1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é referente a cadeira de Didactica de Educação Visual, têm como tema Desenho e Pintura 11ª classe. Onde, falaremos dos materiais utilizados.  

O desenho é uma das formas de expressão não verbal mas antigas. Ela surgiu mesmo antes da escrita e o seu objectivo era representar objectos ou acontecimentos (caça, festas). Isto é, é a representação das coisas e dos seres ou ate mesmo de ideias, através de, principalmente, linhas feitas com meios riscadores (lápis, carvão, lápis de cor, caneta, etc.), sobre um suporte.

E a pintura, é uma representação que resulta da aplicação de tinta numa superfície. A realização da pintura requer sempre a presença de um suporte, de tinta e, se possível, de fixador. Todo o trabalho de pintura se caracteriza pela presença de cor.

OBJECTIVOS

Objectivos Geral

  • Conhecer o desenho e a pintura.

Objectivos Específicos

  • Identificar os materiais utilizados em desenho e na pintura;
  • Descrever os materiais alternativos.

DESENHO E PINTURA

Conceito de desenho

Segundo MANJATE et al. (2010), o desenho é uma das formas de expressão não verbal mas antigas. Ela surgiu mesmo antes da escrita e o seu objectivo era representar objectos ou acontecimentos (caça, festas, etc.).

O desenho é a representação das coisas e dos seres ou ate mesmo de ideias, através de, principalmente, linhas feitas com meios riscadores (lápis, carvão, lápis de cor, caneta, etc.), sobre um suporte.

O que marca profundamente o desenho é o seu carácter linear, embora também possa, em alguns casos, ser definido por meios de manchas e pontos.

Utilidade do desenho

O desenho, tal como a fala e escrita, é uma linguagem que o Homem utiliza para transmitir e receber informações, para expressar sentimentos e emoções ou representar algo. Com o desenho podemos registar, representar, expressar, decorar, organizar, etc.

O desenho destaca-se pela vantagem com que permite transmitir rápida e facilmente informações que, recorrendo a outras linguagens, seriam difíceis de transmitir com a mesma eficácia e rapidez.

No entanto, no nosso mundo actual, o desenho é um dos meios mais expressivos pelo qual o Homem tem se servido para transmitir informações de uma forma mais clara e eficiente. Pôs, a sua linguagem é universal, podendo, desta forma, transmitir informações a pessoas que falam línguas diferentes. [...]