"Não se pensa senão em conservar a criança, não basta, deve-se-lhe ensinar a conservar-se em sendo homem, a suportar os golpes da sorte, a enfrentar a opulência e a miséria, a viver, se necessário, nos gelos da Islândia ou no rochedo escaldante de Malta. Por maiores precauções que tomeis para que não morra, terá contudo que morrer. E ainda que sua morte não fosse obra de vossos cuidados, ainda assim estes seriam mal entendidos. Trata-se menos de impedi-la de morrer que de fazê-la viver. Viver não é respirar, é agir, é fazer uso de nossos órgãos, de nossos sentidos, de nossas faculdades, de todas as partes de nós mesmos que nos dão o sentimento de nossa existência. O homem que mais vive não é aquele que conta maior número de anos e sim o que mais sente a vida. Há quem seja enterrado a cem anos e que já morrera ao nascer. Teria ganho em ir para o túmulo na mocidade, se ao menos tivesse vivido até então" Jean Jacques Rousseau -  Livro Primeiro da Obra Emílio ou da Educação.

 Car@s Amig@s, já estava com saudades de escrever. Nestas últimas semanas que se passaram tive muitas ocupações, tanto no trabalho, quanto na Faculdade, por esse motivo não pude exercitar aquilo que mais gosto de fazer: escrever, no entanto, mesmo com tantas tarefas não pude e não posso parar de ler, as vezes me apanho lendo uma obra de Rousseau, Voltarie ou Platão e não sinto o tempo passar, ou melhor dizendo a noite passar, pois é nesse período que costumo ler, quando chego em casa após a aula. Por que escrevo? Bem, escrevo porque gosto, apesar de não saber escrever, faço minhas as palavras de Rousseau, quando ele diz: mesmo sendo as minhas idéias erradas, escrevo, pois se despertar boas idéias em outros, não terei perdido inteiramente meu tempo. pois bem, mesmo não sendo minha escrita um grande poema, artigo ou dissertação, continuo escrevendo, para que mesmo tendo errado em algum pensamento outros possam refletir e não cometer os mesmos erros.

Confesso que gostaria de ler as obras de Rousseau como um bom estudante crítico de filosofia, mas não consigo, fico deslumbrado com seu modo romântico de escrever e pensar e caem por terra todas as minhas contestações. Ler Rousseau é como estar deitado numa rede debaixo de uma gostosa sombra ao longo de uma praia paradísiaca, é simplesmente fascinate, recomendo a quem quiser ler que leia, não irá se arrepender. Pois bem, deixando de lado a minha paixão pela obra desse magnífico filósofo, quero dizer que outra vez me surpreendo com suas afirmações, No Emílio obra da qual retirei este pequeno trecho acima, Rousseau trata do tema educação, coisa muito difícil em sua época, como agora o é, mas quero me deter apenas ao trecho citado. Como para Rousseau a educação de uma criança começa logo após o seu nascimento, ele trata logo de aconselhar a deixar as crianças aprenderem a se virar, a suportar os golpes da sorte, deixar a criança viver e vivendo aprender a enfrentar as dificuldades desta vida, pois não podemos impedir que nossas crianças morram, é isso que ele está tentando nos dizer, sei que essa leitura têm muito pano pras mangas, mas não quero me estender aqui, outra ocasião talvez o faça, até porque tenho recebido algumas críticas que meus e-mails são até legais, mais muito grande e dá preguiça de ler.


Pois bem, o que me chamou atenção mesmo, foi a reflexão que ele faz com relação a vida, ele diz:
viver não é respirar, é agir. Minha gente quantos de nós estamos somente respirando e não vivendo, já parou pra pensar. Viver é fazer uso de nossos órgãos, meu Deus que coisa! a quanto tempo você não dá uma caminhada, corrida, nem brincado né, a coisa tá braba. Viver é fazer uso de nossos sentido, essa é demais não é?, Tenho me deparado com algumas pessoas que já não têm mais paciência para nada, nem de assistir um filme, novela, seja lá o que for, nem de ler um folheto que recebe no sinal de trânsito, quanto mais um livro (visão). Escutar uma música, uma palestra, ouvir um rádio e etc (audição), isso só para citar os sentidos mais famosos. E o que dizer de nossas faculdades, uma vez um professor perguntou para sua classe onde estavam as mais belas canções? As mais belas poesias?, As mais belas histórias? As mais belas pinturas? Os melhores livros? E por ai vai. E os alunos ficaram sem saber responder, então o professor disse: nos cemitérios, e os alunos perguntaram como assim? E ele disse: tudo isso que falei, foi adormecido com as pessoas que morreram, eles tiveram as idéia mais não tiveram coragem de expressá-las para o mundo, ou seja, tinham potencial, mas não desenvolveram suas idéias, não tiveram coragem de usar suas faculdade mentais. E tudo isso diz o autor, nos faz dar sentimento a nossa existência, pessoal devemos viver, não vegetar neste mundo que está ai esperando por nossa transformação, cada um de nós tem potencial para mudar o mundo se quizermos, para ser o quizermos ser, não existe essa de que não posso, você pode sim.

Para finalizar, achei muito demais essa frase:
O homem que mais vive não é aquele que conta maior número de anos e sim o que mais sente a vida.  Me lembrei agora de um cara meio maluco que dizia assim: "Ah! Eu que não me sento, No trono de um apartamento, Com a boca escancarada, Cheia de dentes, Esperando a morte chegar..." Ele mesmo, o maluco beleza, Raul Seixas, sabe nesse ponto ele tinha total razão, ficar parado pra que? Se movimente, faça alguma coisa, lute pelos seus sonhos, pois eles nos fazem acreditar que podemos sim conseguir o que queremos. Nunca é tarde para realizar aquilo que desejamos, dificuldade todo mundo têm, cabe a cada um procurar vencer os obstáculos que se nos apresentam. Lute, não desista. Sabe aquele curso que você queria fazer, faça. E aquela Faculdade, o Mestrado, o Doutorado, faça também. E colocar aquele comércio, abrir aquela empresa, e sair de um emprego medíocre para outro melhor, faça tudo isso, se arrisque, as vezes acertamos, outras vezes erramos, mas tudo faz parte, dessa pintura maravilhosa que chamamos de" VIDA". E você que pensa que não lhe falta mais nada, engano seu, agora é que você deve arregaçar as mangas e, se não é sua praia colocar a mão na massa, coloque a mão na caneta, mais faça alguma coisa. Pois viver não é colecionar anos de vida, mas sim sentir a vida, cada minuto, cada hora, cada dia, cada momento, sinta a vida e deixe viver, pois vivemos apenas uma vez, e é um período de tempo bem curtinho, portanto, aproveite, antes que seja tarde demais.

Fui.......................................................................