1.ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

              O treinamento para gestantes tem crescido  cada vez mais  mulheres procuram  o exercício físico para melhora da saúde durante e pós a gravidez e assim tentar minimizar os efeitos indesejáveis como dores, lombalgias, diabete gestacional entre outros.

Para que a mulher desfrute de todos os benefícios que o exercício físico  proporciona para sua vida  é preciso que o profissional de  educação física tenha total domínio sobre o assunto  de como aplicara o exercício físico para esse grupo especial. Uma dessas  formas  é o treinamento funcional onde muitas vezes descarta o uso de  equipamentos caros o que torna  sua aplicação possível ate mesmo em casa.

O estagio de observação realizado na academia caveira hard core, concretizou   neste trabalho para aplicação do treinamento funcional com aluna gestante para a melhora da suas funções diárias, para a realização deste plano de intervenção foi realizado uma busca em sites e artigos de forma que pudesse elaborar a intervenção da melhor forma possível

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Para melhor entendimento do assunto e necessário compreender o que vem a ser treinamento funcional, o treinamento funcional  esta para treinar ou melhorar as funções do ser humano logo o treinamento vem a ser muito individual dependendo da necessidade de cada pessoa/aluno, com isso o treinamento aplicado em gestantes será de forma mais individual simulando a vida diária da aluna.

Para Dias (2011), o treinamento isolado proporciona resultados em termos de ganho de massa muscular e força, pois admite, em sua forma de treinamento, que ocorra fadiga muscular; contudo a metodologia do treinamento funcional aproxima-se mais dos movimentos reais, ou seja, dos movimentos realizados de forma habitual e que abrangem a conexão entre os movimentos. Deste modo, esse aspecto atende ao princípio da especificidade, um dos mais importantes princípios do treinamento.

Segundo o dias, o treinamento funcional aproxima-se da realidade pois utiliza movimentos reais fazendo com que respeite um dos mais importantes princípios do treinamento que é o princípio da especificidade, dessa forma o treinamento funcional  se torna um excelente meio para prevenção e promoção da saúde da gestante fazendo com que a mesma consiga realizar suas funções diárias sem necessitar de ajuda.

 Desta forma, nota-se como característica do treinamento funcional um maior grau de liberdade de execução dos movimentos, já que é admissível realizar movimentos em diversas magnitudes, sobretudo se comparados aos exercícios da musculação tradicional. Segundo a literatura é possível apontar o treinamento funcional como flexível e ilimitado, pois apresenta infinitas adaptações. A realização de movimentos múltiplos planos também é apontada como uma das características deste método de treinamento, já que as atividades funcionais acontecem geralmente em três planos e demandam da aceleração, desaceleração e estabilização dinâmica (DIAS, 2011).

Com isso o treinamento funcional tem mais possibilidades de movimento do que a musculação, por exemplo, pois a maioria dos movimentos acontece em diferentes planos aumentando assim possíveis variações  e adaptações de movimentos de acordo com a individualidade de cada pessoa.

         O objetivo do treinamento funcional é proporcionar uma aptidão pessoal de cada aluna utilizando um planejamento personalizado, independente do grau de condicionamento,  desenvolva sua aptidão física utilizando atividades especificas do aluno e assim transferir esses movimentos aprimorado para o cotidiano, por tanto o treinamento funcional trabalha ou desenvolve todas as capacidades físicas do individuo trabalhando de forma completa e integrada (SILVA, 2011; D’ELIA; D’ELIA, 2005 apud RIBEIRO, 2006, p. 17).

GOMES e COSTA (2013), afirmam que a mulher que tem por hábito se exercitar, mesmo que seja na fase inicial da gravidez, pode apresentar menos riscos e complicações gestacionais e parturiais. O exercício regular apresenta grande contribuição para um tempo menor do trabalho de parto, redução de partos cesáreos e prematuros, menor número de aborto espontâneo e grande defesa contra depressão pós-parto.

Segundo Gomes o exercício físico na gestação auxilia na hora dor parto evitando o parto Cesário e prematuro diminui o risco de aborto, dessa forma percebe-se que o exercício em si já é benéfico para gestantes e se trabalhado da forma correta pode vir a ajudar durante o porto e ate evitar a depressão doença que tem aumentado cada dia mais.

Segundo SALES e Col. (2014), a prática de exercício físico é essencial para o desempenho saudável da grávida e do bebê, desta forma, a mulher que der continuidade no programa de exercícios durante a gravidez tende a ganhar crianças mais saudáveis. A prática da caminhada pode auxiliar no bom posicionamento de encaixe do bebê.

Depois de seis meses após o parto a gestante praticante de atividade física retorna ao peso corporal de antes da gestação e consegue parir a  criança

Menor  que o normal suportando melhor as contrações do parto, ao contrario das gestantes sedentárias,  CRISTÓFALO e Col. (2003),  

Através do treinamento funcional aplicado de forma personalizada de acordo com a qualidade física da gestante seja ela sedentária ou não se acredita que se podem obter os resultados benéficos do exercício físico através  do treinamento funcional. [...]