SEJA SEMPRE GRATO!

Professor Mestre Ciro José Toaldo

 

Nem sempre em nossa vida há flores, na caminhada encontramos espinhos, dificuldades, frustrações e outras mazelas; no entanto, quando conseguimos aprender a olhar e focar no bom e no positivo, passamos a compreender quanto há para se agradecer. Desta forma vamos valorizando e dando sentido à gratidão.

Essa é uma virtude poderosa que abre a mente do ser humano para ver a sua existência sob outra ótica. Quando se consegue exercer e praticar essa virtude, tornamo-nos pessoas com mais paciência, menos ansiosas e até mais agradáveis na convivência social.

Infelizmente muitos vivem em seu pequeno mundo, em um casulo e, fazem a vida ficar sem sentido, pois suas referências são meramente pessoais. Quando estiver envolto por essa amargura sugiro sair de seu quarto ou casa, andar pelas ruas, observando ao seu redor; caso tenha oportunidade visite uma pessoa idosa, ou alguém acamado; ou vá até algum albergue aonde poderá encontrar andarilhos que nada possuem, verá que estarão apenas com sua roupa no corpo, desta forma, poderá entender, sem muito esforço, quanto temos que agradecer!

Cada vez que escrevo a respeito de ser grato, procuro fazer uma reflexão mais profunda, neste deleite, percebo o quanto sou mesquinho e individualista e acabo entendendo que o grande remédio para minha alma é buscar desenvolver dentro do meu próprio o sentimento da gratidão. Neste final de ano tive este privilégio de visitar uma pessoa em cadeira de roda e acamada, mas, acabei percebendo que aquela visita de valor imensurável, primeiramente veio fortalecer a mim mesmo!

Portanto, temos inúmeras formas de praticar e enaltecer a gratidão, juntamente com outra virtude, chamada de caridade. Desta maneira, trazemos a tona uma grande demonstração que neste mundo não podemos ficar em nosso próprio casulo, não nascemos para viver em solidão, no abandono ou simplesmente ficar sozinhos. O grande ensinamento de Jesus Cristo e de seus verdadeiros seguidores, foi apoiar e incentivar as criaturas que estavam neste mundo, principalmente as mais vulneráveis.

 Ainda vivemos no fascínio do dinheiro, da fama e da busca do poder, imaginando que estas futilidades poderão substituir a presença do próximo em nossa vida! E, também há quem imagine ser a existência um ‘eterno’ prazer meramente carnal! Quando buscamos a reflexão e o entendimento das razões de estarmos neste mundo, vamos percebendo a necessidade de evoluir, sendo o exercício da gratidão uma grande forma de evolução, tanto para o corpo quanto para a alma!

Não se trata de ‘santificação’, mas ter a compreensão que gratidão é adversaria da solidão, pois para ser grato, necessitamos do outro. Não se trata de ser fraco/forte, rico/pobre, jovem/velho, mas entender que neste mundo estamos de passagem e nossa missão é evoluir em espírito, mas sem a convivência com as demais criaturas, seremos pobres mortais.

Ainda temos tempo para ser gratos, mas é preciso que nossos olhos estejam abertos e que a mente e alma percebam a vida plena que nos rodeia, pois elas são demonstrações maravilhosas de Deus. Então, devemos encarrar às adversidades, enfrentar os desafios, sair da individualidade que mata a possibilidade das criaturas exercer a gratidão. Não esqueça que ‘grato’ é uma palavra de origem latina, “gratia” significa ‘graças’, ao pé da letra quer dizer: ser ‘agradável’.

Ser agradável para com todos! Confesso que essa não é tarefa fácil, mas com esforço e determinação conseguiremos colocar em prática essa virtude tão necessária em nosso cotidiano.

E, outra questão: devemos ter gratidão também pelas coisas ruins que acontecem em nossa vida? Lamento dizer sim, pois ser grato por situações não desejadas torna o espírito forte, principalmente quando sabemos que temos a proteção divina. Creio que Deus deseja que se viva na alegria e dando graças por tudo, como afirma o grande apóstolo Paulo (1Ts 5,16-18) “Estejam sempre alegres. Deem graças por todas as coisas”. Grande e profundo é esse ensinamento!

Viver é uma arte! Viver com gratidão é arte maior! Devemos fazer o propósito de parar de reclamar de tudo! Que possamos pautar a nossa vida em sermos gratos! Como afirmado anteriormente não se trata de ser ‘santo’ ou ‘pecador’, mas fazer da existência a forma de expressar o grande amor de Deus para cada um de nós.

Particularmente, entre altos e baixos, busco o processo de tentar viver sob a égide da gratidão! Constantemente tenho solicitado muito aos espíritos benfeitores e evoluídos que possam me ajudar a não desanimar, principalmente naquilo que deu errado em minha vida, pois sei que isto me permite evoluir e ser um pouco de luz num mundo onde a treva se faz presente!  

Espero que essa reflexão nos ajude a evoluir e sermos mais gratos!