Resumo

Electrostática é uma área que âncora os seus conceitos numa perspectiva abstracta, e é estudada pelos alunos pela primeira vez na 10ª classe do ensino secundário em Moçambique. Os alunos precisam de ser estimulados e motivados para querer aprender, assim, na busca de oferecer uma aprendizagem mais significativa para os alunos, este trabalho tem como objectivo de avaliar a importância do uso sistemático de analogia para o ensino da electrostática, de acordo com o método TWA (Teaching With Analogies). Neste trabalho, apresentamos e discutimos alguns dos resultados alcançados através do estudo sobre o Uso Sistemático de Analogias como ferramenta didáctica para o Ensino da Electrostática. Elaboramos e planificamos um conjunto de analogias baseados no modelo TWA (Teaching With Analogies). Estas actividades foram implementadas no Ensino secundário na Escola Secundaria Geral de Quelimane. A partir da análise destas implementações comentamos alguns aspectos relativos ao processo de Ensino e Aprendizagem, mais especificamente, as concepções dos professores sobre o uso de analogias e ao desempenho alcançado pelos alunos através do uso sistemático de analogias. Para o alcance dos objectivos, foram usadas as técnicas de observação e o questionário. Concluiu-se com esta pesquisa, que os professores não usam de forma sistemática as analogias, O uso sistemático de analogias com a aplicação do modelo TWA, proporcionou aos alunos uma visão coerente e torna os conceitos menos abstractos.

Palavras-chave: Analogias, Uso Sistemático, Ferramenta Didáctica, Electrostática.

1. INTRODUÇÃO

Ensinar tem-se tornado uma tarefa cada vez mais complexa, nossa sociedade tem evoluído mais rápido do que a escola, que segue com práticas metodológicas antigas, causando no aluno desmotivação em aprender. Muitas práticas de ensino em tempos actuais não se justificam mais. Gastamos muitas horas em sala de aula, mas aprendemos cada vez menos, causando constante desânimo (MORAN at al, 2000).

O aluno precisa ser estimulado e motivado para querer aprender. As escolas necessitam estar estruturadas tanto no lado material como no lado humano para poder envolver o aluno nesse processo de aprender com qualidade.

Mas para que o aluno se motive em aprender, é necessário ter desejo, sentir-se inacabado e acreditar que a escola possa contribuir para sua formação, pois para os alunos a falta de desejo em aprender passa pela falta de contexto entre o conteúdo e suas reais necessidades.

Diante dessa realidade professores se encontram cada vez mais frustrados, e sentem a todo instante que é necessário inovar em seus métodos de ensino para conseguirem se comunicar e envolver o aluno.

Muitas pesquisas desenvolvidas na área de ensino de ciências procuram encontrar novas alternativas para o ensino. Uma destas alternativas é o uso de analogias como recurso didáctico. Muitos pesquisadores consideram que as analogias possuem um grande potencial didáctico, pois auxiliam os estudantes a compreender/entender conceitos/fenómenos/assuntos que são desconhecidos mediante relações de semelhança ou diferença estabelecidas com conceitos/fenómenos/assuntos que ele já conhece (ZAMBON &TARRAZZAN, 2007, p.2 apud PRATA, 2012,p.41)

Em física, assim como em todas as ciências e na vida quotidiana, são empregados analogias para conseguir explicar um fenómeno que não é observável. Em relação ao ensino da electrostática é uma área que âncora os seus conceitos numa perspectiva abstracta, as analogias podem demonstrar grande potencialidade para motivar o interesse dos alunos pelo estudo, já que abordam os conteúdos abstractos de forma familiar, favorecendo uma melhor condição para aprendizagem.

A pesquisa procurou responder a seguinte questão, “Em que medida o uso sistemático de analogias pode ser importante no processo de ensino e aprendizagem da Electrostática?” Neste sentido, Avaliou-se a importância do uso sistemático de analogias como ferramenta didáctica no processo de ensino e aprendizagem da electrostática.