Autor: Francisco Jeovane Alves dos Santos
Coautor: Cherlane Pereira da Cruz
Orientador: Carlos Alberto Araújo Souza

RESUMO

Desenvolvimento sustentável pode ser desenvolvido nas aulas de educação física em forma de atividades lúdicas e brincadeiras. O trabalho desenvolvido vem mostrar a utilização dos materiais recicláveis para construção de materiais educativos nas aulas de educação física escolar para a conscientização dos alunos e professores. Alem de apresentar aos educando a importância da sustentabilidade atrás de atividades desenvolvida entre os alunos. Esse Trabalho tem como papel fundamental mostrar aos alunos atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável, que serão objetos e ferramentas feitas com materiais recicláveis que possam ser usados nas aulas de educação física escolar. A conscientização de utilizar materiais de formas corretas e quais os benefícios para o mesmo e a sociedade. O desenvolvimento sustentável é um tema que aborda muitas coisas e podem ser desenvolvida através de atividades atrativas.

1 INTRODUÇÃO

Como já se sabe as aulas de educação física trazem inúmeros benefícios ao desenvolvimento do corpo fazendo com que o educando não só desenvolva suas habilidades motoras e suas capacidades físicas como também se desenvolva como um ser total, em todos os aspectos. É interessante desenvolver diferentes atividades, onde o educando possa manipular diversos objetos utiliza-los e reinventa-los quando preciso. O trabalho é mostrar a relevância da reutilização dos materiais recicláveis para construção de materiais educativos nas aulas de educação física escolar, apresentar aos educando a importância da sustentabilidade e mostrar nas aulas de educação física os objetos feitos com os materiais. Esta atividade deve ser desenvolvida de forma que despertem o interesse dos educando em participar das aulas.

2 REVISÃO DA LITERATURA

2.1 Educações Físicas Escolares

A educação física escolar e muitas vezes o momento em que o educando tem para a prática de uma atividade, pois cada vez mais a maioria deles vivem isolados em apartamentos, em frente à televisão com o tempo cada vez mais ansioso. “Entre eles, se consideram fundamentais as atividades culturais de movimento com finalidades de lazer, expressão de sentimentos, afetos e emoções, e com possibilidades de promoção, recuperação e manutenção da saúde.” PCNs(1997)

2.2 O que é Educação Ambiental?

Para podermos ensinar aos educando sobre a importância do meio ambiente, devemos aprender um pouco sobre o que é educação ambiental e qual a sua importância para a sociedade. Através do conhecimento adquirido sobre o mesmo cabe aos professores repassar para os alunos a sua importância de forma simples e de fácil absorção dos educando. Educação ambiental pode ser desenvolvida em qualquer disciplina cabe aos professores o interesse. Os professores de educação física podem repassar através de atividades e brincadeiras lúdicas, em qualquer nível escolar, do infantil ao ensino médio, porém de maneiras diferentes. Assim fazendo com que as aulas fiquem participativas e prazerosas tanto para os professores como aos educando. [...]