Se Deus disse não, o que devemos fazer?

"E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, Ele nos ouve.” (1- João 5.14-1)

Existem muitos momentos na vida em que nos vemos envolvidos em situações tão difíceis que clamamos a Deus em busca de uma resposta, mas parece que não ouvimos nada da parte dEle.

Precisamos lembrar que Deus tem sempre três formas de responder as nossas orações: Sim, Não e Espere um pouco, momento em que Deus fica em silêncio. E é neste momento que a maioria de nós interpreta o silêncio de Deus como se fosse um não.

É claro que nem sempre, o não de Deus está escondido atrás do seu aparente silêncio. Existem momentos em que Deus fala não de uma forma clara e direta. E a reflexão que precisamos fazer neste momento é: Se Deus diz não ou simplesmente fica em silêncio, o que devemos fazer?

Não há motivo pra desespero de nossa parte. Afinal, se Deus disse não é não. Duvidar dEle por quê se Ele sabe todas as coisas e sempre quer o melhor para cada um de nós?

Mas, se a aparente resposta de Deus é o silêncio, temos de entender algumas verdades escondidas nesta situação.

Quando oramos e Deus parece não ouvir ou parece que não conseguimos ouvir a sua voz, temos de lembrar que o silêncio de Deus é muito diferente do Não. Afinal, Não significa “Assunto encerrado”, mas o Sim, de forma diferente, significa “ESPERE”.

Um dos grandes problemas que as pessoas tem enfrentado é que muitas das vezes Deus diz não, mas as pessoas pensam que podem dar um “jeitinho brasileiro” e continuar vivendo ou mantendo a situação que desejam como se Deus não estivesse respondendo nada. Foi assim com o Rei Saul, mas o final dele foi trágico. E é justamente assim que acontece também na vida daqueles que preferem ignorar o não de Deus. Nunca se esqueça: O não de Deus significa “Assunto encerrado”.

Houve um tempo na vida do Apóstolo Paulo em que ele orou intensamente sobre uma espécie de “espinho na carne”(2 Coríntios cap. 12 vers. 9), mas a resposta de Deus foi Não! Já no caso do Salmista em Salmos cap. 27 vers. 14, provavelmente a reposta de Deus foi Espere um pouco pois o próprio salmista, ao entender sua resposta, aconselhou e escreveu: “Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração".

Hoje mais do que nunca, eu e você, diante do não de Deus, se formos pessoas realmente amadurecidas, temos de saber ouvir esta reposta sem se abater, sempre lembrando que Deus conhece o passado, o presente e o futuro de todas as coisas. E é justamente por isso que, desejando o melhor para cada um de nós, para o nosso próprio bem, Deus às vezes se limita a nos dizer não ou simplesmente fica em silêncio para que possamos entender melhor a realidade da vida e amadurecermos um pouco mais.

O grande problema para maioria de nós é que, ao invés de nos portarmos como crentes maduros, ficamos justamente ao contrário, nos comportando como verdadeiras crianças “espirituais” que, diante do “não” de Deus, prefere fazer “pirraça”, questiona ou se rebela como se Deus tivesse alguma obrigação de atender pontualmente a todos os nossos desejos humanos e passageiros.

Deus espera que possamos a cada dia, através de um constante estudo da sua Palavra, crescer e amadurecer ao invés de continuar vivendo como “meninos na fé”.

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]