardner ( 1994), Kramer ( 1997) Santos (1997), mencionados parecem não ser levadas em consideração, pelos profissionais da educação que atuam com o ensino infantil e fundamental, e isto nos direcionou a investigar e desvendar como está sendo trabalhada a linguagem matemática, utilizando a atividade lúdica no ensino infantil, por entendermos que a forma mais prazerosa e incontestável de descobrir, decifrar, compreender, conquistar a permanência de aprendizagem na educação matemática, ocorre através das atividades lúdicas,  a criança manipula e interage com objetos concretos do seu cotidiano escolar. Isto porque nosso interesse é a criança que frequenta espaços escolares da educação infantil.

PALAVRAS - CHAVE: Lúdico. Lógico-matemático. Criança. Aprendizagem. Professor.

1 INTRODUÇÃO

No Início do século XVII observam-se alguns registros históricos sobre as brincadeiras utilizadas para o desenvolvimento físico e o mental, como registrou o médico Heroard[1] na infância de Luís XIII.

Assim, as contribuições lúdicas sempre estiveram presentes desde o início da humanidade, sem requerer a mesma importância como hoje. A história nos reporta ao século XVIII com Jean Jacques Rousseau[2] que inicia uma nova visão em relação à infância e que se reafirma a partir do século XX, quando estudiosos da área como: Jean Piaget[3] , Howard Gardner[4] , começam a despertar para importância da criança como um ser que tem diversidade própria e uma identidade toda especial.

Em meados do século XX encontramos o trabalho com as inteligências múltiplas que supera literalmente alguns conceitos de que na mente infantil existe a dicotomia entre o aprender e brincar. Educadores como Antunes (2004) afirmam que é no ato de brincar que toda criança se apropria da realidade imediata, atribuindo-lhe significado.

Então, se compreender que jamais se brinca sem aprender e, caso insista em uma separação, esta seria de organizar o que se busca ensinar, escolhendo brincadeiras adequadas para que melhor se aprenda.

Neste eixo entendemos que o brincar utilizado como elemento lúdico no ensino da linguagem matemática na educação infantil (pré-escolar) possibilita o desenvolvimento da imaginação, explora habilidades e na medida em que assumem múltiplos conhecimentos cognitivos este insere na memória a criatividade para desabrochá-lo de uma linguagem e diferencia quando explora o aprendizado da matemática pelo prazer e pela emoção. 

O brincar é uma necessidade do ser humano em qualquer faixa etária e não deve ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento das fases intelectivas do ser humano com o lúdico traz facilidade na aprendizagem, no desenvolvimento mental, cultural, e além dessas vantagens trabalha a socialização entre crianças. As nossas dúvidas quanto à utilização do lúdico nas atividades matemática em classe de educação infantil nos levaram a investigar: Os profissionais que atuam na Educação pré-escolar utilizam o lúdico nas atividades matemáticas? Existem prenúncios pedagógicos indicativo na ação lúdico docente voltado para as teorias das inteligências múltiplas (Gardner) ou para o lógico matemático (Piaget)?: Quais as dificuldades encontradas no ensino aprendizagem da linguagem matemática através do lúdico na educação infantil pré-escolar? A linguagem matemática é revestida do lúdico no ensino-aprendizado de crianças que frequentam a pré-escola? O jogo é um componente lúdico e instrumento positivo e/ou facilitador no ensino-aprendizagem da linguagem matemática em crianças que frequentam a pré-escola?

Com isso nossos objetivos são investigar a existência ou prenúncios indicativos da utilização do lúdico (jogos, brincadeiras) na linguagem matemática trabalhado pelos docentes em crianças que frequentam a educação infantil (pré-escolar);desvendar como ocorre a prática docente na utilização da linguagem matemática na educação infantil;  detectar prenúncios da teoria de Gardner e Piaget no ensino aprendizagem da linguagem matemática, em crianças que frequentam a pré-escola; identificar se o lúdico tem como ação os jogos que desenvolve a inteligência lógica matemática na educação infantil (pré-escola), demonstrar os componentes teóricos metodológicos do lúdico presente no ensino aprendizagem da linguagem matemática, em crianças que frequentam a educação infantil (pré-escola).

Por se tratar de uma pesquisa etnográfica envolverá aspectos qualitativos descritivos, como forma de representação do descoberto. André (1995 p. 27) comenta que “Por utilizar um conjunto de técnicas sobre os valores e comportamentos do grupo social, e o relato escrito resultante do emprego dessas técnicas”.

Assim buscamos desvendar como está sendo trabalhada à linguagem matemática quando se utiliza o lúdico enquanto recurso pedagógico, visando proporcionar o desenvolvimento das inteligências.

Quando o educador tenta desenvolver uma proposta lúdica no trabalho com crianças, pensa que é uma tarefa simples e harmoniosa. Porém, ao buscar e colocar a metodologia no cotidiano da sala de aula percebe o quão difícil e laborioso é o trabalho especificamente quando envolve a matemática.

Celso Antunes (apud Gardner, 2001) afirma que o ser humano é proprietário de oito pontos diferentes de inteligências chamadas de inteligências múltiplas que podem ser trabalhadas dentro do espaço da sala de aula. [...]