Bem recentemente, um russellita (discípulo de Charles Taze Russell), também conhecido como Testemunha de Jeová – TJ, deixou adrede, próximo de minha mesa no trabalho secular, uma revista cuja publicação ocorre mensalmente. Trata-se de A SENTINELA Nº 4, de 2016, que apresenta artigo capital intitulado de A INCRÍVEL HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIA DA BÍBLIA.

Em seu epílogo, páginas 14 e 15, a matéria O MELHOR TESTE QUE VOCÊ PODE FAZER, apresenta seis perguntas com suas respectivas respostas, dadas pelos editores da revista. Fiz então o teste proposto, “o melhor que pude fazer” e, visando responder à revista e seus colportores, vou focalizar minha análise somente em duas destas seis perguntas e respostas.

Eis a transcrição do primeiro trecho a ser refutado: “2 PERGUNTA: Quem é Jesus Cristo? RESPOSTA: Jesus é o Filho de Deus. Ele foi a primeira criação de Deus, ou seja, ele teve um começo. Ele está sujeito a Deus e faz a vontade Dele. O QUE A BÍBLIA DIZ: “O Pai é maior do que eu.” – João 14:28. “[Jesus] é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.” – Colossenses 1:15. Leia também Mateus 26:39; 1 Coríntios 15:28.” (SIC).

Confesso que fiquei deveras desapontado com a resposta dos russellitas à pergunta por eles efetuada, porque, se os quatro versículos nela contidos formam o bojo de todo o ensino comprobatório de que Jesus Cristo é uma mera criatura, o alforje teológico deles fica muito aquém do esperado para uma religião que se diz a única certa no mundo.

As Escrituras Sagradas revelam-nos, de Gênesis a Apocalipse, que Jesus Cristo é Deus, mas os discípulos de Russell só conseguem apresentar um pugilo de versículos como base de sua oposição à Verdade revelada.

Como eu já publiquei, noutras oportunidades, aqui mesmo na Webartigos.com, dois artigos chamados de REFUTAÇÃO A ARTIGO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ e JESUS CRISTO É YAHWEH, nos quais demonstro profundos e abundantes textos das Sagradas Escrituras que revelam-nos não ser Jesus Cristo uma criatura, e sim YAHWEH DEUS, reputo bom alvitre a leitura dos mesmos, rogando a Deus Todo-Poderoso a bênção sobre quem conferi-los.

Não obstante minha asserção nos mencionados artigos, aproveito o ensejo para afirmar, uma vez mais, que Jesus Cristo é Deus, citando, desta vez, um texto da própria Bíblia das TJ, na Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada – TNM: “Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado; e o reinado estará sobre os seus ombros. Ele receberá o nome de Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz.” (Is.9:6) (SIC).

Como podemos ver, nem a Bíblia dos russellitas oculta a verdade de ser Jesus Cristo Deus (Deus Poderoso, com as iniciais maiúsculas); contudo, pasmemos todos, pois eles conseguem, em suas inocultáveis discrepâncias, atingir o extremo da heresia ao comparar Jesus Cristo com o príncipe deste mundo…

Assim diz a Bíblia TNM dos discípulos de Russell, em dois textos distintos: “No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era um deus.” (Jo.1:1) (SIC); “Entre os quais o deus teste mundo cegou a mente dos descrentes, para que não brilhe sobre eles a luz das gloriosas boas novas a respeito do Cristo, que é a imagem de Deus.” (2Co.4:4) (SIC).

Vejamos, agora, estes mesmos textos na Bíblia Sagrada de toda a Cristandade: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” (Jo.1:1); “Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (2Co.4:4)

Ora, todos sabemos que o Verbo, a Palavra, é Jesus Cristo, e Ele é Deus; mas as TJ registram-no com o “d” minúsculo, igualando-o aos deuses do paganismo registrados na Bíblia e, pior ainda, igualando-o ao príncipe deste mundo, a quem o Apóstolo Paulo chama de “deus deste mundo”. Assim sendo, para os russellitas Jesus Cristo é um “deus” exatamente igual ao deus deste mundo, o príncipe das potestades do ar, ambos com “d” minúsculo.

Vejamos ainda este texto na Bíblia delas: “Nenhum homem jamais viu a Deus; o deus unigênito, que está ao lado do Pai, é quem o revelou.” (Jo.1:18) (SIC); agora, vejamos o mesmo texto na Bíblia Sagrada de toda a Cristandade: “Ninguém jamais viu a Deus. O Deus unigênito, que está no seio do Pai, esse o deu a conhecer.” (Jo.1:18)

Todos sabemos que o Unigênito é o Filho de Deus (id.3:16), mas os opositores de Jesus Cristo registram-no como “deus unigênito”, com o “d” minúsculo, comparando-o, enxovalhadamente, com o “deus deste século”, o príncipe das trevas.

Depois dessa extrema ofensa dos discípulos de Russell, vou então analisar o segundo trecho da revista em comento e, obviamente, refutá-lo: “3 PERGUNTA: O que é o espírito santo? RESPOSTA: O espírito santo é uma força, que Deus usa para fazer sua vontade. Não é uma pessoa. As pessoas podem ficar cheias de espírito santo e receber poder por meio dele.” O QUE A BÍBLIA DIZ: “Quando Elisabete ouviu o cumprimento de Maria, o bebê no seu ventre pulou, e Elisabete ficou cheia de espírito santo.” – Lucas 1:41. “Quando o espírito santo vier sobre vocês, receberão poder.” – Atos 1:8. Leia também Gênesis 1:2; Atos 2:1-4; 10:38.” (SIC)

Paupérrima a teologia das TJ sobre o Espírito Santo, de modo que nem vale a pena tecer qualquer comentário; todavia, como é meu dever pregar o Evangelho a toda criatura (Mc.16:15), e vae enim mihi est, si non evangelizavero!, eis-me aqui, Senhor (Is.6:8), pregando, em mais esta oportunidade, o genuíno Evangelho aos sôfregos russellitas.

Afirmam eles que o Espirito Santo não é uma Pessoa, e sim uma força que Deus usa circunstancialmente, por isso grafam-no com as iniciais minúsculas (assim, espírito santo), na mais escancarada demonstração de desprezo para com esta Pessoa que toda a Cristandade crê ser, de fato, uma Pessoa – Deus Espírito Santo – a Terceira Pessoa da Trindade Santíssima.

Ora, é absolutamente impossível uma força, qualquer que seja ela, desenvolver e manter um relacionamento interpessoal conosco, pessoas humanas. Se o Espírito Santo fosse uma força, como anelam os discípulos de Russell, Ele não conversaria conosco, nem nós com Ele.

Bem ao contrário! O Espirito Santo, por ser uma Pessoa, age como tal e interage com as pessoas: “DISSE O ESPÍRITO a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. (…) Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe…” (At.8:29,39). Em tão evidente literalidade, não consigo entender: “DISSE A FORÇA a Filipe”.

No episódio de Pedro e Cornélio, a VOZ DO ESPÍRITO salta aos olhos de quem lê e aos ouvidos de quem ouve: “E uma VOZ LHE DISSE: Levanta-te, Pedro, mata e come. (…) Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, O ESPÍRITO LHE DISSE: Eis que dois homens te procuram. (…) DISSE-ME O ESPÍRITO que eu fosse com eles…” (id.10:13,19; 11:12). Em tão evidente literalidade, não consigo entender: “A FORÇA DISSE a Pedro”.

[...]