Nossas vidas pessoais e profissionais mudaram muito desde a chegada dos smartphones: o marketing social permite o alcance de um volume muito maior de pessoas, novos modelos de negócios e facilidades administrativas surgiram, o engajamento com o público aumentou e, claro, os mensageiros instantâneos dominaram as comunicações. Nesse cenário o WhatsApp é, sem dúvidas, o maior aplicativo de comunicação do Brasil, e é inimaginável sustentar um negócio atualmente sem disponibilizar um número no serviço. 

            Mas você sabia que o WhatsApp oferece uma versão especificamente customizada para usuários profissionais? O WhatsApp Business, lançado originalmente em 2018, recebe constantemente novos recursos para melhorar o atendimento ao usuário, facilitar a busca por orçamentos e produtos, e otimizar a presença online de sua marca. 

            Diferentemente de métodos comuns de uso do smartphone para se relacionar com os clientes, como o uso de números pessoais ou bombardeio de mensagens, o WhatsApp Business cria um perfil oficial, confiável e verificável para a marca, e constantemente gera a sensação de atendimento pessoal e personalizado. Ficou interessado neste recurso? Então acompanhe nosso artigo e entenda o que é e como usar o WhatsApp Business em seu negócio. 

            Mas antes de tudo vale o lembrete, em especial para o período de quarentena, que sempre que migramos algum aspecto importante de nossas empresas para o mundo digital, também precisamos nos preocupar com a segurança dos dados. Golpes como a clonagem de WhatsApp, por exemplo, podem ser perigosos para sua identidade e confidencialidade. Por isso, convém seguir dicas de segurança digital, por exemplo, aprender como usar VPN para proteger o WhatsApp Web, ou como proteger sua conta com verificação de duas etapas. 

O que exatamente é o WhatsApp Business? 

            O WhatsApp Business é uma versão especial do aplicativo do WhatsApp, e está disponível para download gratuito no iOS e no Android. O app possui os mesmos recursos básicos de mensagem que a versão comum, porém, adiciona camadas adicionais que são especialmente úteis para administradores de empresas: mensagens automáticas, catálogos de produtos, horários de atendimento e localização, métricas analíticas, entre outros. 

            No Brasil, mais de 95% dos smartphones possuem o WhatsApp instalado, ou seja, a plataforma já é a principal maneira de alcançar seus usuários. E em pesquisas relacionadas ao atendimento ao cliente, mais da metade dos participantes afirmam que teriam maior confiança para comprar em lojas virtuais que apresentam o WhatsApp como mecanismo de contato. 

            Para grandes empresas, o WhatsApp Business oferece planos particulares negociados diretamente com a empresa, geralmente com valores proporcionais ao tamanho e margem de lucro. No entanto, para pequenos e médios empreendedores, o serviço é grátis e você pode começar a utilizar sem grandes atritos. 

Recursos importantes 

            O WhatsApp Business recebe atualizações frequentes com novos recursos, e ainda esse ano, o WhatsApp receberá um sistema de pagamentos que permitirá transações diretamente dentro do aplicativo. Mas enquanto o sistema não chega, os recursos disponíveis para empresas hoje são: 

  • Perfil comercial: Ao registrar um perfil comercial, pessoas que entrarem em contato com sua empresa automaticamente terão o nome oficial adicionado ao contato, um checkmark irá indicar que o perfil é oficial, e uma breve descrição de seu negócio pode ser adicionada.
  • Métricas de engajamento: Com o WhatsApp Business é possível receber relatórios do sucesso de campanhas de marketing, respostas dos usuários, tempo de resposta, eficiência do atendimento, percentual de mensagens lidas, entre outras informações extremamente valiosas.
  • Catálogo e botão de compras: Também é possível adicionar em seu perfil uma lista de produtos e serviços prestados, incluindo valores, que pode ser acessada diretamente por um botão de fácil acesso logo na página inicial da conversa.
  • Etiquetas: As etiquetas permitem que o administrador separe conversas e grupos em categorias organizadas livremente, assim, é possível achar rapidamente conversas entre funcionários, clientes, campanhas de marketing
  • Mensagens automáticas: É possível definir uma mensagem para ser enviada imediatamente quando um cliente inicia uma nova conversa, além disso, mensagens para perguntas frequentes ou fora do horário de atendimento podem ser definidas. 

            Outros recursos da versão normal do aplicativo, como o WhatsApp Web para acesso no computador, continuam existindo normalmente. 

            Adicionar o WhatsApp Business em seu modelo de negócios é uma forma simples, porém extremamente valiosa, de potencializar as relações com os clientes e criar uma presença digital mais robusta, com uma marca mais reconhecida e satisfação mensurável com o atendimento. Leia também sobre dicas de presentes para surpreender quem você gosta durante a quarentena.