VISÃO DOS PAIS A CERCA DA IMPORTÂNCIA DA CRECHE NA

FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS

Ludimilla Neres Costa

Resumo

            O presente artigo trás como objetivo analisar as idéias e contradições dos pais sobre a visão dos mesmos acerca da importância dessa instituição na formação das crianças. Além disso, analisar os acontecimentos acerca do surgimento da concepção de infância que teve origem no século XVII até os dias atuais numa perspectiva histórica social, relacionando-as com a realidade local, em que levantamos as concepções dos pais que têm crianças com idade de freqüência na creche, verificando também as idéias dos que matriculam e os que     não matriculam os filhos na creche municipal “Cantinho Feliz” no município de Santa Cruz do Xingu-MT.

Palavras-chave: Pais, creche, freqüência, crianças.          

                                   1.0 - Introdução

                         Dessa maneira para compreender a educação infantil como também as divergências e convergências de idéia na sociedade contemporânea com relação aos pais matricularem ou não os filhos na creche, é necessário conhecer como também analisar a origem das diferentes formas de educar a criança, tendo em vista a visão da sociedade do mundo ocidental.

           Na história da antiguidade e educação escolar era privilegio de uma pequena camada da população elitista, na sociedade moderna, advento da sociedade urbana e industrial foi necessário um investimento de caráter assistencialista para dar apoio às mães que trabalhavam nas fabrica.

            As creches surgiram no século XIX nos países Europeus e Norte Americano ao passo que no Brasil as creches surgiram no inicio do século XX. Posteriormente deixaram de serem de caráter assistencialista em 1996, com o processo de redemocratização brasileira, marcado pelas lutas dos movimentos sociais, ensejado à educação infantil um espaço no âmbito da legislação, em que o novo estatuto foi atribuído na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei esta de número 9394/96, sancionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Pelo Ex Ministro da Educação Paulo Renato em 20 de dezembro de 1996, baseada no principio do direito universal à educação para todos, trazendo diversas mudanças em relação às leis anteriores, com a inclusão da educação infantil (creche e pré – escola) como primeira etapa da educação básica.

           Nessa linha de pensamento, este trabalho em sua pesquisa de campo, procurou sistematizar questões que desenvolvem análises sobre a visão dos pais em relação a função da creche no desenvolvimento da criança, em que, para elaborar esta pesquisa, foram consultadas bibliográficas que direcionam os principais tópicos sobre o tema, com o objetivo de promover o projeto referido. [...]