SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL

Sebastião Santos Cunha

RESUMO

O presente trabalho sobre o SIG nas organizações que tem como função a integralização das informações de forma rápida e clara, com eficiência e eficácia, em todos os segmentos e departamentos, com o intuito de facilitar aos gestores nas tomadas de decisões, quanto ao mercado, linhas de produtos redução de custo e aumento na lucratividade. Pois o SIG é um conjunto de elementos que estão interligados, um todo organizado e bem complexo, que mostra de forma dinâmica de como realizar a interação da organização com as mudanças contínuas existentes no ambiente onde a organização estar inserida. Com a utilização dessa ferramenta possibilita melhor desempenho nas tomadas de decisões. Para a resolução de problemas o SIG possibilita uma série de informações corretivas para solucionar as problemáticas que surge na organização, que não seja causa de impedir o desenvolvimento da mesma.

Palavras – Chaves: Organização; Integralização; Processo.

¹ Formando Bacharel em Administração pela Faculdade do Vale do Itapecuru – FAI. E-mail: [email protected]:

1.INTRODUÇÃO

O Sistema de Informação gerencial (SIG) nos dias atuais é essencial para as organizações, atuarem no mercado competitivo que a cada ano que passa estar se tornando ainda mais complexo, as informações extraídas e que são repassada dentro da organização, desde o alto nível até à base que são os colaboradores, de forma integrada e em tempo real, gerando confiabilidade e satisfação no desempenho da organização.

Pelo conjunto de elementos que interligam de forma interdependentes, contribui de forma direta nos objetivos da organização em diversas funções dentro do trabalho de qualquer grupo organizacional. Sendo que esse tipo de sistema desenvolveu-se após a Segunda Guerra Mundial nos variados setores da sociedade.

Portanto este trabalho teve como objetivo apresentar a importância e características do SIG, de forma teórica e prática. Que contribui para o desenvolvimento e praticidade confiança e desempenho nas tomadas de decisões na organização. Possibilitando qualidade na busca de resultado sem a preocupação de possíveis erros que afetaria as metas estabelecidas pela gestão organizacional.